Incêndio na Zona do Baldio (Campo Maior)

Incendio_14JUnho

Deflagrou, na tarde de hoje, sexta-feira dia 14, cerca das 16 horas, um incêndio de grandes dimensões na zona do Monte do Baldio, perto da estrada que liga Campo Maior a Arronches, já no concelho de Arronches.

O incêndio deflagrou em propriedade privada e consome seara e pasto, sendo já avaliada em “200 hectares” a área ardida na primeira hora. As frentes estão controladas e o fogo desenvolveu-se entre a Herdade da Granja e a estrada da Pina, estando já em fase de rescaldo.

O vento que se faz sentir está a dificultar o trabalho dos bombeiros, que agora unem esforços para evitar que o fogo atravesse a estrada. No local, estão as corporações de Campo Maior, Elvas, Arronches, Crato, Castelo de Vide e Portalegre. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

MP pede nulidade do Julgamento no caso de difamação ao PR

CarlosCostalO Ministério Público (MP) pediu a nulidade do julgamento do homem condenado por ofensas à honra do presidente da república (PR).

Em comunicado, a Procuradoria Geral da República diz que para aquele crime não podia ser feito um julgamento sumário, como aconteceu, e requereu a declaração de “nulidade insanável”.

O caso diz respeito ao homem detido Elvas por injúrias a Cavaco Silva, durante uma visita do presidente nas comemorações do 10 de junho e condenado a uma multa 1.300 euros pelo Tribunal de Elvas.

O processo vai agora ter de ser julgado de novo, num tribunal colectivo. O cidadão, Carlos Costal (na foto), disse que apenas mandou o Presidente trabalhar e que não teve intenção de ofender Cavaco Silva.

Évora: Curso de Hortas Urbanas supera expetativas

hortas_urbanasO Curso de Hortas Urbanas promovido pelo Núcleo de Formação Contínua da Universidade de Évora (NUFOR), em parceria com o Grupo Água, Solo e Clima do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), envolveu mais 16 participantes do que os 20 inicialmente previstos.

Com início a 12 de abril no Pólo da Mitra, o curso decorre até ao próximo sábado, com sessões teórico-práticas. Os formandos envolvidos têm à sua disposição um talhão na Horto da Mitra (Valverde), onde têm produzido produtos hortícolas, à medida que adquirem novos conhecimentos.

Os 20 participantes iniciais são oriundos de diversas áreas do conhecimento e zonas geográficas, vindo alguns deles propositadamente de Lisboa para frequentar o curso. Interessados em aprender as técnicas hortícolas centenárias e modernas para a produção de alimentos, juntaram-se os formandos de um curso profissional do concelho de Redondo.

Muito embora a ação de formação termine, os formandos irão dar continuidade aos trabalhos até ao final do Verão, para que possam cuidar e colher o que plantaram: tomate, alface, pimento, beringela, abóbora, curgete, entre outras culturas.

Uma vez que houve formandos que não conseguiram inscrição, excedendo as expetativas, o Professor Shakib Shahidian falou da possibilidade de, no próximo ano, poderem vir a realizar uma nova edição do Curso de Hortas Urbanas.