Docente da UE recebe galardão EBBE NIELSEN PRIZE

Araujo_12-10-07_039Miguel Bastos Araújo, professor e investigador convidado da Universidade de Évora, foi distinguido com a atribuição do prestigiado galardão EBBE NIELSEN PRIZE, concedido anualmente pelo Global Biodiversity Information Facility (GBIF). O investigador utilizará o prémio de €30.000 no desenvolvimento de um projecto que visa a implementação do “Ecotron”: uma plataforma com instalações experimentais que permitirá validar previsões do impacto de alterações climáticas sobre a biodiversidade em diferentes locais – o que irá contribuir para uma tomada de decisões mais assertivas sobre estratégias de conservação. 

O Comité Científico do GBIF reconheceu a qualidade e o carácter inovador da pesquisa de Miguel B. Araújo na aplicação de modelos informáticos à modelação e previsão de fenómenos ambientais, especificamente relacionados com os efeitos de diferentes cenários de mudanças climáticas sobre padrões de biodiversidade a nível regional e global. 

Miguel B. Araújo é investigador do Museo Nacional de Ciencias Naturales (Madrid), professor convidado da Universidade de Copenhaga (Dinamarca) e coordenador do pólo do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/InBIO Laboratório Associado na Universidade de Évora, ao abrigo da Cátedra “Rui Nabeiro” Biodiversidade.

ALANDROAL: 7ª EDIÇÃO DO TORNEIO DE FUTEBOL DE PRAIA EM JULHO

Futebol-de-PraiaA 7ª edição do Torneio de Futebol de Praia na Aldeia da Venda, no concelho de Alandroal, tem inicio a 12 de Julho.

As inscrições para esta edição, decorrem até dia 28 de Junho e estão limitadas a 16 equipas.

O torneio mantém-se inalterado, sendo as equipas divididas em grupos de quatro, em que passam à segunda fase da competição, as duas primeiras equipas de cada grupo. Há semelhança das últimas edições, vão estar em disputa troféus para as melhores equipas, em masculinos e em femininos, além de prémios individuais que vão distinguir o melhor marcador do torneio, o melhor jogador e o melhor guarda-redes.

Os jogos vão ser disputados nas Sextas-feiras, Sábados e Domingos, a partir das 21:00 horas, e prometem muita animação e disputa em cada jogada. Os interessados poderão esclarecer as suas dúvidas ou inscrever-se através do email desporto.dsscd@cm-alandroal.pt. Não perca tempo e inscreva já a sua equipa. 

 

“O AMBIENTE EM FM” NA RÁDIO CAMPO MAIOR

JoseJanelaRCMA degradação ambiental dos solos na região Alentejo, é o tema em destaque na edição desta quarta-feira, do programa “O Ambiente em FM” na Rádio Campo Maior.

José janela (na foto), Presidente do Núcleo Regional de Portalegre Quercus, falou-nos sobre as principais preocupações que adevem do uso do solo na região Alentejo, e da transformação dos solos ruirais em urbanos.

O programa “O Ambiente em FM” pode ser escutado na quarta-feira às 7:15 e no sábado ao 12.30.

A coordenação da rúbrica é da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Ouvir aqui Programa “Ambiente em FM”

Adega Mayor comemora o Dia Mayor com ofertas especiais

adega2A Adega Mayor, uma referência nacional vitivinícola pertencente ao Grupo Nabeiro, acaba de lançar no mercado o vinho Monte Mayor Reserva Tinto 2011 mesmo a tempo de comemorar o “Dia Mayor”, 21 de Junho, o maior dia do ano devido ao solstício de Verão.

A partir deste ano, a Adega Mayor pretende assinalar sempre a chegada do Verão com um brinde especial ao “Dia Mayor”. Entre os dias 21 e 22 de Junho, durante todo o dia nas lojas Delta Q de Lisboa e do Porto, a Adega Mayor vai dar a provar gratuitamente, a todos os consumidores, o vinho Monte Mayor Reserva Tinto, de forma a assinalar o dia mais longo do ano.

Além disso, a Adega Mayor está a promover ainda, até dia 21 de Junho, um passatempo na sua página de Facebook, onde serão oferecidas garrafas de Monte Mayor Reserva Tinto às 10 sugestões mais originais para aproveitar o Dia Mayor da melhor forma.

Paralelamente, na loja online da Adega Mayor, quem comprar o novo Monte Mayor Reserva Tinto, terá um desconto de 30%.

PORTALEGRE: IMPACTO ECONÓMICO DO IPP APRESENTADO HOJE

Instituto_Politcnico_de_PortalegreO estudo do impacto socioeconómico do IPP nos concelhos de Portalegre e Elvas que pretende identificar o efeito direto e indireto na atividade económica destes concelhos, é apresentado, hoje, dia 19, às 16:00, nos serviços centrais do IPP.

O trabalho de investigação foi desenvolvido simultâneamente nos Politécnicos de Bragança, Castelo Branco, Leiria, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, em colaboração com as Universidades do Minho e do Porto e impulsionado pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

O estudo é composto por duas componentes, uma relativa à caracterização socioeconómica de cada politécnico e da sua envolvente e uma outra referente ao apuramento do impacto económico e do retorno do investimento realizado pelo Estado nestas Instituições.

Os resultados reportam-se ao ano de 2012 e, no caso do IPP, “evidenciam um impacto relevante no PIB dos concelhos de Portalegre e Elvas e a criação de diversos postos de trabalho diretos e indiretos”.

Ainda segundo o estudo, a atividade económica gerada pelo IPP representa um retorno correspondente ao triplo do OE atribuído pelo Estado a este Politécnico, no ano em análise.