Projecto das estradas do Alqueva recebe financiamento comunitário

Contrato_InAlentejo_1O contrato de financiamento comunitário no valor de 1,44 milhões de euros para a requalificação e beneficiação de quatro estradas de acesso ao Grande Lago Alqueva foi assinado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Na cerimónia esteve presente o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e o Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

O projeto “Acessibilidades das Aldeias Ribeirinhas do Concelho de Reguengos de Monsaraz”, um investimento de 1,7 milhões de euros, é cofinanciado a 85 por cento através do INALENTEJO – Regulamento Específico Mobilidade Territorial e visa beneficiar e alargar todas as vias existentes, numa extensão de 8,6 quilómetros.

A empreitada já foi adjudicada, tem um prazo de execução de 270 dias, e vai dotar as freguesias de Monsaraz, Campinho e Campo de estradas com qualidade para acesso ao Grande Lago Alqueva e aos equipamentos existentes para usufruto do plano de água da albufeira pelos turistas.

A estrada para o Centro Náutico de Monsaraz, com 3,2 quilómetros de extensão, vai ser pavimentada e beneficiada com o alargamento da faixa de rodagem, pois as condições de circulação simultânea de viaturas em ambos os sentidos não são as mais seguras, nomeadamente para veículos pesados ou com reboque. Quanto ao acesso ao ancoradouro de Monsaraz, com quase um quilómetro de extensão, encontra-se degradado e necessita de nova pavimentação.

A via de comunicação em “tout-venant” para o parque de merendas e para o ancoradouro de Campinho, com cerca de 2,5 quilómetros, receberá pavimento em betuminoso. Quanto ao acesso da R255 a S. Marcos do Campo, na extensão de 1,9 quilómetros, terá igualmente um novo pavimento em betuminoso.

“À Conversa Com” Luís Fernandes

Luis_Fernandes_RCMLuís Fernandes (foto ao lado) cantor natural de Campo Maior é o nocco convidado de hoje de “À Conversa Com”.

O gosto pela música surgiu quando tinha quatro anos e ao longo da sua carreira já gravou três cds. Neste espaço de entrevistas, o artista revelou-nos que os seu 4º CD “Hoje é o Dia” está já a “ser terminado” e vai ser lançado ainda este ano. Simultaneamente, Luís Fernandes prepara-se também para apresentar um livro de poemas que tem escrito durante estes anos.

Uma das novidades para o trablaho “Hoje é o Dia” é a participação da sua filha.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Sónia Araújo apresentou espetáculo em Elvas

Sonia_e_as_ProfissoesSónia Araújo encerrou ontem à noite a feira escolar em Elvas com o espetáculo musical “Sónia e as Profissões”.

Uma iniciativa que juntou no Jardim Municipal centenas de crianças e que contou com a presença de outras caras conhecidas da televisão portuguesa como Lúcia Custódio (Morangos com Açucar) ou Diogo Lopes do elenco da novela “Dancin Days”.

Ao longo deste espetáculo foram apresentadas várias profissões sempre com o objetivo de transmitir aos mais novos a importância de lutar pelos objetivos.

Ver aqui Foto-Reportagem

BELO COSTA NO “PONTO DE VISTA”

BeloCostaLuis Belo Costa (na foto), 47 anos, comandante distrital de Operações de Socorro – CDOS de Portalegre há 16 anos, é o convidado na edição desta semana do “Ponto de Vista” na Rádio Campo Maior. Nesta entrevista, Belo Costa apresenta as diferentes fases de combate e prevenção aos incêndios e os respetivos meios que lhe estão adistritos.

O futuro e a funcionalidade dos Comandos distritais esteve igualmente em análise, assim como o evoluir da situação das corporações de bombeiros.

Na atual fase “Bravo” de combate a incêndios florestais, o distrito de Portalegre dispõe de meios aéreos de combate e que estão estacionados em Ponte de Sor. Um helicóptero de ataque inicial a partir do centro de meios aéreos de Ponte de Sor, onde estão estacionados dois aviões médios anfibios.

Ouvir aqui Ponto de Vista

Turismo do Alentejo assinala dia da criança

Turismo_do_Alentejo_Gilberto2752362905234891360A Turismo do Alentejo, ERT realiza hoje uma acção promocional dos Parques Temáticos e Pólos de Animação Turística do Alentejo no complexo desportivo do Estádio da Luz, em Lisboa, onde são esperadas cerca de 1500 crianças.

A iniciativa – integrada nas comemorações do Dia Mundial da Criança -contempla a distribuição de informação sobre os parques, assim como a oferta da Caderneta de Cromos às crianças pelo Gilberto, a mascote do projecto.

Lançado em Dezembro de 2012, o projecto de dinamização dos Parques Temáticos e Pólos de Animação Turística do Alentejo tem como público-alvo as crianças e respectivas famílias, visa atrair mais visitantes aos parques e, consequentemente, contribuir para o crescimento turístico e a afirmação do destino.

A Aldeia da Terra, Amieira Marina, Badoca Safari Park, Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, Fluviário de Mora e Monte Selvagem são os parceiros de um projecto que oferece um leque complementar e ímpar na área do lazer e diversão.

Recorde-se que o pioneirismo do projecto da Turismo do Alentejo materializa-se também na parceria estabelecida com os grandes clubes de futebol nacional – nomeadamente Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Futebol Clube do Porto e SC Braga – tanto no que respeita ao desenvolvimento de parcerias em acções de marketing e promoção, como no que toca à oferta de bilhetes para assistirem aos jogos às crianças que completarem a Caderneta.