“À Conversa com” João Fanico

JooFanicoA Associação Barbaris BTT Team de Barbacena, além da equipa de BTT, já dispõe de uma equipa de futebol 11, escalão de veteranos.

João Fanico (na foto), responsável pela associação, está hoje em “À Conversa Com”, onde explica que esta é uma associação polivelente, e que brevemente, também a ginástica vai estar disponível em Barbacena.

Ouvir aqui a “Conversa em Dia”

 

INVESTIGADORES DO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE ESTUDAM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE HIDROGÉNIO

Instituto_Politcnico_de_PortalegreO Centro de Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação (C3i), do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), está a dinamizar diversos projetos de investigação levando professores e alunos para o campo da ciência e do empreendedorismo.

A construção de um eletrolisador para a produção de hidrogénio é um dos projetos em curso no C3i. Um projeto que coloca o IPP no espaço de investigação em energias alternativas e sustentáveis à base de hidrogénio.

Paulo Brito, investigador e coordenador do Centro de Investigação C3i explica que «é necessário termos formas que sejam eficientes de produção do hidrogénio”, sendo que «uma das formas mais interessantes e mais limpas é a parte electroquímica”.

Neste sentido, «o que estamos a fazer é um electrolisador a partir de soluções alcalinas de forma a produzir hidrogénio com grande pureza e que seja bastante eficiente em termos energéticos», refere

Para isso, «estamos a trabalhar com eléctrodos à base de óxido de níquel e depois dopados e que nos permitem ter uma grande área superficial e ter eficiências de produção muito interessantes», explica.

A investigação é desenvolvida em colaboração com o Instituto Superior Técnico e a Associação Nacional de Hidrogénio. O objetivo é construir um sistema à escala de demonstração.

Caixa Geral de Depósitos encerra 12 balcões na Extremadura espanhola

CGDO grupo bancário do Estado português Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai avançar com um despedimento colectivo em Espanha.
Em carta enviada à comissão de trabalhadores do Banco Caixa Geral, designação do banco no País vizinho, a administração informou que  era “intenção da empresa iniciar o processo de despedimento colectivo, procedimento que afectará a totalidade dos centros da empresa”.
Fonte oficial da CGD, afirmou ao jornal semanário SOL que se “trata de uma obrigação legal que decorre do processo de reestruturação do Banco Caixa Geral em Espanha, consequência do processo de reestruturação da CGD, ao abrigo da ajuda do Estado”. Estivémos a citar.
Segundo dados da comissão de trabalhadores, até ao final de 2012 em Espanha, o objectivo era reduzir 176 postos de trabalho, o que representava 18% dos trabalhadores de Espanha, sendo encerrados 12 balcões na Estremadura, 11 na Galiza e 5 em Castilla y Léon.