“Acender da Fogueira de Natal” hoje em Monforte

cartaz_Fogueira_Natal1A Câmara Municipal de Monforte vai mais uma vez promover o “Acender da Fogueira de Natal”, hoje pelas 18h00 na Praça da República.

Em Monforte, ateia-se a fogueira antes do Dia de Natal, conservando-se o lume, como se espera, até ao Dia de Reis, 6 de Janeiro.

Uma iniciativa que pretende representar e recuperar a tradição que se vivia praticamente em todo o país, nunca deixando, porém, de cumprir-se em certas localidades das regiões mais rurais do interior, nomeadamente das Beiras e do Alentejo.

Este ano, o público pode assistir, também, à atuação da Orquestra Ligeira “Novas Melodias” e da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Monfortense.

Évora: Máquina de Colheita de Azeitona da UE nomeada para prémio BES

MaquinaAzeitonaO projeto Máquina de Colheita em Contínuo de Azeitona (MCCA) promovido pela Universidade de Évora foi um dos três nomeados na fase final do Concurso Nacional de Inovação BES no setor Recursos Naturais & Alimentação.

Através do Grupo de Mecanização do Departamento de Engenharia Rural da Escola de Ciência e Tecnologia, participa neste projeto da Universidade de Évora a empresa de construção mecânica dos setores florestal e industrial VICORT – Victor Cardoso, Ld.ª.

O objetivo do projeto que liga a academia e a investigação à comunidade empresarial é produzir um sistema de colheita de azeitona para os modernos olivais intensivos sem que o desenvolvimento das árvores venha a impor limites à prestação da máquina, fomentando assim a sua utilização em cultivares regionais e não apenas em cultivares escolhidas pelo seu crescimento limitado.

Após a construção da versão protótipo/fase I e seu ensaio na campanha de 2011/2012, o projeto finaliza, presentemente, a construção da versão protótipo/fase II, o qual será ensaiado intensivamente nesta campanha de colheita. Os resultados permitirão a definição dos parâmetros da máquina de pré-produção.

MCCA é o projeto ADI/QREN nº 3457 (2009/2012) financiado pelo Sistema de Incentivos à I&DT, Projetos de Empresas em Copromoção.

2.ª Edição do “Cante ao Menino – Rota das Catedrais”

programa_cante_ao_menino_121Procurando promover e divulgar o Cante Tradicional Alentejano, mantendo viva a tradição do Cante ao Menino, que tem lugar na quadra que se aproxima, e o património arquitetónico da Região, a Direção Regional de Cultura do Alentejo organiza a 2.ª edição da iniciativa “Cante ao Menino – Rota das Catedrais”, que decorre nos dias 21, 22, 23 e 29 de dezembro.

O evento conta com o apoio da Arquidiocese de Évor, Diocese de Portalegre e Castelo Branco, Diocese de Beja, e Museu de Évora, e traduz-se na seguinte programação: dia 21, às 21h, atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, na Sé de Beja; dia 22, às 17h, atuação do Grupo Coral “Os Ceifeiros de Cuba”, na Sé de Portalegre; dia 23, às 16h, atuação do Grupo Coral e Etnográfico “Os Cardadores”, na Igreja de Nossa de Assunção (antiga Sé de Elvas); e dia 29, às 17h, atuação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, na Sé de Évora.

Município de Avis junta Trabalhadores em Almoço de Natal

nataltrabaComo é habitual no mês de Dezembro, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Avis (CCDTCMA), em articulação com o Município de Avis, leva a efeito o seu tradicional Almoço de Natal.

O convívio entre os trabalhadores é a grande razão de ser desta Festa que, à semelhança de anos anteriores, terá lugar, hoje, às 13h00, no Pavilhão Multiusos, em Benavila.

Neste dia, para além da oferta da Festa de Natal, o Município vai conceder tolerância de ponto, a todos os trabalhadores.

Ainda, e porque o atual contexto económico das famílias se encontra marcado por uma grave recessão, com um corte generalizado dos salários, traduzido numa significativa redução dos seus rendimentos disponíveis, o Município de Avis entendeu conceder um cheque-prenda aos 62 filhos menores de 12 anos dos Trabalhadores e Eleitos do Município, e um outro às 218 crianças que, no ano letivo de 2012/2013, frequentam o ensino Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico das Escolas do Concelho, na perspetiva de que esta ação venha a constituir uma importante proteção do comércio local.