FESTA DAS RUAS FLORIDAS EM REDONDO

1_525O Concelho de Redondo continua em Festa com as “Ruas Floridas”.

As festividades arrancaram no passado sábado e prosseguem até ao próximo fim de semana.

A população da vila empenhou-se em ornamentar 43 ruas com os mais diversos motivos em papel.

Para hoje o programa inclui, às 22 horas, uma noite dedicada ao Cante Alentejano com os Cantadores de Redondo e Trabalhadores de Montoito.

Desfile pelo Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Serpa – “Os Camponeses de Pias”.

PSP REALIZA AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ARMAS E EXPLOSIVOS

policia_seguraO Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Portalegre realizou, entre 29 de Julho e 3 de Agosto, oito operações policiais: uma ação de fiscalização no âmbito dos estabelecimentos comerciais, uma ação de sensibilização/informação no âmbito das armas e explosivos no auditório da Câmara Municipal de Arroches, onde estiveram presentes cerca 25 participantes, seis fiscalizações de trânsito, tendo sido controlados e fiscalizados 968 viaturas/condutores e detetadas 38 infrações das quais se destacam cinco graves por excesso de velocidade, três por uso do telemóvel durante o exercício da condução, uma por desobediência à sinalização semafórica (sinal vermelho), uma por falta de seguro obrigatório de veículo automóvel e uma por não cedência de passagem aos peões na passadeira.

Em Elvas, no mesmo período, foi detido um homem, com 25 anos de idade, por condução de veículo automóvel sem que para tal estivesse habilitado. O mesmo foi submetido a Termo de Identidade e Residência e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Elvas.

TERRUGEM: CORRIDA DE TOIROS ANIMOU FESTAS DE STº ANTÓNIO

CorridaToirosTerrugem3Agosto2013Realizou-se no passado sábado, na Terrugem, a tradicional corrida de touros integrada nas festas de Santo António.

Foi uma corrida entretida e ritmada graças às atuações positivas dos jovens Filipe Gonçalves, António Maria Brito Paes e Tiago Carreiras e do regular comportamento do curro de António Charrua, bem apresentado e nobre faltando-lhe apenas um pouquinho de raça, exceção feita para o lidado em quarto lugar que permitiu a conquista dos dois troféus em disputa, Filipe Gonçalves melhor lide a cavalo e João Fortunato (S. Manços) melhor pega. Neste capítulo, as mesmas estavam cargo dos amadores de Lisboa e S. Manços e foram todas (cinco) consumadas ao primeiro intento.

 

De referir que a última foi realizada por elementos de ambos os grupos, não contando por isso para o troféu em disputa. Tal ficou a dever-se ao facto de o quinto toiro, logo após a cravagem do segundo ferro comprido e numa altura em que o cavaleiro Brito Paes trocava de montada, ter partido um pitón acabando por ser recolhido o que provocou, por parte do público, uma enorme bronca para com a empresa e a direção da corrida, por não ter sido lidado o sobrero. Nesta corrida foram homenageados o antigo forcado Zeca Pereira e a título póstumo o aficionado e sócio fundador da ABAT (proprietária da praça) António Folgado “Baguinho”.

Organizada pela empresa Toiros +, a corrida foi dirigida por Agostinho Borges assessorado pelo médico veterinário José Guerra e teve, no início e ao intervalo, momentos de fado nas vozes de “Os Marialvas”.

CTT distribuem correio em Portalegre em bicicletas eléctricas

BICLAOs CTT – Correios de Portugal introduziram na sua rede de distribuição em Portalegre 4 bicicletas electricamente assistidas, tornando assim possível que igual número de carteiros passe a fazer a distribuição diária de correio usando este meio de transporte ecológico.

Este investimento vem reafirmar assim o desejo dos CTT de prosseguirem uma política mais amiga do ambiente, o que permitiu colocar os CTT como 6º operador postal do mundo com melhor desempenho carbónico.

Estas bicicletas vêm reforçar a estrutura que os CTT mantêm no distrito e que é composta por 38 veículos de distribuição, de várias tipologias, e que todos os dias percorrem os 3500 mil km necessários para entregar 45 mil objectos postais diários. A presença dos Correios de Portugal no distrito de Portalegre é completada por uma rede de 74 lojas, das quais 14 são Lojas próprias dos CTT e 60 Postos explorados por parceiros. Em todo o distrito existem 235 marcos e pontos de recolha de correio, todos eles com recolha diária, a que se juntam 10 Centros de Distribuição Postal e centros de Apoio à Distribuição. 

Os CTT são também um empregador no distrito, garantindo 90 postos de trabalho, dos quais 56 são carteiros.

Esta aposta na sustentabilidade, que se materializou na compra de 122 bicicletas que percorrerão Portugal inteiro, implicou um investimento de 245 mil euros. Prevê-se que, no conjunto, as bicicletas percorram diariamente uma média de 1.400 km, ou seja, quase uma Volta a Portugal em Bicicleta por dia. Para os CTT, a introdução destas bicicletas pode significar uma poupança de 50 toneladas de CO2 por ano, bem como um aumento da eficiência na distribuição de Correio e no conforto e segurança dos carteiros.

 

Nas situações em que a bicicleta assistida electricamente substitui o giro apeado os CTT prevêem a redução do tempo de giro do carteiro e um aumento da quantidade de correio que é transportado, eliminando os abastecimentos durante o percurso; nos casos em que substitui um giro por motociclo as vantagens são sobretudo ambientais: redução dos gases emitidos para um décimo, abolição quase total do ruído. As bicicletas contribuem também para o descongestionamento do espaço viário.

As 150 bicicletas encomendadas (122 para distribuição e as restantes como reserva) foram produzidas em Águeda pela Órbita e foram concebidas propositadamente para os CTT. Seguiram as especificações fornecidas pelos Correios, introduzindo acessórios como um sistema de ‘descanso’ e travão de parque, por exemplo. Para chegar a esta solução “à medida”, os Correios de Portugal e os seus carteiros realizaram testes no terreno que se prolongaram por 2011 e 2012 com recurso a vários modelos importados e tendo em conta a realidade do terreno em Portugal, nos giros urbanos, rurais e mistos. O fabricante foi escolhido por concurso público.

Dada a particularidade dos CTT de dispersão por todo o território, o fabricante criou uma rede de assistência a nível nacional.

A frota dos CTT é actualmente composta por 224 veículos ecológicos: 2 viaturas eléctricas ligeiras de distribuição, 5 scooters eléctricas, 28 bicicletas normais, 180 bicicletas eléctricas e 9 viaturas híbridas.

PS de Campo Maior apresentou listas no Tribunal de Elvas

Entrega_de_Listas_PS_de_Campo_MaiorA Comissão Politica Concelhia de Campo Maior do Partido Socialista entregou hoje, dia 5, no tribunal de Elvas, as listas às próximas eleições autárquicas.

Ricardo Pinheiro é o candidato à Câmara Municipal de Campo Maior e da sua equipa faz parte Pedro Morcela (Assembleia Municipal), João Rosinha (Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação), Miguel Tavares (Junta de Freguesia de São João Baptista) e à Junta de Freguesia de Degolados mantém-se Florival Cirilo.

No que diz respeito à Câmara Municipal, Ricardo Pinheiro mantém-se como cabeça de lista, em segundo o vereador Sérgio Bicho e em terceiro a vereadora Isabel Raminhas. Um equipa que pretende manter “o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos” segundo o candidato.

O prazo para apresentação de candidaturas às próximas eleições autárquicas, marcadas para 29 de setembro, termina hoje.