Detido o suspeito da colisão com velocípede

Bicicleta_EN370Uma turista americana, de 62 anos, ficou gravemente ferida no passado dia 28 de Junho, depois de um veículo ligeiro ter colidido com o velocípede em que seguia na EN 370 (Arraiolos)

O condutor do automóvel, de 30 anos e residente no distrito de Portalegre, foi ontem identificado depois do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação (NICAV) do Destacamento de Trânsito de Évora. O mesmo foi constituído arguido por suspeita da prática dos crimes de condução perigosa e ofensas á integridade física.

Recorde-se que a condutora do velocípede, foi transportada para o Hospital do Espirito Santo em Évora onde deu entrada em estado grave e após ter sido assistida foi transferida para o Hospital de S. José em Lisboa onde foi submetida a uma intervenção cirúrgica para reconstrução da coluna vertebral.

Segundo a GNR, no espaço de duas semanas foram dois, os atropelamentos de velocípedes seguidos de fuga, que ocorreram na área do Comando Territorial de Évora, tendo o primeiro se verificado no dia 15 de junho, junto a Évora do qual resultou a morte do condutor do velocípede de 82 anos de idade e oportunamente noticiado pelos OCS, e este que agora damos conhecimento, que ocorreu no dia 28 de junho, tendo em ambos os casos se conseguido localizar as viaturas e identificado os seus condutores.

Operação Baco: 130 condutores com excesso de álcool

GNRA GNR deteve 130 condutores com excesso de álcool no sangue, na “Operação Baco” que decorreu durante toda a madrugada.

Além das 130 pessoas detidas com mais de 1.2 gramas de álcool por litro de sangue, os guardas da GNR ainda aplicaram 702 contraordenações.

A operação foi efetuada por 1.145 agentes, tendo sido fiscalizados 6.099 condutores.

Esta foi mais uma operação nacional realizada pela GNR e decorreu entre as 00:00 e as 07:00.

Projeto 80 anuncia vencedores em Setembro

projecto80O Projeto 80, criado para incentivar jovens estudantes, entre os 13 e os 17 anos, a serem mais empreendedores, hoje e no futuro, a ajudarem o próximo e a preservarem o planeta, recebeu 12 candidaturas de 240 alunos de escolas de norte a sul do país. Dos vários projetos candidatos destaque para os detentores das temáticas relacionadas com a preservação ambiental, o voluntariado e a eficiência energética.

Com a bagagem cheia de exemplos de boas práticas de sustentabilidade, animação e espírito empreendedor o Projeto 80 esteve na estrada, com o Roadshow Projeto 80, durante 15 dias, impactando 28 mil alunos, dos quais 3.500 foram a plateia das sessões de apresentação de boas práticas de sustentabilidade.

O Roadshow Projeto 80 percorreu cerca de 5.000 quilómetros, de norte a sul do país, e visitou 23 escolas do ensino secundário onde, para além da apresentação de projetos que são considerados boas práticas, conquistou a atenção dos alunos com a animação disponibilizada pela Amb3E e pela Sociedade Ponto Verde, entidades patrocinadoras do Projeto 80.

A próxima paragem do Projeto 80 é em setembro, na cerimónia de entrega dos Green Project Awards 2013, para o anúncio dos seis projetos finalistas e do vencedor do Projeto 80.

O vencedor será galardoado com uma visita às Instituições Europeias em Bruxelas.

Paulo Portas é vice Primeiro-Ministro

passosportasPedro Passos Coelho confirmou ao fim da tarde de ontem, após uma cimeira entre as direcções do PSD e do CDS, que Paulo Portas continua no Governo, depois da demissão que este tinha anunciado como “irrevogável”.

O líder do CDS deixa os Negócios Estrangeiros, mas afirma-se como verdadeiro número 2 do Governo, como vice-primeiro-ministro com a coordenação das áreas económicas, da reforma do Estado e do relacionamento com a troika.

Ou seja, Portas terá na mão as três áreas mais importantes para a segunda metade da legislatura, incluindo as renegociações do programa de resgate, que seriam competência do Ministério das Finanças. Porém, apesar da oposição de Portas, Maria Luís Albuquerque fica como ministra das Finanças.

Esta proposta, que Passos Coelho apresentou na sexta-feira ao Presidente da República, só terá resposta de Cavaco Silva depois da ronda de contactos com partidos e parceiros sociais que tem agendada para a próxima semana.

Maratona Extreme BTT em Avis

Maratona_ExtremeAvisAvis é hoje palco de uma maratona de aventura que levará os participantes a percorrer 120 quilómetros de BTT – a Maratona Extreme Avis 2013.

A realização deste evento, objetivado na promoção de uma modalidade de ciclismo – BTT, assim como na valorização e divulgação do Concelho de Avis, tendo em vista a sua promoção turística, irá contar com a organização do Município de Avis e de Coletividades Locais.

A prova, será constituída por 3 níveis de dificuldade: Extreme (aprox.120 kms – difícil), Maratona (aprox.88 kms – médio/alto) e Meia Maratona (aprox.44 kms – fácil/médio), envolvendo resistência, destreza e autossuficiência, podendo os ciclistas optar por um dos três percursos a desenrolar entre o “Largo do Convento” e as margens da Albufeira do Maranhão.

A disputa terá o seu término, previsivelmente, entre as 13h30 e as 14h00, altura em que a organização procederá à atribuição de prémios aos três primeiros vencedores de cada uma das unidades de dificuldade.