FUTSAL: BELHÓ E RAPOSEIRA (ELVAS) RECEBE “SOUJOVEM” (SOUSEL)

Futsal2fevA equipa de futsal da Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira, em Elvas, disputa, no próximo sábado dia 2, um jogo com a equipa de Sousel da associação Soujovem.

Este é o jogo da nona jornada e que coloca frente a frente os dois primeiros deste campeonato de futsal da Associação de Futebol de Portalegre: Belhó/Raposeira é primeiro, com mais um ponto que o Soujovem.

O jogo está marcado para as 18 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, na Fonte Nova.

CIMAA ASSINA PROTOCOLO COM FEDERAÇÃO DE BOMBEIROS

CIMBOVA CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo assinou um Acordo de Colaboração com a Federação de Bombeiros do Distrito de Portalegre, no valor de 8 milhões de euros.

A assinatura do Acordo, teve lugar na terça-feira, dia 29,  nas instalações da CIMAA, com a presença de Armando Varela em representação da CIMAA e o Comandante Francisco Louro da Federação de Bombeiros.

Este acordo visa definir as bases de colaboração a desenvolver entre as duas instituições, no âmbito da elaboração e acompanhamento das candidaturas ao QREN, e que engloba veículos urbanos de combate a incêndios, veículos de socorro e assistência pessoal, viaturas florestais de combate em incêndios, equipamento de proteção individual e outros equipamentos.

CARNAVAL DE ELVAS: GRUPO DA BOA-FÉ NA “À CONVERSA COM”

MauroSantosO Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé participa com 85 pessoas na edição deste ano do Carnaval Internacional de Elvas. O tema deste ano é inspirado na temática do “Paraíso Azul”. Os trajes apresentam tons muito coloridos e o grupo é acompanhado por um carro alegórico subordinado ao mesmo tema.

Mauro Santos (na foto), porta-voz do grupo, esteve na edição desta quinta-feira, dia 31, de “À Conversa Com”, para apresentar as novidades deste ano. No decorrer dos desfiles pelas ruas da cidade, os foliões prometem novas coreografias e, neste grupo em concreto, é eleita a madrinha da bateria. Uma inspiração que chega do outro lado do Atlântico e cujo título foi entregue este ano a Filomena Hernâni.

Ouvir aqui a “À Conversa Com”

CRIANÇAS DE CAMPO MAIOR VISITARAM ESTÚDIOS DA RÁDIO CAMPO MAIOR

AlunosCMaior31janMeia centena de crianças visitaram esta quinta-feira, dia 31, os estúdios da Rádio ELVASe Rádio Campo Maior. Os alunos frequentam a sala do pré-escolar da Escola Básica do Bairro Novo de Campo Maior. Hoje estiveram connosco os meninos e meninas das salas 2 e 7 daquele estabelecimento de ensino. As crianças têm entre 3 e 5 anos e o objetivo pedagógico passou por desenvolver o projeto “Comunica e Aprende”, por forma a dar conhecer como as notícias são dadas a partir de uma rádio para o exterior.

No final, os alunos deixaram as suas impressões sobre a visita e traziam preparada uma surpresa, que consistia numa canção que todos cantaram com muito entusiasmo e alegria.

Ouvir aqui Visita das Crianças

AVIS: ACTIVIDADE FÍSICA PARA A POPULAÇÃO

stepO Projeto, desenvolvido pelo Centro Cultural de Figueira e Barros com o apoio do Município de Avis e da Freguesia de Figueira e Barros, visa a promoção e a generalização da atividade física, enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição física, da qualidade de vida e da saúde dos munícipes.

As aulas, com início a 04 de Fevereiro, irão desenrolar-se em três encontros semanais: às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, das 19h30 às 20h30, no Salão da Junta de Freguesia de Figueira e Barros, procurando, desta forma, promover hábitos de exercício e atividade física regular em todos os segmentos da população.

Como é sabido, o sedentarismo aumenta a morbilidade e mortalidade e reduz a qualidade de vida. Daí que se torne imprescindível o desenvolvimento deste plano local de acesso à atividade física de forma a intervir e implementar medidas que, a médio e longo prazo, combatam de forma eficaz este problema e diminuam a percentagem de população sedentária.

As inscrições, gratuitas para sócios, deverão ser realizadas na Sede do Centro Cultural de Figueira e Barros.

Monforte: Tradição de Jantar dos Compadres volta a cumprir-se

CompadresA Associação dos Amigos do TT “Monforquad” realiza hoje um jantar de compadres. “Uma iniciativa onde os homens da terra se juntam para dizer versos e achocalhar as mulheres”, segundo Emídio Mata da organização.

De acordo com a tradição portuguesa, as quintas-feiras que antecedem o Carnaval, são, alternadamente, dedicadas aos compadres e às comadres, onde têm lugar atividades com participação exclusiva de homens ou mulheres.

O evento tem início marcado para as 20 horas, no mercado municipal de Monforte.

Na emenda e de acordo com o cartaz ao lado, os compadres vão ter sopa, grelhados, bebidas, café e digestivos.

TAUROMAQUIA: SECTOR REGISTOU QUEBRA DE 6% EM 2012

TouradaO ano de 2012 terminou com uma quebra de 6% no que diz respeito ao número de espetáculos tauromáquicos realizados nas praças portuguesas.

Foram realizadas 172 corridas de toiros à Portuguesa, 23 corridas a pé e mistas, 9 novilhadas, 5 novilhadas populares, 23 festivais, 20 variedades taurinas e 8 garraiadas, o que perfaz um total de 260 espetáculos.

Rui Bento Vasques, da empresa Sociedade Campo Pequeno S.A. refere que “apesar deste pequeno decréscimo os números são bastante positivos tendo em conta as dificuldades do pais”. O mesmo responsável refere que “seria muito positivo se este ano a quebra se mantivesse nos 6%”.

Este ano a época taurina abre com o Festival em Mourão, no próximo dia 1 de Fevereiro pelas 15 horas.

ELVAS: ANTÓNIO ESCARDUÇA DEIXA APPACDM NO FINAL DO MANDATO

AntonioEScardua13António Escarduça (na foto), com 65 anos, não se vai recandidatar à presidência da direção da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental- APPACDM de Elvas. Escarduça está no cargo há já 25 anos.

Em outubro de 2013 há eleições e à Rádio Campo Maior, António Escarduça assegurou que não desempenhará mais esta função.

“Chega uma altura em que é normal pensarmos que o nosso tempo acabou. Se posso sair pela porta grande, porque é que vou sair pela porta do quintal?”, questionou.

Escarduça deixa igualmente o apelo às pessoas que possam ter apetência para estas áreas, “que vão pensando que a APPACDM vão precisar de uma nova direção”, alertou.

Ouvir aqui António Escarduça

António Escarduça é o convidado na edição desta semana do Ponto de Vista da Rádio Campo Maior. Para ouvir hoje às 21 horas.