Sousel: I Jornadas Tauromáquicas dias 20 e 21 de Outubro

I_jornadas_taurinas_A3A Tertúlia Tauromáquica Nossa Senhora do Carmo de Sousel organiza nos próximos dias 20 e 21 de Outubro as Primeiras Jornadas Taurinas na Praça de Toiros Pedro Louceiro.

Numa altura em que a Tauromaquia foi declarada como Património Cultural Imaterial do Alto Alentejo, esta iniciativa pretende, não só promover esta forma de arte, como afirmá-la como uma das formas culturais mais enraizadas na região.

No Sábado realiza-se um Colóquio sobre “O Futuro da Tauromaquia” que conta com a presença de várias figuras conhecidas da Tauromaquia e o III Concurso de Cernelhas com a participação de mais de 12 Grupos de Forcados e demonstração de Pegas.

No Domingo há demonstração de Toureio a Pé e a Cavalo com a colaboração da Escola Taurina de Alter do Chão, dos Cavaleiros Manuel Comba, Hugo Carvalho e Andreia Oliveira e a apresentação do novo Grupo Forcados Amadores de Sousel.

Dia Mundial da Osteoporose assinalado com mensagem preventiva

OsteoporoseNum momento em que se assinala mais um Dia Mundial da Osteoporose, a Associação Nacional Contra a Osteoporose (APOROS), recorda que em cada 30 segundos uma pessoa na União Europeia sofre uma fratura e que um quarto dos doentes que apresentam uma fratura do colo do fémur morre no ano seguinte.

Segundo a presidente da APOROS, Viviana Tavares, “o envelhecimento populacional que se tem registado nos últimos anos e o peso económico que as fraturas representam na economia portuguesa, tornam determinante a prevenção da Osteoporose”. Em 2010, o peso económico das fraturas em Portugal foi de 592 milhões de euros, sendo o custo de cada doente internado com fratura da anca, em média de 6038 euros.

Num país cada vez mais “idoso”, onde a osteoporose já afeta mais de 800 mil pessoas, os encargos socioeconómicos associados à doença têm tendência a crescer. Além dos custos diretamente relacionados com a doença, existem ainda os custos inerentes à dependência dos doentes das suas famílias, uma vez que apenas 15 a 20% dos doentes em Portugal recuperam a atividade funcional que tinham antes da fratura da anca.

Além disso, 30% dos doentes que sofrem uma fratura de anca ficam dependentes de terceiros para realizar tarefas domésticas.

Degolados: Festa Jovem no Centro Polivalente

Festa_Jovem_degoladosNo próximo sábado dia 13 de Outubro, realiza-se uma Festa Jovem no Centro Polivalente de Degolados. Organizada pela União Futebol Degolados e o Tempo Para Dar, com o apoio do Delta Cafés, da Junta de Freguesia de Degolados e do Município de Campo Maior.

A iniciativa surge com o objectivo de angariar fundos para a União Futebol Degolados e para o projecto “Tempo para Dar”. A animação musical é da responsabilidade de DJ’s Xana, DJ’ João Miguel e DJ’ Pina.

A entrada é livre.