Vila Viçosa: 1º de Dezembro celebado com evocação histórica do cerco de 1665

Para celebrar o 1º de Dezembro, o Dia da Restauração da Independência, o Município de Vila Viçosa vai recuar, entre sexta-feira e domingo, até 1640 e à aclamação de D. João IV como Rei de Portugal, com a realização de mais uma evocação histórica do cerco daquela localidade.

Através de um conjunto de iniciativas, como um desfile histórico e arruadas, revela o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, pretende-se, por um lado, “transmitir aos mais novos a importância do 1º de Dezembro para o país”, mas também “recordar a data de 9 de junho de 1665 e perceber o cerco a Vila Viçosa”.

“Vamos ter um conjunto de iniciativas, como arruadas com a Sociedade Filarmónica União Calipolense, no dia 1; vamos ter um desfile histórico também; atividades a nível de acampamento militar no castelo; porque a ideia é recuperar aquilo que foi a data de 9 de junho de 1665, em que se deu o cerco de Vila Viçosa, portanto vamos fazer uma pequena evocação histórica sobre essa temática”, explica Tiago Salgueiro.

Numa programação que se estende até domingo, dia 3, a iniciativa conta com várias exposições, apresentações de livros e palestras. “Vamos ter algumas palestras sobre a Batalha de Montes Claros e, no dia 3, terminamos com a apresentação do livro “Dona Luísa de Gusmão”, de Isabel Machado”, adianta o vice-presidente.

As atividades vão decorrer entre o castelo de Vila Viçosa e o Salão Nobre dos Paços do Concelho, assim como nas instalações do CECHAP (Centro de Estudo de Cultura, História, Arte e Património). “Vamos ter muita animação nestas datas, sempre à volta do 1º de dezembro. Aquilo que queremos fazer é dar ênfase a esta questão e promover o papel de Vila Viçosa enquanto centro fulcral das guerras da restauração e também da nossa independência”, assegura Tiago Salgueiro.

Este conjunto de iniciativas é dirigido a toda a comunidade, seja residente ou turista, tendo o seu início às 10 horas de sexta-feira.