Faleceu Joaquim Bastinhas

BastinhasAlandroal.jpg

Joaquim Bastinhas faleceu ao fim da tarde de 31 de dezembro, em Lisboa, no Hospital da Cruz Vermelha. Tinha 62 anos e era natural e residente em Elvas.

O cavaleiro trauromáquico tinha sido internado, na primeira quinzena de novembro.

Numa enorme carreira, a sua última atuação foi em Elvas, no passado dia 22 setembro, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, perante o seu público.

Joaquim Manuel Carvalho Tenório nasceu em Elvas em 8 de março de 1956. Filho de Sebastião Tenório, cavaleiro e aficionado, de quem recebeu o “apelido” Bastinhas que o popularizou, cedo se interessou pela arte de tourear a cavalo, sempre tutelado pelo pai.

Em 1969, com 13 anos, apresentou-se no Campo Pequeno, em Lisboa. Dez anos depois, a 9 de setembro de 1979, em Vila Viçosa, fez a prova de praticante. Quatro anos mais tarde, em 15 de maio de 1983, na praça de touros de Évora, passou a cavaleiro de alternativa, concedida por José Mestre Baptista e tendo João Moura como testemunha.

A partir daí e durante mais de 35 anos, com valentia e arte, constrói uma carreira de grande popularidade junto dos aficionados portugueses, sobretudo. Com 115 corridas toureadas no Campo Pequeno, foi o cavaleiro com mais presenças na catedral do toureio equestre mundial. Com 24 alternativas concedidas, Mestre Joaquim Bastinhas foi o cavaleiro tauromáquico português que mais apadrinhou jovens talentos.

A tauromaquia portuguesa perdeu uma das suas grandes figuras. Nesta hora de grande tristeza, a Rádio Campo Maior apresenta os mais sinceros pêsames à família enlutada.

Número de nascimentos aumentou nos distritos de Portalegre e Beja

bebes.jpgO número de nascimentos, no ano de 2018, subiu a nível nacional e a acompanhar esta tendência surgem os distritos de Portalegre e Beja.

De acordo com os últimos dados do “teste do pezinho”, feito a praticamente todos os recém-nascidos, há uma subida de 1,4%.

Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o distrito de Portalegre registou uma subida de 9,7% e o distrito de Beja, uma subida de 4,5%.

No lado oposto aparece o distrito de Évora, onde a natalidade caiu -5,8%. sendo que o distrito de Évora continua a cair no que diz respeito ao nascimento de crianças.

A nível nacional, para além do distrito de Beja e Portalegre, os distritos que registaram uma maior subida a nível nacional são os distritos da Guarda com uma subida de 10,6%, Viana do Castelo com  9,7% e Santarém com uma subida de 4,6%.

Comissão Europeia abre candidaturas para interrail gratuito

AnaPereira.jpgA Comissão Europeia voltou a abrir candidaturas para o Interrail gratuito que este ano levou 15 mil jovens a descobrir a Europa.

O único requisito é que os jovens “completem os 18 anos até dia 11 de dezembro”, segundo Ana Pereira (na foto), do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo.

As candidaturas estão abertas a partir de hoje e até dia 31 de dezembro e as viagens podem realizar-se entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019.

Final do ano marcado por vaga de frio

Frio.jpgO final do ano vai ser influenciado por um anti-ciclone que está localizado a oeste-noroeste da península ibérica, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Nos dias 30 e 31 de dezembro e no dia 1 de janeiro, a região sul do país vai ser afetada por uma depressão em níveis altos.

De acordo com o IPMA, na zona do Alentejo as temperaturas serão bastante frias, as temperaturas máximas rondarão os 8º e 13º C, já as mínimas serão entre -1º e 3º C.

Preço da eletricidade vai baixar no mercado regulado

eletricidade.jpgA partir de janeiro, o preço da eletricidade vai descer 3,5% para os clientes do mercado regulado. A decisão final da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos foi divulgada no dia 17.

Esta medida vai ter um impacto de 1,15 milhões de clientes domésticos que estão no mercado regulado.

Esta revisão de tarifas acontece depois do Governo ter aprovado a transferência de 190 milhões de euros para abater o défice tarifário.

Deste montante total, quase 155 milhões são oriundos da Contribuição Extraordinária sobre o Sector Energético (CESE) e 35 milhões de euros da venda de licenças de emissão de dióxido de carbono (CO2).

Portugal no ranking dos piores países no tratamento aos idosos

RosaliaGuerraJunho2016.jpgPortugal foi considerado, pela Organização Mundial de Saúde, um dos cinco piores países no que diz respeito ao tratamento prestado aos mais idosos.

Rosália Guerra fala-nos do estudo em questão e o que deve ser alterado para que Portugal saia rapidamente deste ranking.

A nossa rubrica “Cuidar na Demência”, com Rosália Guerra do Gabinete Alzheimer Maior, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, para ouvir no nosso site.

Governo vai subir para 635 euros salário mais baixo da Função Pública

dinheiroNotas.jpgO Governo vai subir o salário mais baixo da Função Pública dos atuais 580 euros para 635 euros, eliminando os três níveis salariais mais baixos. O salário mínimo nacional em 2019 vai ser de 600 euros, pelo que este aumento representa uma subida de 35 euros a mais desse valor.

Esta atualização foi proposta aos sindicatos nas reuniões de negociação salarial que decorreram no Ministério das Finanças.

Prémio de jornalismo sobre vacinação

vacina_idosos.jpgA GSK – Glaxo Smith Kline vai atribuir, pela primeira vez em Portugal, um prémio de dois mil euros a um trabalho jornalístico de televisão, rádio ou imprensa, na área da vacinação.

As candidaturas, abertas até 22 de fevereiro de 2019, são válidas para trabalhos publicados entre os dias 24 de abril de 2018 e 22 de fevereiro de 2019.

A avaliação dos trabalhos terá em conta critérios como a coerência, a criatividade, a investigação desenvolvida, a relevância e a qualidade do trabalho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O júri deste prémio é constituído pelos pediatras Mário Cordeiro e Diana Moreira, Lenine Cunha, atleta paralímpico que sofreu de meningite na infância, e dois jornalistas representantes da Casa da Imprensa.

O Prémio de Jornalismo GSK Vacinas: a face visível da prevenção” pretende distinguir trabalhos jornalísticos na área da vacinação e contribuir para promover e incentivar iniciativas editoriais de órgãos de comunicação social, em língua portuguesa, nesta área.

A submissão da candidatura pode ser de natureza individual ou coletiva, devendo os jornalistas ter a carteira profissional válida. Apenas serão consideradas as candidaturas de participantes portugueses ou de cidadãos de outras nacionalidades, desde que estes residam em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

[/shc_shortcode]

Excessos Alimentares é o tema do “De Boa Saúde”

DrPintaoCarlosFalcato.jpgAs festas amontoam-se nos últimos dias do ano e a tradição dita que devem ser realizadas com parentes e amigos ao redor da mesa. Sem dúvida, a comida é um dos grandes protagonistas das reuniões natalícias, mas o abuso de determinados alimentos pode ser prejudicial para a saúde. Tendo isso em conta no programa “De Boa Saúde” desta semana o tema são os excessos alimentares. O médico Pintão Antunes deixa um conselho para a época festiva – depois das refeições dance ou faça uma caminhada.

Pode ouvir mais sobre excessos alimentares no programa “De Boa Saúde” desta semana.