MOURATO TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO CCISP

Mourato_ccisp_2Joaquim Mourato (na foto) tomou posse como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), numa cerimónia realizada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O atual presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) sucede a João Sobrinho Teixeira na liderança do órgão representante dos 15 institutos politécnicos e cinco escolas politécnicas não integradas portugueses. No seu discurso, Mourato reiterou a “ambição de colocar as nossas instituições no top internacional quando comparadas com as suas congéneres; estou convicto de que este é o caminho a seguir, e para o qual o CCISP contribuirá decisivamente”.

Joaquim Mourato congratulou-se com a presença internacional dos politécnicos portugueses, “inseridos nas redes europeia e mundial do ensino superior, mantendo parcerias efetivas com as Universidades de Ciências Aplicadas na Europa, e com os Politécnicos em todo o mundo”, e atestou: “as instituições politécnicas estão aptas a responderem, com qualidade, às necessidades do país”.

Detendo-se na eficiência no uso dos recursos, Joaquim Mourato defendeu que “a evolução dos politécnicos é um exemplo de eficiência e eficácia para o país, que com cada vez menos conseguem alcançar cada vez mais. As instituições de ensino superior já não cortam nas gorduras mas sim no músculo, pelo que não se pode pedir mais eficiência às instituições de ensino superior”.

VIATURA FURTADA EM ELVAS APARECE EM CAMPO MAIOR

FranciscoMendes2A viatura de alta cilindrada que havia sido furtada no passado dia 8 de janeiro, na zona industrial de Elvas, do interior de uma oficina, foi encontrada pelos militares da GNR, na manhã da passada terça-feira, dia 29, na zona da Godinha, junto ao Retiro, em Campo Maior.

De acordo com as autoridades, o alerta foi dado por populares que estranharam a viatura “abandonada” naquele local. Uma vez chegados ao local, os militares da GNR constataram que o carro estava “danificado” e o seu interior havia sido “regado com combustivel”. Pressume-se que com o intuito de o incendiar, ato que não chegou a concretizar-se. As autoridades prosseguem agora as investigações para o apuramento de responsabilidades.

Recorde-se que no passado dia 8 de janeiro, como a Rádio Campo Maior noticiou em primeira-mão, a viatura de alta cilindrada foi furtada na oficina de eletricidade auto de Francisco Mendes, cerca das 20.30 horas. Os larápios introduziram-se no interior do armazém através do arrombamento dos dois portões de acesso, o principal e o das traseiras.

Nas traseiras, os intrusos recorreram a uma carrinha da empresa para arrombar o portão de ferro (na foto à esquerda). Uma vez no interior retiraram a única viatura que furtaram (na foto à direita). Estima-se que o assalto tenha sido perpetrado por três ou mais indivíduos.

A viatura de alta cilindrada, de matrícula portuguesa, tinha sido entregue pelo proprietário na oficina a fim de ser intervencionada.

ANTÓNIO ESCARDUÇA E APPACDM NO “PONTO DE VISTA” DA RÁDIO CAMPO MAIOR

AntonioEScardua13António Escarduça (na foto), presidente da direção da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, APPACDM de Elvas, é o convidado na edição desta semana do “Ponto de Vista”.

Ao longo de cerca de 60 minutos, Escarduça recorda o processo de implementação da Associação ao longo dos últimos 25 anos e como a mesma foi ganhando espaço e se tornou uma referência neste setor de atividade.

A APPACDM de Elvas, ao longo de 25 anos, contribuiu igualmente para a mudança de mentalidades em relação à pessoa com deficiência, através da demonstração dos vários projetos ali desenvolvidos.

A integração dos seus elementos na comunidade, a sobrevivência à crise e o futuro mais próximo são alguns dos temas aborados na entrevista a António Escarduça, na edição desta semana do “Ponto de Vista”.

Para escutar esta quinta-feira, dia 31, às 21 horas.