Redondo: “Saberes e Sabores de outras gentes” até 24 de Março

folheto_saberes_e_sabores_de_outras_gentes_frenteTem inicio hoje a segunda edição da iniciativa multicultural Saberes e Sabores de Outras Gentes, inteiramente dedicada às comunidades imigrantes residentes no Concelho de Redondo. Assim, ao longo de quase todo o mês de março o programa convida a uma incursão pela cultura de nações tão diferentes quanto a Roménia, a Ucrânia, o Brasil, Angola, Cabo Verde, Grécia, Inglaterra, Holanda e Moldávia, entre outros.

Hoje, às 16h00 caberá ao Brasil a abertura oficial do programa, o que se traduzirá na atuação do Grupo de Capoeira Alto Astral, na Praça da República. Enquanto isso, às 17h00, as exposições centradas na cultura romena, chinesa e cabo Verdiana são inauguradas no foyer do Centro Cultural de Redondo (CCR).

De seguida, ao longo de todo o mês, os ciclos de cinema Romeno, Holandês e Chinês no auditório do CCR, bem como os workshops e degustações de cozinha das diferentes culturas, vão pontuando a programação a par de diversas vendas de artesanato típico (ver programa).

No entanto, é no dia 9 que o programa da iniciativa Saberes e Sabores de Outras gentes alcança o seu auge com a atuação do grupo Martisorul de Cluj Napoca proveniente da Roménia em especial para esta ocasião. Já no dia 10, o programa inicia com uma missa rito litúrgico ortodoxo, na Igreja do Convento de Santo António.

Durante os dias que se sucedem, um workshop de cozinha romena e holandesa, continuado por uma degustação, preenchem a programação que tem ainda como fortes argumentos um espetáculo de marionetas, no dia 17 – Bonecos do Mundo –, uma atuação do Grupo de Batuques de Cabo Verde e um desfile de trajes típicos, ambos no dia 24 de março.