DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ASSINALADO EM ELVAS

DSC05165O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinala-se hoje, 3 de dezembro. A nível distrital, as comemorações da efeméride tem lugar em Elvas, no Centro de Negócios Transfronteiriço com um seminário sobre ““(d)eficiência e Qualidade de Vida”.

Entre as temáticas abordadas destaca-se , a importância das novas tecnologias para a pessoa com deficiência, envelhecimento e deficiência e autorepresentação para a inlcusão. Segundo João Carlos Laranjo, diretor distrital da Segurança Social de Portalegre, “o seminário pretente alertar a sociedade civil e unir as instituições para promover uma melhor resposta”.

Ver aqui a fotoreportagem

António Escarduça, presidente da APPACDM de Elvas, referiu que “o dia Internacional da Pessoa com Deficiência, é um dos mais importantes ao longo do ano, e que a importância deste seminário assenta na troca de imperções entre as intituições presentes”. O seminário insere-se no projecto “Plataforma Alto Alentejo XXI” e é promovido pela Plataforma Supra Concelhia do Alto Alentejo da Rede Social do Distrito de Portalegre.

Banco Alimentar: Distrito angariou 32 toneladas de alimentos

Banco1O Pólo de Elvas do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu mais de 7 toneladas de alimentos durante a campanha do último fim-de-semana. De acordo com Graça Mocinha, responsável pelo pólo, foram recolhidos7.645 quilos de alimentos. O balanço da campanha “é muito positivo”, ainda assim “insuficiente” até à próxima campanha a realizar em maio.

A Campanha de Recolha de Alimentos, em Elvas, contou com mais voluntários. No ármazem de Elvas estiveram 47 pessoas e cerca de 261 nos vários supermercados.

A nível distrital, o Banco Alimentar recolheu “32,300 quilos”, referiu José Bacharel, responsável pelo Banco.

“A quantidade recolhida é muito satisfatória, porém perante as necessidades que temos se fosse o dobro não seria demais”, referiu.

A Campanha do Banco Alimentar contra a Fome prossegue até ao próximo domingo, dia 9, nas superficíes comerciais através dos vales de compra ou on line em www.alimenteestaideia.com

 

Estremoz: trânsito cortado devido a obras

TransitocortadoA partir de hoje, dia 3 de dezembro, o trânsito será cortado em Estremoz devido a intervenções de pavimentação nas zonas do Bairro da Cobata e Bairro de Santo António.

Os moradores não devem estacionar as suas viaturas, nas zonas indicadas, até ao final das intervenções.

Autarquia de Alandroal condenada a pagar 900 mil euros

5RE_dsc01886O Município de Alandroal foi condenado a pagar cerca de 900 mil euros à massa insolvente da empresa Pavia, devido a uma divida que remonta o ano de 2001. 

São cerca de 500 mil euros de juros de mora que a autarquia terá de pagar. Os pagamentos, que tiveram início a 15 de Novembro deste ano, vão ser feitos através da retenção de 20% das transferências que o Estado faz mensalmente para o município.

Segundo o atual presidente daquele município, João Grilo (na foto) a atual situação da autaqruia “é muito complicada”, uma vez que  em junho deste ano foi declarada a “rotura financeira” do município.

Ouvir aqui João Grilo