Dia Mundial da Osteoporose assinalado com mensagem preventiva

OsteoporoseNum momento em que se assinala mais um Dia Mundial da Osteoporose, a Associação Nacional Contra a Osteoporose (APOROS), recorda que em cada 30 segundos uma pessoa na União Europeia sofre uma fratura e que um quarto dos doentes que apresentam uma fratura do colo do fémur morre no ano seguinte.

Segundo a presidente da APOROS, Viviana Tavares, “o envelhecimento populacional que se tem registado nos últimos anos e o peso económico que as fraturas representam na economia portuguesa, tornam determinante a prevenção da Osteoporose”. Em 2010, o peso económico das fraturas em Portugal foi de 592 milhões de euros, sendo o custo de cada doente internado com fratura da anca, em média de 6038 euros.

Num país cada vez mais “idoso”, onde a osteoporose já afeta mais de 800 mil pessoas, os encargos socioeconómicos associados à doença têm tendência a crescer. Além dos custos diretamente relacionados com a doença, existem ainda os custos inerentes à dependência dos doentes das suas famílias, uma vez que apenas 15 a 20% dos doentes em Portugal recuperam a atividade funcional que tinham antes da fratura da anca.

Além disso, 30% dos doentes que sofrem uma fratura de anca ficam dependentes de terceiros para realizar tarefas domésticas.