Évora: Terças Musicais regressam à universidade

Teras_musicaisTerças Musicais, iniciativa organizada pela Escola de Artes da Universidade de Évora, volta neste ano letivo a animar os finais de tarde, à terça-feira, por volta das 18h30, no Auditório do Colégio Mateus de Aranda da Universidade de Évora.

Hoje, o intérprete convidado é Fernando Pernas, que irá interpretar duas peças para clarinete a solo de Christopher Bochmann (que estará presente para comentar o recital): “Monogram III for S.A.” e “Snow On Distant Hills”.

PS de Campo Maior arrancou com campanha no centro histórico

PSCampoMaior17SetO Partido Socialista de Campo Maior arrancou na manhã de hoje, dia 17, com as ações de campanha para as eleições autárquicas de 29 de Setembro. A primeira iniciativa consistiu numa arruada pelo centro histórico da vila.

Ricardo Pinheiro, candidato pelo partido à Câmara Municipal de Campo Maior, caracterizou os próximos dias como a “continuação do projeto do partido no município de Campo Maior”. Até dia 27 de Setembro, o Partido Socialista vai dedicar-se “ao porta  a porta e ao contacto com as pessoas com o objetivo de conhecer a realidade e problemas da população”.

O PS de Campo Maior prossegue na tarde de hoje com ações de campanha pela vila. À noite o convívio realiza-se na sede do partido.

Portalegre: VII Dia Robinson assinala-se hoje

imagem_dia_RobinsonA Fundação Robinson comemora hoje, terça-feira dia 17, o VII Dia Robinson.

As comemorações terão início pelas 15h30, no Núcleo da Igreja do Convento de São Francisco, com a inauguração da exposição temporária “Intervenções arqueológicas na Igreja do Convento de São Francisco. Homens e objectos de ontem: um olhar”, com especial destaque para os resultados dos trabalhos de arqueologia e antropologia realizados durante as obras de reabilitação e requalificação da antiga igreja conventual.

De seguida, será apresentado o acervo documental cedido pelo Professor Doutor António Ventura à Fundação Robinson, um conjunto de livros e documentação avulsa datados do século XIX e XX, relevantes para a História da Associação dos Bombeiros Voluntários Robinson e outras indústrias da cidade. Será também assinalado o habitual “Momento Régio”, relembrando também o nascimento de José Régio a 17 de Setembro de 1901, com uma palestra apresentada pelo Ruy Ventura. Haverá ainda o lançamento da publicação “Olhar de Fotógrafos III” que reúne os trabalhos dos 15 fotógrafos que integraram em 2012 a primeira residência artística produzida pela Fundação Robinson em Portalegre. Para concluir a primeira parte das celebrações, será apresentada uma nova iniciativa de programação para o Espaço Robinson: Dia 17 acontece, que decorrerá de Setembro a Dezembro de 2013.

 

As celebrações continuam, agora na Fábrica Robinson, e pelas 17h30, dar-se-á início a uma visita comentada à antiga zona de produção do aglomerado branco, com uma chamada de atenção para o projecto de reconversão daquele antigo espaço industrial para as suas futuras funções como instalações das associações culturais da cidade: os Novos Habitantes, que continuam em destaque com a, apresentação da edição das Publicações da Fundação Robinson n.º 17 que documenta a história da Sociedade Musical Euterpe, um dos Novos Habitantes do Espaço Robinson no futuro. A apresentação da obra será conduzida pelo músico António Eustáquio, à qual se seguirá a actuação da Banda Euterpe.

Ainda no antigo espaço fabril, haverá ainda espaço para mais uma visita, desta vez à zona de produção do aglomerado negro, num encontro com os antigos operários Sr. João Cordas e Sr. José Baptista, que regressam à fábrica para “Picar o ponto” com as suas histórias e as suas memórias. E porque a História da fábrica se inscreve nessas memórias operárias será lançado o nº 23 das Publicações da Fundação Robinson que foca precisamente os conflitos sociais e laborais ocorridos no concelho de Portalegre entre finais do século XIX e a década de 20 do século XX, com a apresentação a cargo de Diogo Júlio.

O dia termina, pelas 21h30, em frente à fachada da Fábrica Robinson no Largo do Jardim Operário, onde terá lugar a simulação histórica “Fábrica Robinson, a greve de 1911”, com a participação das várias associações culturais do concelho de Portalegre.