Elvas: acidente na EN-4 faz um morto e um ferido grave

Acidente6fevUm morto e uma ferido em estado grave resultaram de um invulgar acidente de viação, cerca do meio-dia desta quarta-feira dia 6, na estrada nacional nº 4 (EN-4), entre Elvas e Terrugem. As duas vítimas são duas senhoras, únicas ocupantes de uma viatura que foi atingida por um bloco de granito que caiu de um veículo pesado.

O acidente ocorreu no entroncamento para Vila Fernando, onde o camião deixou cair o bloco, ao virar à direita, vindo de Vila Fernando e seguindo no sentido de Borba. O automóvel onde seguiam as duas vítimas circulava no sentido Terrugem-Elvas quando foi atingido pela queda do pesado bloco, que rebolou na estrada atravessando as faixas de rodagem.

O trabalho de desencarcerar o ferido está a mobilizar as atenções, cerca de duas horas depois do desastre. Um helicóptero do INEM, duas ambulâncias do INEM, veículos dos Bombeiros Voluntários de Elvas, veículos da GNR e dezenas de elementos estão no local.

HERDADE DAS SERVAS COMEMORA ANIVERSÁRIO DE PORTAS ABERTAS

Herdade_das_ServasNa sexta-feira, dia 15, a família Serrano Mira celebra o 14.º aniversário do projeto Herdade das Servas, em Estremoz.

E porque a vertente do enoturismo foi, desde sempre, uma aposta deste produtor, a efeméride vai ser assinalada com um dia de “portas abertas”, em que as “Visita[s] à Adega e Cave de Envelhecimento” e as “Prova[s] de Excelência” vão ser gratuitas.

No que toca à atividade “Prova de Excelência” – que consiste na degustação de vinhos de topo da Herdade das Servas, nomeadamente do mais recente lançamento, o ‘Herdade das Servas Vinhas Velhas tinto 2009’, feita na companhia do enólogo Tiago Garcia que fará uma explicação detalhada do que está na base da criação de cada vinho – vão existir duas sessões, uma de manhã, às 11h00, e outra à tarde, com início às 14h30. Cada prova comporta apenas a inscrição de seis pessoas.

Para eleger os 12 privilegiados, a Herdade das Servas vai promover um passatempo na sua página de Facebook, a decorrer entre os dias 06 e 12 de Fevereiro, sendo anunciados os vencedores nos dias seguintes (13 e 14).

Os participantes deverão criar e escrever no mural da Herdade das Servas uma frase criativa que contemple as palavras “Herdade das Servas” e “Prova de Excelência”, indicando qual o horário para o qual se inscrevem. As doze frases mais criativas (seis com indicação do horário da manhã e seis com indicação do horário da tarde) ganham assim a possibilidade de participar nas “Prova[s] de Excelência” do dia 15. A selecção é feita pela equipa da Herdade das Servas, podendo a escolha ter uma componente subjectiva.

CARLOS DORES NO “PONTO DE VISTA” DA RÁDIO CAMPO MAIOR

CarlosDoresCarlos Dores (na foto), com 61 anos, é professor reformado desde outubro de 2012. Dores ensinou a disciplina de educação física em escolas de Lisboa, Santarém e Elvas. Esteve igualmente ligado à formação da equipa de Rugby em Elvas, primeiro como atleta e posteriormente como técnico principal. Atualmente exerce o ensino da educação física com classes no Colégio Luso-Britânico, em Elvas e dirige um grupo de ginastas no Clube Elvense de Natação (CEN).

O professor confessa que abandonou antecipadamente o ensino por não se rever nas mais recentes políticas do governo. Dores refere que ao longo dos últimos anos o papel do professor tem sido desvalorizado. A evolução do ensino da educação física no nosso país, nomeadamente através da valorização da sua componente formativa, aquisição de materiais e contrução de infra-estruturas nos estabelecimentos escolares são comentados e analisados por Carlos Dores.

Professor Carlos Dores recentemente jubilado do ensino é o convidado na edição desta semana do “Ponto de Vista” da Rádio Campo Maior.

REGUENGOS: MUNICÍPIO PROMOVE SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

ReguengosO Município de Reguengos de Monsaraz em colaboração com a Direção de Finanças de Évora promove, hoje, pelas 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão de esclarecimento sobre o novo sistema de faturação e circulação de mercadorias.

As regras de faturação foram modificadas e desde o dia 1 de janeiro de 2013 essas alterações obrigam as empresas e os cidadãos a procedimentos de atuação diferentes.

Esta sessão será dinamizada por dois formadores do Projeto “e-fatura” da Direção de Finanças de Évora e tem como objetivo informar e esclarecer os cidadãos sobre todos os métodos de aplicação destas novas normas. Entre os temas que vão ser abordados destaca-se o funcionamento do sistema de fatura implementado no Portal das Finanças, a obrigatoriedade de emissão de fatura, direitos e deveres dos agentes económicos e os meios disponíveis para comunicação eletrónica das faturas.

Os participantes nesta sessão de esclarecimento vão também ficar informados sobre os benefícios para o cidadão-contribuinte, os meios para envio dos ficheiros SAFT e estrutura de modelo de dados, novo Regime de Bens em Circulação, informação às empresas de produção de software e comunicação do incentivo fiscal pela aquisição de novo software certificado.

GOVERNO QUER RETOMAR PROJETO DO TGV EM 2014

tgvO Governo já negociou com Bruxelas o financiamento para a linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, informou o ministro das Finanças. A notícia foi avançada por Vitor Gaspar à  “TVI” e está hoje a marcar a atualidade no país.

A linha em bitola europeia, que servirá para passageiros e mercadorias, deverá avançar entre 2014 e 2020 e contará com uma comparticipação comunitária de 85 por cento e não de 25 por cento, como estava previsto em anteriores projetos.