PASSOS COELHO NÃO ACEITA DEMISSÃO DE PORTAS

Passos_Coelho_4_8

O primeiro-ministro, falou esta terça-feira ao país, depois do pedido de demissão apresentado por Paulo Portas, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros. O primeiro-ministro afirmou que pretende esclarecer com Portas o que sucedeu, motivo pelo qual não apresentou a Cavaco o pedido de demissão.

“Seria precipitado aceitar esse pedido”, sublinhou Passos Coelho. “Numa democracia madura, um Governo de coligação não pode ser posto em causa a não ser por divergências de enorme gravidade.”

O chefe de Governo pede “cabeça fria e sentido de Estado”, “porque as dificuldades ainda não terminaram”, e apela à serenidade. “Da minha parte, os portugueses poderão contar sempre com essa serenidade. Comigo, o país não escolherá um colapso político, económico e social. O país está primeiro.”

Nesse sentido, Passos Coelho refere que não sai do Governo. “Não me demito. Não vou abandonar o meu país”, disse. “Os portugueses podem contar comigo”, continuou. “O que está em causa não são os anseios e incertezas dos políticos”, mas “o futuro dos portugueses”, concluiu.

O Executivo liderado por Passos Coelho enfrenta uma crise após os pedidos de demissão apresentados por Paulo Portas e Vítor Gaspar.

Esta foi a terceira saída de um ministro do XIX Governo Constitucional, depois da demissão de Miguel Relvas do cargo de ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, em abril deste ano, e de Vítor Gaspar, do cargo de ministro das Finanças, na terça-feira, dia 2.

3ª Rota das Vocações de Futuro em Campo Maior

autocarro_2013Com o objetivo de promover as profissões e alargar os horizontes dos jovens em relação às opções do mercado de trabalho, a Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social vai levar 50 jovens num périplo pela indústria portuguesa, de Norte a Sul do país, com passagem pelas instalações da Delta. A 3ª Rota das Vocações de Futuro realiza-se de até 5 de julho.

A viagem começou em Matosinhos e passará por Vila do Conde, Aveiro, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Campo Maior, Évora e Torres Novas, finalizando em Lisboa.

O tema da viagem deste ano é a Indústria em Portugal. Serão realizadas visitas a diversas empresas, onde quadros voluntários explicarão os negócios e processos que gerem, mostrarão as instalações e as funções e atividades em curso.

   

Este é um prémio para jovens alunos do 3.º Ciclo de escolaridade, do 8.º e 9.º anos de escolaridade, com idades entre 13 e 18 anos, das escolas e concelhos parceiros da EPIS, que tenham melhorado significativamente as suas notas ao longo do ano letivo que findou e para quem esta viagem possa ser um contributo decisivo para o seu desenvolvimento enquanto pessoa, cidadão, estudante e futuro profissional no mercado de trabalho.  

Serão visitadas empresas relevantes de vários setores de atividade: Lactogal (laticínios), Bosch (esquentadores), Verallia (garrafas de vidro), Ascendum (máquinas de transporte para construção e indústria), Delta Cafés (café e bebidas), Minipreço (grande distribuição).

Ao longo destes dias, serão também realizadas atividades de caráter cultural e lúdico, nomeadamente a visita à Assembleia da República e entrada na sessão plenária do Parlamento, ida ao centro histórico de Évora, visita à Fundação Calouste Gulbenkian e à exposição de Joana Vasconcelos no Palácio da Ajuda, à Biblioteca do Colégio Militar e, ainda, um jantar gourmet na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Os jovens são oriundos dos concelhos parceiros da EPIS: Amadora, Estarreja, Évora, Figueira da Foz, Lagos, Matosinhos, Paredes, Ilha do Pico, Porto, São Brás de Alportel, Sesimbra e Setúbal.

Delta Q lança máquina compacta Qosy

3_cores_QosyA Delta Q, marca portuguesa líder de café em cápsulas, voltou a inovar e acaba de lançar no mercado a Qosy, uma máquina compacta, prática e cómoda, pensada para as mais diversas ocasiões.

A Qosy oferece um sofisticado sistema automático, que permite a extracção de cafés e tisanas, além da programação e automatização quer do conteúdo, quer das temperaturas das bebidas.

A nova aposta da Delta Q, disponível em três cores, preto, branco e vermelho, permite pela primeira vez, a utilização de uma garrafa pet de água, em vez do tradicional recipiente de água.

image003

A Qosy está presente nos pontos  de venda tradicionais e nas lojas Delta Q (Avenida da Liberdade, Atrium Saldanha e Porto junto ao Mercado do Bulhão) . Gradualmente estará presente nos mercados internacionais onde a marca opera.

