Pulseiras do programa “Estou Aqui” podem “ajudar a salvar vidas”

A PSP tem em marcha a edição deste ano do programa “Estou Aqui!”, uma iniciativa que se traduz na distribuição de pulseiras que facilitam a sinalização de crianças desaparecidas entre os dois e os dez anos.

Com o aproximar do verão e do período de férias, estas pulseiras ganham especial importância, sendo que o programa tem como principal objetivo, depois de sinalizada a criança perdida, promover o seu rápido retorno à família.

No caso da criança portadora da pulseira se perder, qualquer adulto que a encontre apenas precisa de ligar 112 e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. Cabe depois à PSP tratar de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.

Por esta altura, a PSP, juntamente com a MEO, um dos parceiros do programa, tem procurado chamar a atenção dos mais pequenos, nas escolas, para os perigos que correm, sobretudo, nas férias.

Para o subcomissário da PSP de Elvas, Luís Matos, é importante fazer esta divulgação, até porque estas pulseiras “podem ajudar a salvar vidas”. “Se uma criança se perder, a pessoa que a encontra liga 112, basta dar o código que está inscrito na pulseira e esse código contém informações, seja dos pais ou do encarregado de educação, como contacto telefónico e morada, para que os pais se encontrem com a criança, numa esquadra ou no local em que ela estiver”, adianta o subcomissário.

As pulseiras, que são gratuitas, têm a validade de um ano. Para solicitar estas pulseiras, é necessário fazer um registo através do site do programa “Estou Aqui”, sendo que as pulseiras são entregues nas esquadras da PSP. “O código só é atribuído quando os pais se deslocam a uma esquadra. É apenas um código para cada criança”, refere ainda Luís Matos.