“Andanças” até domingo em Castelo de Vide

Andanas2013A 18ª Edição do  Festival “Andanças” arranca hoje e decorre até ao próximo domingo, dia 25 de Agosto, na Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide.

O festival é promovido pela Associação para a Promoção da Música e Dança PédeXumbo, com o apoio da Câmara de Castelo de Vide.

O Andanças é um festival que promove a música e a dança populares enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. Com um olhar dos dias de hoje, o Andanças propõe-se reavivar hábitos sociais de viver a música retomando a prática do baile popular através de múltiplas abordagens às danças de raiz tradicional, portuguesas e do mundo, com vista à recuperação das tradições musicais e coreográficas, fundindo-as com elementos contemporâneos.

O festival, que permaneceu 15 anos em São Pedro do Sul (Viseu) e um ano em Celorico da Beira (Guarda), realiza-se este ano no Alentejo, junto à fronteira com Espanha, o que leva a organização a lançar um “piscar de olhos” ao público do país vizinho.

O “Andanças”, que vai decorrer numa área de cerca de 25 hectares, dedica-se a promover a música e as danças populares e conta com o apoio logístico de mais de 600 voluntários.

Para a organização, o cenário natural e orgânico da albufeira de Póvoa e Meadas “consolida” o espírito ecologista e de preservação dos valores da natureza e meio ambiente deste evento.

Com vários palcos e espaços criativos, no “Andanças” vão decorrer concertos, oficinas de dança e workshops centrados nas danças tradicionais portuguesas, street dance, capoeira, forró, hip-hop, danças egípcias, havaianas, tradicionais de Cabo Verde, salsa cubana ou sapateado, entre outras.

Peças de teatro, cinema, sessões de improviso e visitas ao Museu de Póvoa e Meadas e ao Menir da Meada, o maior da Península Ibérica, são outras das atividades em “carteira”.

O certame oferece ainda oficinas criativas, ioga, pilates, reflexologia, relaxamento, passeios e oficinas de instrumentos.

O “Andanças” é um festival que assenta em “quatro pilares”: a dança/música, o voluntariado, a comunidade e o ambiente/sustentabilidade.