Fragoso será o primeiro presidente da Eurocidade durante um ano

francisco_javier_fragoso.jpgO Conselho Plenário da Eurocidade Badajoz-Campo Maior-Elvas (EUROBEC)  está convocado para 26 de setembro para Badajoz e Francisco Fragoso (na foto) será o primeiro presidente da Eurocidade e Nuno Mocinha e Ricardo Pinheiro os vice-presidentes.

Os três autarcas reuniram pela primeira vez ontem no Ayuntamiento de Badajoz após a oficialização da criação da Eurocidade, tendo discutido as prioridades para a região, sendo o Turismo a prioridade número um.

O plano de atividades terá um orçamento de 968.500 euros, com a participação financeira de 723 mil euros de Badajoz, 134.500 euros de Elvas e 111 mil de Campo Maior.

A EUROBEC terá comparticipações do FEDER, através do Interreg V-A Espanha-Portugal (Poctep) 2014-2020.

Tarifas da água mais caras na maioria dos municípios com concessões

AguaTorneira.jpgEncontrar um fio condutor no cálculo das tarifas cobradas na fatura da água é um quebra-cabeças. O consumidor é penalizado com tarifas elevadas no abastecimento. Entre os 15 municípios mais caros, 14 pertencem a concessões.

A jurista da DECO, Mara Constantino, refere que a esmagadora maioria dos municípios com as tarifas de abastecimento de água mais elevadas têm contratos de concessão com entidades gestoras. Tais cláusulas, muitas vezes, prevêem consumos futuros de água que dificilmente se concretizarão, pela desproporção da estimativa. O consumidor acaba por pagar um preço alto para compensar as previsões economicistas irrealistas.

Nem todas as parcelas da fatura contribuem da mesma forma para o montante a pagar, pois cada serviço assume um peso diferente. A diversidade das formas de cálculo e dos valores distintos aplicados, que resultam em totais mensais muito diferentes, complicam ainda mais o cenário das tarifas da água.

Se quiser saber em que ponto se encontra o seu municipio pode consultar o site da DECO em www.deco.proteste.pt.

Oiça as declarações nos noticiários.