Programa comemorativo do 10 de junho em Elvas

comemoraoes-do-10-de-junho-2013-elvas-webO programa das comemorações do 10 de junho em Elvas já foi aprovado pelas entidades oficiais. A última reunião teve lugar nesta quarta-feira, dia 29, para ultimar os pormenores organizativos das comemorações nacionais deste dia.

Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas, já confirmou à Rádio Campo Maior as atividades programadas para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas que, este ano, decorrem em Elvas, cidade Património da Humanidade.

As celebrações arrancam já no dia 7 de junho, uma sexta-feira, com um “complexo de entretenimento” localizado junto à zona do Viaduto. O dia 9 de junho é o mais intenso em termos de atividades agendadas.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, é esperado na Praça da República, pelas 10 da manhã, juntamente com as altas individualidades para o içar da Bandeira Nacional. A população é convidada a assistir a este ato. Cavaco Silva desloca-se, posteriormente, aos Paços do Concelho para apresentar cumprimentos ao presidente da Câmara Municipal de Elvas e restante elenco camarário.

Ouvir aqui Rondão Almeida

A comitiva dirige-se depois para o Cine-Teatro Municipal, para a sessão de boas vindas. Segue-se a Igreja das Domínicas (Senhor dos Aflitos), onde decorre um momento musical. Seguidamente, na Parada do Castelo, onde está a Presidente da UNESCO e elementos do governo português, tem lugar o descerramento da placa da UNESCO que assinala a inscrição de Elvas na lista do Património Mundial UNESCO. Após esse ato, Cavaco Silva faz uma comunicação às Comunidades Portuguesas.

A Casa da Cultura de Elvas recebe um almoço privado da comitiva presidencial. Na parte da tarde, às 15 horas, é inaugurada a exposição “Fortificações do Território: a defesa e segurança de Portugal, nos séculos XVII a XIX”, do Museu da Presidência da República, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição.

Pelas 18.30 horas, é inaugurada a nova Avenida do Dia de Portugal, das Sochinhas à rotunda do hospital, em Elvas.

O Presidente da República desloca-se depois para o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) onde recebe os cumprimentos dos diplomatas sediados em Portugal. Segue-se um momento musical à entrada do MACE, no Largo da Misericórdia e junto do Hotel São João de Deus, local onde Cavaco Silva oferece o jantar às entidades convidadas. O dia termina com um concerto de Mariza, no coliseu de Elvas.

No dia 10 de junho, as cerimónias oficiais arrancam com a Parada Militar, no Rossio de São Francisco, junto ao Aqueduto da Amoreira. A sessão solene decorre no Centro de Negócios Transfronteiriço da cidade e é seguida de homenagem a personalidades escolhidas por Cavaco Silva. Após o almoço, na Praça da República, decorre o arrear da Bandeira Nacional.

Pousada de Elvas reabre como Hotel Santa Luzia

Pousada_ElvasA Pousada de Santa Luzia, em Elvas, vai reabrir ao público como hotel.

O empresário João Simões, que detém outro empreendimento de referência na cidade de Estremoz – “A Cadeia Quinhentista” alugou com opção de compra à ENATUR (entidade que supervisiona a exploração da Rede de Pousadas de Portuga) o espaço da antiga Pousada de Elvas.

Em declarações à Rádio Campo Maior, o empresário, explicou os motivos que o levaram a abraçar este desafio e apresentou o projeto. “Sempre tive um carinho muito grande por pousadas (…) cada vez que passava em Elvas e via a Pousada encerrada dava-me pena”. João Simões garante que o objetivo passa por “repor a unidade a funcionar como hotel com todas as valências que tinha e apostando fortemente na gastronomia”.

Ouvir aqui Reportagem da Rádio Campo Maior

Reabertura da Pousada cria vinte postos de trabalho

A designação do espaço ficará “Hotel Santa Luzia de Elvas” e irá criar “vinte novos postos de trabalho”. A reabertura ao público ainda não tem data, mas está para breve garantiu o empresário. Atualmente decorrem os trabalhos de restauração, como pinturas, canalizações, carpintaria e jardinagem. Para abraçar o projeto, João Simões sublinha que contou com o apoio do IEFP (instituto do Emprego e Formação Profissional) para a contratação de mão-de-obra e do município de Elvas.

João Simões desempenhou o cargo de diretor da Pousada Rainha Santa Isabel, em Estremoz, durante cerca de dez anos, entre os anos de 1994 e 2004.

Contatada pela Rádio Campo Maior a ENATUR confirmou o aluguer com opção de compra, mas não revela os valores envolvidos neste processo que tem vindo a decorrer nos últimos três meses.

A Pousada de Elvas, a mais antiga do país, encerrou em abril do ano passado e chegou a estar à venda por um milhão de euros, dois anos após ter sido remodelada.