PSP Portalegre detém homem por condução sob o efeito de álcool

policia_seguraO Comando Distrital da Policia de Segurança Pública de Portalegre registou, entre 24 e 30 de Junho, dois acidentes de viação em Portalegre, dos quais resultou um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes. Na cidade de Elvas não se registaram acidentes de viação.

Em Elvas, foi detido um Homem, com 44 anos de idade, em cumprimento de Mandado de Detenção, emanado pelo Tribunal Judicial de Eivas, o qual ordenava a comparência do detido nos serviços do Ministério Público para interrogatório, local onde foi presente;

Foi detido um Homem, com 23 anos de idade, em cumprimento de Mandado de Detenção, emanado pelo Tribunal Judicial de Elvas, o qual ordenava a comparência do detido nos serviços do Ministério Público para interrogatório, local onde foi presente.

Em Portalegre, foi detido um Homem, com 28 anos de idade, por exercer a condução de veículo automóvel em estado de embriaguez, apresentando a TAS (Taxa de Álcool no Sangue) de 1,35 g/l. O detido foi Constituído Arguido, submetido a Termo de Identidade e Residência e Notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Portalegre.

Foram realizadas oito operações policiais: uma ação de fiscalização no âmbito da segurança privada, uma ação de sensibilização/informação no âmbito das armas e explosivos no dia 29 de Junho de 2013, pelas 15h00, no auditório da Câmara Municipal de Fronteira, onde estiveram presentes cerca 20 participantes; Fora realizadas cinco Fiscalizações de trânsito, tendo sido controlados e fiscalizados 1695 viaturas/condutores e detetadas 48 infrações das quais destacamos: três por excesso de velocidade; uma Muito Grave L, duas Gravese uma  por uso do telemóvel durante o exercício da condução; 01 por exercer v’ 01 por desobediência à sinalização semafórica (sinal vermelho).

ALUNOS DO SECUNDÁRIO REALIZAM HOJE EXAME DE PORTUGUÊS

exames2Os cerca de 15 mil alunos que não fizeram o exame de português no passado dia 17 de Junho voltam hoje às escolas para a realização da prova.

A greve dos professores, que tinha começado dez dias antes, impediu milhares de alunos de realizar a prova e obrigou o Ministério da Educação e Ciência (MEC) a marcar nova data. Recorde-se que em Elvas este exame decorreu dentro da normalidade.

Ainda hoje vão também comparecer nas escolas os alunos inscritos para a 2ª fase do exame de Português do 6º e 9º anos.

Os exames e as provas finais valem 30 por cento na nota final do aluno. A primeira fase é obrigatória desde o ano passado, ficando uma segunda fase reservada apenas para situações excecionais.

Já para os alunos que agora terminaram o 4. ano, a 2. fase das provas  estão agendadas para a próxima semana: na terça-feira (9 de junho) é dia  de Português e, a 12 de julho, será de Matemática.

A 2. fase dos exames nacionais do ensino secundário realiza-se entre  16 a 18 de julho e é apenas para os alunos que reprovaram na 1. fase ou  que querem fazer melhoria de nota.

IPP ORGANIZA SEGUNDA EDIÇÃO DO POLITÉCNICO JÚNIOR

Politecnico_Junior_IPPortalegreNuma iniciativa do Instituto Politécnico de Portalegre, tem início hoje as atividades no âmbito da segunda edição do Politécnico Júnior, destinado à divulgação dos recursos do IPP e das potencialidades da região.

A iniciativa concretiza-se mediante um conjunto de atividades de caráter lúdico e educativo, a decorrer quer nas instalações das várias Escolas do IPP, quer em locais no exterior, em Portalegre, Elvas e noutras localidades do Distrito.

O programa organiza-se em torno dos seguintes eixos: oficinas nas diversas Escolas do IPP, visitas a locais emblemáticos na região, períodos de lazer.

Entre as principais atividades a realizar contam-se oficinas de línguas estrangeiras, de rádio e televisão, de Expressão Plástica, laboratórios de Saúde, de Informática, de engenharia, ou equitação, canoagem e atividades aquáticas, e percursos de natureza.

As atividades decorrem até ao dia 10 de julho, dia em que se apresenta uma mostra dos trabalhos realizados e em que terá lugar a sessão pública de encerramento, nos Serviços Centrais do IPP.