O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinala-se hoje, 3 de dezembro. A nível distrital, as comemorações da efeméride tem lugar em Elvas, no Centro de Negócios Transfronteiriço com um seminário sobre “(d)eficiência e Qualidade de Vida.
Entre as temáticas abordadas destaca-se , a importância das novas tecnologias para a pessoa com deficiência, envelhecimento e deficiência e autorepresentação para a inlcusão. Segundo João Carlos Laranjo, diretor distrital da Segurança Social de Portalegre, “o seminário pretente alertar a sociedade civil e unir as instituições para promover uma melhor resposta”.
António Escarduça, presidente da APPACDM de Elvas, referiu que o dia Internacional da Pessoa com Deficiência, é um dos mais importantes ao longo do ano, e que a importância deste seminário assenta na troca de imperções entre as intituições presentes. O seminário insere-se no projecto Plataforma Alto Alentejo XXI e é promovido pela Plataforma Supra Concelhia do Alto Alentejo da Rede Social do Distrito de Portalegre.


O Pólo de Elvas do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu mais de 7 toneladas de alimentos durante a campanha do último fim-de-semana. De acordo com Graça Mocinha, responsável pelo pólo, foram recolhidos7.645 quilos de alimentos. O balanço da campanha “é muito positivo”, ainda assim “insuficiente” até à próxima campanha a realizar em maio.
A partir de hoje, dia 3 de dezembro, o trânsito será cortado em Estremoz devido a intervenções de pavimentação nas zonas do Bairro da Cobata e Bairro de Santo António.
O Município de Alandroal foi condenado a pagar cerca de 900 mil euros à massa insolvente da empresa Pavia, devido a uma divida que remonta o ano de 2001.