CARLOS DO CARMO SOBE HOJE AO PALCO DO BADASOM 2013

Badasom2013Mara_BerasarteO Badasom, festival de fado e flamenco, arrancou ontem em Badajoz com a actuação do guitarrista Paco de Lucía e da artista espanhola, María Berasarte, que interpreta fado cantado em castelhano.

Por este festival já passaram grandes nomes como Mariza, Dulce Pontes, Enrique Morente e Carmen Linares, e hoje é a vez de subir ao palco Carlos do Carmo, fadista com cerca de meio século de carreira, e atua o grupo Extremadura – Território Flamenco, que canta e toca tangos e jaleos.

No dia 12, sexta-feira, atuam Carminho, distinguida o ano passado com o Prémio Amália Rodrigues para a Melhor Intérprete, e Diana Navarro, que se estreou em 2005 com o álbum “No te olvides de mí”, que vendeu mais 250.000 exemplares.

No dia 13 encerram o festival os Buraka Som Sistema, banda que já editou dois álbuns, “Black Diamond” (2009) e ”Komba” (2011), e Macaco, banda espanhola que iniciou a carreira nos anos de 1990 com álbum “El mono en el ojo del tigre”, tendo já editado outros cinco álbuns.

Elvas: Noites de Verão regressam hoje à Praça

noites_de_veraoAs Noites de Verão estão de regresso à Praça da República, em Elvas, e freguesias rurais do concelho.

Esta quinta-feira, dia 11, o espetáculo vai recordar os Festivais da Canção. Sobem ao palco Júlia Brinquete, Ana e Rui Magarreiro. O início está marcado para as 21:30.

Até ao próximo dia 28 julho passam pelo palco da Praça da República de Elvas artistas como “Xumbo Torto”, “Brigada 14 Janeiro”, “Voz Amiga”, Carlos Caracol, João e Joaquim Carvalho, OLinda Moriano e Urban Dance.

No que diz respeito a artoistas nacionais marcam presença Maria João Abreu com “A Vida é um Cabaret”, o Festival Sete Sóis Sete Luas, Nilton, António Pisto Basto e José Gonçalez, Trio Odemira e “Os Populares do Cacém”.

Nas freguesias rurais a animação tem início  a 12 de julho, sexta-feira, e termina a 17 de agosto.

EXAMES NACIONAIS: MÉDIAS A MATEMÁTICA A DESCERAM

notas_exames

A média do exame nacional de Matemática A, realizado a 25 de Junho por 47.562 alunos, caiu para 8,2 (numa escala de 0 a 20), sendo o pior resultado dos últimos sete anos nesta disciplina, pelo que a taxa de reprovações subiu de 16% para 20%.

As notas dos exames nacionais do ensino secundário divulgadas nesta quarta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) não trazem surpresas, mas faltam ainda conhecer as médias de Português, que só serão divulgadas hoje.

A disciplina com pior média volta a ser Física e Química A com 7,8 (o ano passado foi 7,5). Segue-se Biologia e Geologia, com 8,1, o que representa uma quebra significativa por comparação ao ano passado, em que a média foi de 9,3.

As taxas de reprovação também subiram a Biologia e Geologia de 10% para 16%. A Física e Química A, mantiveram-se nos 24%, a percentagem mais alta das 18 provas com resultados divulgados.

Desenho A é a disciplina com menor taxa de reprovações (1%), logo seguida de Espanhol (2%).

A 1.ª 

As notas do exame de Português, realizado em duas vagas devido à greve dos professores, serão conhecidas hoje. As do ensino básico têm data anunciada para 15 de Julho.fase dos exames nacionais passou a ser obrigatória desde o ano passado. Os alunos que chumbaram nestas provas ou que pretendem melhorar as notas obtidas podem inscrever-se agora para a 2.ª fase, que se realiza entre 16 e 18 deste mês.