Chefe da Polícia de Badajoz encontrado morto

JosVereno

Juan José Venero (na foto), chefe da Polícia Local de Badajoz, em Espanha, foi esta manhã econtrado morto nas instalações da Polícia de Badajoz.

De acordo com a notícia publicada no diário “Hoy”, Juan Venero morreu com disparo de arma de fogo.

Segundo o jornal, o cadáver foi encontrado pelo segundo chefe daquela força de segurança, que deu o alerta. O caso está a ser investigado pelo Cuerpo Nacional de Policía.

 Foto do Jornal “Hoy”

Fronteira: Escola de Balonismo é hoje inaugurada

Balao2É hoje inaugurada em Fronteira o primeiro espaço de formação, do país, para pilotos de balões de ar quente, a Alentejo Sem Fronteiras – Escola de Balonismo/Clube.

Este novo espaço tem para oferecer, além da formação de pilotos de balões de ar quente, estágios de aperfeiçoamento para equipas de resgate. A formação vai ser constituida por uma componente teórica de mais de 106 horas e, no mínimo, mais de 20 horas de voo.

A inauguração da escola, que conta com o apoio do município de Fronteira, ocorre numa altura em que está a decorrer o 16.º Festival Internacional de Balões de Ar Quente – Elvas Património da Humanidade. Esta iniciativa teve início no sábado em Elvas, com a participação de cerca de 50 pilotos, oriundos de vários países da Europa, Brasil e África do Sul.

Pedreiras de Mármores são novo produto turístico no Alentejo

marmoreA Turismo do Alentejo, ERT apresenta a estratégia de promoção e comercialização do novo produto de touring cultural do Alentejo hoje, num seminário intitulado “Rota Tons de Mármore: o Produto”.

No decorrer da iniciativa – agendada para o Pavilhão de Eventos de Borba, a partir das 15 horas, e integrada na Festa do Vinha e do Vinho – os players do sector e o público em geral vão ficar a conhecer a primeira brochura temática da Rota Tons de Mármore, assim como o posicionamento online, a estratégia de marca e o plano de comunicação do produto.

Disponível a partir do início do próximo ano, a “Rota Tons de Mármore” tem como principal objetivo proporcionar aos visitantes uma experiência diferenciadora, através de um produto sustentado nos recursos endógenos e nos valores identitários e cuja dinâmica se estrutura na visita às pedreiras e às indústrias de transformação.

Refira-se que o projecto abrange a designada zona dos mármores, nomeadamente os concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa.

Elvas nas celebrações do Dia do IPP

Instituto_Politcnico_de_PortalegreA classificação de Elvas como Património da Humanidade vai estar em destaque nas comemorações do dia do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), na sexta-feira dia 26.

No âmbito da oração da sapiência, o professor Domingos Bucho, coordenador do dossiê da candidatura, vai proferir uma alocução subordinada ao tema “Elvas, Património Mundial da UNESCO: o significado da classificação”.

A sessão solene do Dia do IPP decorre no auditório dos Serviços Centrais daquele instituto.

Elvas: Museu de Fotografia assinala hoje 9º aniversário

MuseuFotoO Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas, assinala hoje o seu 9º Aniversário.

As comemorações têm início às 18.30 no auditório São Mateus, com a projeção do trabalho fotográfico sobre a cidade de Elvas “Chave do Reino e Património Mundial”, da autoria de João Carpinteiro, com a colaboração de Isabel Rodrigues Carpinteiro.

O momento musical fica a cargo do professor Luis Zagalo, diretor da Academia de Núsica de Elvas. Após as intervenções alusivas ao aniverário terá lugar a inauguração da exposição de pintura “Retrospetiva23 anos” da autoria de Joaquim Conceição, de Elvas, na sala de exposições temporárias.

O Museu além das salas de exposição, nomeadamente a sala da História da Fotografia, a sala do Colecionador e a sala da Coleção, dispõe também de zonas de receção e atendimento, um laboratório para revelação de fotografia a preto e branco, uma pequena zona de reserva e de tratamento de peças e uma pequena biblioteca vocacionada para a temática da fotografia.

A coleção que integra este núcleo museológico inclui um conjunto de câmaras fotográficas, das quais se destaca a que deu origem à referida coleção. João Carpinteiro iniciou esta coleção em 7 de Outubro de 1969 com oferta de uma “POCKET VEST KODAK” do ano de 1912, que se junta a tantas outras de grande interesse para a história da fotografia desde 1860 a 2003.

O Museu tem igualmente à disposição dos visitantes um Banco de Imagens que conta com cerca de 2750 fotografias digitalizadas de Elvas Militar, Religiosa, Monumental e de outras tantas atividades e eventos ligados ao Concelho.