Évora: Igreja do Convento dos Remédios recebe Circuito de Música Antiga

coro_polifnico_eborae_mvsicaO Coro Polifónico Eborae Mvsica atua hoje, pelas 18 horas, na Igreja do Convento dos Remédios com um programa musical que tem como inspiração “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”.

O Coro Polifónico Eborae Mvsica foi criado em 1987, e interpreta sobretudo polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (sécs. XVI e XVII), sendo dirigido pelo Maestro Pedro Teixeira. O espetáculo musical insere-se no Circuito de Música Antiga, do Renascimento e do Barroco, integrado no projeto Oralidades.

Este projeto  realiza-se ao abrigo do Programa Europeu Cultura 2007-2013 e envolve uma parceria internacional entre os municípios de Évora, Idanha-a-Nova e Mértola (Portugal), Ourense (Espanha), Ravenna (Itália), Birgu (Malta) e Sliven (Bulgária), unidos num vasto programa de cooperação e intercâmbio cultural de forma a promover a partilha de linguagens, experiências músicais e artisticas dos diferentes parceiros. 
O Circuito de Música Antiga, do Renascimento e do Barroco é apresentado pela Câmara Municipal de Évora.

Festival da Canção: Filipa Sousa vai representar Portugal no Azerbaijão

filipasousaA música “Vida Minha”, interpretada pela cantora Filipa Sousa, venceu no sábado o Festival da Canção 2012, que teve este ano como tema dominante o Fado, Património Imaterial da Humanidade.

“Vida Minha” foi composta por Andrej Babic (música) e Carlos Coelho (letra) e interpretada por Filipa Sousa, que ficou conhecida com a participação no programa televisivo “Operação Triunfo” de 2007.

A canção vencedora, foi escolhida na noite deste sábado e irá competir numa das duas semi-finais do Festival da Eurovisão, a 22 ou 24 de maio em Baku, no Azerbaijão.

A final decorrerá a 26 de maio.

Ouvir aqui “Vida Minha”

Combustíveis voltam a subir e atingem máximos históricos

bomba_gasolina

As deslocações diárias dos portugueses vão ficar mais caras a partir desta segun


“Os aumentos serão superiores na gasolina do que no gasóleo, devendo em ambos os casos ser superior a um cêntimo”, adiantou uma fonte do sector.
da-feira, sendo esperado um novo aumento do preço dos combustíveis, como reflexo da cotação média da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.

Nos postos de abastecimentos dos quatro maiores gasolineiras, o gasóleo está já a apenas um cêntimo da barreira dos 1,50 euros, naquele que é o valor mais alto de sempre.

Já a gasolina vale 1,69€, o que também representa um máximo histórico.

Évora: “Móveis de Assento” em exposição na Galeria da Casa de Burgos

moveis_de_assento_cartaz“Móveis de Assento – Século XVIII – Coleção do Museu de Évora” é o mote para a exposição organizada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo e pelo Museu de Évora, inaugurada no próximo dia 14 de Março, pelas 18h00, na Galeria da Casa de Burgos, em Évora.

No âmbito desta exposição, terão ainda lugar na Galeria da Casa de Burgos o workshop “Conservação de Móveis”, no dia 11 de Abril pelas 17h30 e a conferência “Mobiliário de assento: rotina e encomenda”.

A iniciativa conta com o apoio da Comissão Vitivinicola Regional Alentejana e da Galeria de Móveis de S.Francisco – Museu do Marceneiro.

A exposição pode ser visitada de 2ª a 6ª feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30.

Semana Mundial do Glaucoma tem inicio hoje

SociedadePortuguesaOftalmologiaTem início hoje e prolonga-se até dia 17 de Março a Semana Mundial do Glaucoma.

Esta é uma doença que afecta mais de 106 mil portugueses e é a primeira causa de cegueira irreversível e evitável, em Portugal e no mundo.

Esta iniciativa que pretende alertar para a importância da vigilância regular para que a doença possa ser detectada precocemente é promovida pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e é aqui apresentada por Manuela Carvalho, oftalmologista e coordenadora do Grupo Português do Glaucoma daquela sociedade.

Ouvir aqui Manuela Carvalho

Município prepara Santuário da Enxara para a romaria da Páscoa

enxara_003O Município efetuou uma intervenção no Santuário da N. Sra da Enxara, de forma a preparar a romaria que todos os anos se faz àquele local por altura da Páscoa.

A intervenção pretendeu requalificar as infraestruturas da zona do campismo, assim como dar ao local uma maior facilidade de escoamento de forma a evitar a acumulação de água junto às fontes onde os campistas fazem o seu abastecimento de água.

Para além destes melhoramentos as bermas da estrada que dá acesso ao santuário foram limpas de forma a garantir o máximo de segurança a todos os que por ali circulam.