3ª Rota das Vocações de Futuro em Campo Maior

autocarro_2013Com o objetivo de promover as profissões e alargar os horizontes dos jovens em relação às opções do mercado de trabalho, a Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social vai levar 50 jovens num périplo pela indústria portuguesa, de Norte a Sul do país, com passagem pelas instalações da Delta. A 3ª Rota das Vocações de Futuro realiza-se de até 5 de julho.

A viagem começou em Matosinhos e passará por Vila do Conde, Aveiro, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Campo Maior, Évora e Torres Novas, finalizando em Lisboa.

O tema da viagem deste ano é a Indústria em Portugal. Serão realizadas visitas a diversas empresas, onde quadros voluntários explicarão os negócios e processos que gerem, mostrarão as instalações e as funções e atividades em curso.

   

Este é um prémio para jovens alunos do 3.º Ciclo de escolaridade, do 8.º e 9.º anos de escolaridade, com idades entre 13 e 18 anos, das escolas e concelhos parceiros da EPIS, que tenham melhorado significativamente as suas notas ao longo do ano letivo que findou e para quem esta viagem possa ser um contributo decisivo para o seu desenvolvimento enquanto pessoa, cidadão, estudante e futuro profissional no mercado de trabalho.  

Serão visitadas empresas relevantes de vários setores de atividade: Lactogal (laticínios), Bosch (esquentadores), Verallia (garrafas de vidro), Ascendum (máquinas de transporte para construção e indústria), Delta Cafés (café e bebidas), Minipreço (grande distribuição).

Ao longo destes dias, serão também realizadas atividades de caráter cultural e lúdico, nomeadamente a visita à Assembleia da República e entrada na sessão plenária do Parlamento, ida ao centro histórico de Évora, visita à Fundação Calouste Gulbenkian e à exposição de Joana Vasconcelos no Palácio da Ajuda, à Biblioteca do Colégio Militar e, ainda, um jantar gourmet na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Os jovens são oriundos dos concelhos parceiros da EPIS: Amadora, Estarreja, Évora, Figueira da Foz, Lagos, Matosinhos, Paredes, Ilha do Pico, Porto, São Brás de Alportel, Sesimbra e Setúbal.