DPOC é incapacitante mas pode ser tratada

dpocA Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma doença respiratória muito incapacitante, mas que pode ser prevenida e tratada. Neste dia 18 de novembro, em que se assinala o Dia Mundial da DPOC, a Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas garante que cuidar da saúde respiratória é um processo de aprendizagem, que começa no dia em que se recebe o diagnóstico de DPOC.

Isabel Saraiva, presidente da Respira, garante que a principal causa da doença “é o tabaco. Cerca de 90 por cento das pessoas com DPOC são ex-fumadores. No entanto, há também determinadas profissões que apresentam risco elevados, como as minas, indústrias químicas, cabeleireiros, entre outros. E depois, também há um grupo de pessoas que tem problemas por viverem, de forma continuada, em contacto com o fumo das lareiras”.

Numa altura em que o país atravessa uma fase bastante complicada, devido à pandemia Covid-19, Isabel Saraiva alerta para a semelhança de sintomas “entre a DPOC e a Covid, como é o caso da falta de ar, dor no peito ou febre”.

De acordo com Isabel Saraiva, “é possível estagnar a doença mas a longo prazo pode haver uma dependência respiratória”.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) atinge um em cada dez adultos acima dos 40 anos de idade. O diagnóstico é feito através de espirometria, um exame simples que mede o fluxo de ar nos pulmões.