12 Repartiçoes de Finanças fecham no Distrito

FechodeFinancasO DN avançou hoje com um mapa onde mostra que 154 repartições de finanças podem fechar.

A notícia do jornal foi construida com base em informações prestadas pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos que preparou um mapa a nível nacional depois da publicação, a 6 de setembro último, do Mapa de Pessoal dos Serviços de Finanças e a indicação do número de postos de trabalho que cada um necessita.
Recorde-se que o memorando assinado com a Troika previa a redução de 20% dos servicos em 2012 e novamente 20% em 2013, num total de 40%.

Marques Mendes no seu comentário na TV avançou que o Governo se estava a preparar para encerrar metade das repartições de finanças e que só não tinha já avançado devido às eleições autárquicas.
No Alentejo os três distritos podem perder até 85.71% das repartições no caso de Beja, 78.57% de Évora e 73.33% de Portalegre.

No distrito de Portalegre ficariam apenas as Finanças de Elvas, Portalegre e Ponte Sor, sendo fechadas as repartições de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa e Sousel e no distrito de Évora, manter-se-ão Montemor-o-Novo, Évora e Estremoz, estando previsto o encerramento de Alandroal, Arraiolos, Borba, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vila Viçosa, Vendas Novas e Viana do Alentejo.

Livro “Destino: Sul” apresentado em Portalegre

destino_sul_cartazEsta segunda-feira, dia 7 de Outubro, pelas 19h, no Centro de Artes do Espetáculo, será apresentado o livro “Destino: Sul”, por Mateus Brandão, sendo também inaugurada a correspondente exposição fotográfica.

A exposição fotográfica e o livro relatam as viagens de Mateus Brandão, que o levaram desde o Cabo Norte, na Noruega, ao Cabo Agulhas, na África do Sul.

Jornada após jornada, Mateus Brandão foi conhecendo pessoas diferentes, aprendendo novos hábitos e costumes, trocando partilhas. Depois de muitos meses a viver esta experiência, regressa a casa mais enriquecido e decide contar a sua história – “Destino: Sul”.

 

Campo Maior: avioneta faz aterragem de emergência

AeronaveUma avioneta foi obrigada a fazer uma aterragem de emergência, devido a problemas no motor, na tarde de ontem, domingo dia 6, cerca das 13h09, perto da freguesia de Degolados em Campo Maior.

O incidente provocou ferimentos ligeiros no piloto, único ocupante da avioneta. A vítima foi encaminhado para o Hospital de Santa Luzia em Elvas.

 

HOMEM ESPANCA MULHER E BATE NO FILHO COM UM PAU

Violncia

Uma Mulher foi espancada durante sete anos pelo marido na casa onde viviam, em Portalegre avança hoje o Correio da Manhã.

O menino, de 10 anos, quando via a mãe a ser brutalmente espancada não hesitava em partir em sua defesa, acabando ele por ser vítima de uma violência brutal exercida pelo agressor de 35 anos, residente em Portalegre. A vítima de 32 anos era constantemente agredida a murro e pontapé. Aguentou durante sete anos, mas após ter visto o filho ser espancado com um pau saiu de casa.

O caso foi participado à GNR em fevereiro deste ano e está agora a ser alvo de uma investigação. O agressor, apesar de ter várias queixas, continua em liberdade. Já a mulher está numa casa-abrigo, o que impede que o homem se volte a aproximar. Para além do menino, de 10 anos, a vítima tem outros dois filhos, de nove e cinco anos. Vivem agora com muitas dificuldades financeiras.

O casal casou em 2000, mas cinco anos depois o homem começou a ser agressivo. A mulher foi sempre espancada e humilhada, a maioria das vezes em frente dos filhos. Chegou mesmo a ser ameaçada com uma faca.

Por mais de uma vez que a mulher foi assistida no hospital. No episódio em que a criança estava a ser agredida com um pau, mãe e filho tiveram de realizar perícias no Instituto de Medicina Legal em Lisboa.

Os filhos mais novos do casal foram ouvidos pelas autoridades e confirmaram que tanto a mãe como o irmão mais velho eram agredidos com violência dentro de casa. Os espancamentos eram assistidos pelos meninos que “têm medo do pai”.

COMBUSTÍVEIS: PREÇO DA GASOLINA DESCE

combustivelO preço da gasolina deve descer até um cêntimo por litro a partir de hoje, enquanto o custo do gasóleo deverá ficar inalterado. A confirmar-se, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), será a quarta baixa consecutiva do preço da gasolina.

A justificar estes movimentos, os analistas referem o shutdown dos EUA, a diminuição do risco geopolítico na Síria e o aumento dos ‘stocks’ de crude e da gasolina nos EUA. O preço de venda ao público de qualquer um destes dois combustíveis encontra-se hoje abaixo dos valores a que se encontravam no início do ano.

Equipamento de combate a incêndio tem que ser revisto

ConselhoNacionalBombeiros“O equipamento de combate a incêndio utilizado pelos Bombeiros Voluntários, tem que ser revisto”.

A garantia foi dada por Miguel Carvalho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, à margem do conselho nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, que este fim-de-semana decorreu em Campo Maior.

Este conselho nacional realizou-se pela primeira vez no distrito e pretendeu analisar e discutir, os problemas dos bombeiros portugueses.

 

Assinala-se hoje o Dia Nacional dos Castelos em Portalegre

CartazConferenciaFINALAssinala-se hoje o Dia Nacional dos Castelos, no Castelo de Portalegre.

Em 1984, com o propósito de promover atividades ao longo do país relativamente aos castelos, fortes e outros tipos de fortificações, foi instituída a comemoração do Dia Nacional dos Castelos, a 7 de Outubro.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Portalegre propõe para este dia a realização de um Programa Cultural no Castelo de Portalegre, que inclui diversas atividades, entre as quais, o “Torneio de Palavras”, um jogo durante o qual crianças dos 6 aos 12 anos são trajadas com vestuário da época medieval (Damas e Cavaleiros), e são questionados sobre o que aprenderam ao longo da visita, dando a conhecer a história da cidade e do castelo.

Para o público em geral, terá lugar uma performance musical trovadoresca, “Mundus Música”, durante a qual dois músicos trajados a rigor deambularão pelo espaço arquitetónico, dialogando com ele e interpretando temas da época medieval.