Fernando Fitas apresenta obra vencedora do Prémio Joaquim Pessoa em Campo Maior

O escritor campomaiorense Fernando Fitas apresenta amanhã, sábado, 18 de março, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior, a sua mais recente obra: “Um Corpo Sob o Pó”, vencedora da 4.ª Edição do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa.

Segundo o autor, este livro é composto por poemas dedicados ao tema da perda: a perda de amigos, de familiares e até da casa dos seus pais. O livro será também apresentado em Elvas, a 20 de maio, até porque as raízes de Fernando Fitas estão na cidade, por mais que tenha nascido em Campo Maior.

Também amanhã à noite, pelas 21h30, sobe ao palco do Centro Cultural de Campo Maior “Sementeira”, uma peça de teatro de homenagem ao escritor, da companhia de teatro “O Grito”, que serviu, há cinco anos, os 40 anos do lançamento do seu primeiro livro.

Na base desta peça de teatro estão textos de todas as obras de Fernando Fitas, publicadas até à altura da produção do espetáculo. “Conta uma história que tem muito a ver com a realidade do Alentejo, dos finais dos anos 50 e da década de 60, e também com o processo de migração, que ocorreu nesse período, designadamente para as grandes cidades, em particular para a cidade de Lisboa”, adianta.

O espetáculo, que teve antestreia em Salamanca, foi apresentado ainda em várias localidades da margem Sul do Tejo, mas entretanto surgiu a pandemia. “O grupo entendeu retomar agora o espetáculo e vai a Campo Maior pela primeira vez”, acrescenta Fernando Fitas.

Questionado sobre esta homenagem que lhe vai ser feita em Campo Maior, o escritor diz ter “um sentimento misto”, até porque, por um lado, é “avesso a esse tipo de coisas”, mas, por outro, acedeu com “agrado” ao convite que lhe foi feito pela vereadora São Silveirinha e pela biliotecária Fátima Gaminha, embora lembre que, durante cerca de 20 anos, esteve “vetado” de apresentar qualquer um dos seus trabalhos em qualquer espaço camarário de Campo Maior”.