Projeto “Uma Árvore pela Floresta” no “Ambiente em FM” de hoje

NunoSequeria2016O projeto “Uma árvore pela floresta” resulta de uma parceria entre a Quercus e os CTT e vai este ano na sua terceira edição.

Nuno Sequeira, da Quercus, revela: “esta é uma campanha que tem tido bastante sucesso, na nossa opinião, e que pretende dar uma contribuição para a florestação dos terrenos que foram afetados pelo grande flagelo nacional que são os incêndios florestais. Ao longo destas duas primeiras edições já foram plantadas cerca de sete mil árvores de espécies autóctones”.

A compra da árvore de papel deve ser feita nas lojas CTT: “basta dirigirem-se a qualquer loja dos CTT aderentes e com uma contribuição que são três euros está a contribuir para que uma destas árvores autóctones seja plantada nos terrenos afetados pelos incêndios”.

Existe também a possibilidade de, através de um código, seguir a árvore comprada e saber onde foi plantada.

Esta é o tema da edição desta semana de “Ambiente em FM”.

Ouvir aqui “Ambiente em FM”

“À Conversa Com” Sara Serrano

ChurrasqueiraBuffetCampoMaior2016A churrasqueira Take Away e o restaurante Buffet reabriram, recentemente na zona industrial de Campo Maior. Frango assado, grelhados, saladas, acompanhamentos e doces são alguns dos produtos que os clientes podem encontrar neste espaço.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

A proprietária Sara Serrano revela “ para além do take away, e restaurante buffet temos um novo serviço para os nossos clientes: serviço de bar. O bar foi uma boa escolha, a zona industrial de Campo Maior não tinha grande variedade em termos de restauração e cafés e os nossos clientes podem encontrar agora o bar num espaço amplo com os produtos que já conhecem”.

Sara Serrano afirma “a ideia de ter um estabelecimento no ramo da restauração, era um sonho antigo do meu marido e meu também. Temos tido uma grande adesão dos campomaiorenses, elvenses e também dos vizinhos espanhóis. As nossas principais características são a qualidade e servir sempre o melhor de forma a que os clientes fiquem satisfeitos e voltem sempre”.

A churrasqueira Take Away e o Buffet situam-se na zona industrial de Campo Maior e funcionam de terça-feira a domingo, com buffet livre e bebidas à carta.

Motos com inspecção obrigatória a partir de outubro

Motos2016Os motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada igual ou superior a 250 centímetros cúbicos vão passar a ir à inspeção. Cada inspeção custa cerca de 15 euros e recai sobre os medidores de velocidade, travões, elementos de identificação dos veículos e luzes.

A Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel adianta que as motas vão passar a ir à inspeção a partir de outubro visto que cerca de metade dos centros de inspeção existentes em Portugal Continental estão preparados com linhas adequadas à verificação das boas condições de funcionamento e de segurança dos motociclos.

Paulo Pires, inspetor no Centro de inspeção de veículos de Elvas, adianta: “em Elvas, já temos os equipamentos necessários montados mas acredito que esta medida só avance em princípio de 2017 e que só estará a funcionar no próximo ano. Para já, não podemos adiantar muito, não há regulamentação pronta para as motas e os inspetores ainda não tem formação adequada. Tudo o que seja um serviço obrigatório, não é do agrado dos cidadãos, é mais uma medida imposta pelo estado e será mais uma despesa, são mais uns itens que vamos ver nas motas e que podem não estar de acordo com a legislação”.

A medida legislativa prevista desde 2012 obriga à inspeção de motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada igual ou superior a 250 centímetros cúbicos. Estima-se que cerca de 80 mil veículos fiquem sujeitos à inspeção.

Ford Fenix apresentado em Elvas

FordFenixO novo modelo “Ford Fenix 2M EV01”, uma aquisição da “Hope & Faith Lda.”, foi apresentado ao público ontem, dia 25, no Parque da Piedade, em Elvas.

O “Fenix”, foi e idealizado por Manuel Brotas e António Martinez, foi construído totalmente em Elvas e é detentor de 2 motores, um na frente e outro central, num projeto que ronda os 48 500 euros.

Manuel Brotas adianta “em abril de 2011 fui abordado pelo meu amigo António Martinez para refazer a equipa e o Ford Fenix Proto e voltar a competir. Depois de pensar seriamente na proposta, a qual decidi aceitar, decidimos criar a “Hope & Faith Lda” e construir a partir do carro que já tínhamos, um novo protótipo que teria o nome de “Ford Fenix 2M EV01″. O carro que iria ter 2 motores, um à frente e outro central, já estava na minha cabeça desde 1992”.

Segundo Manuel Brotas, “o projeto arrastou-se por cinco anos uma vez que todo o trabalho foi efetuado aos fins-de-semana, e em alguns dias da semana entre as 21 horas e as 2 horas da madrugada, tendo sido consumidas por este protótipo mais de seis mil horas de trabalho”.

Noticias da Manhã de segunda-feira, dia 26

noticias_RCM.pngNotícias da manhã de segunda-feira, dia 26, na Rádio Campo Maior, numa edição de Sandra Canhoto.

– Centro de Ciência do Café aposta na comunicação e missão científica;

– Iberocio tem início hoje nos pavilhões da IFEBA em Badajoz;

– Exposição de escultura “A Culpa não é minha” do artista João Pedro Vale patente em Monforte;

– Ano de 2016 foi o melhor em termos turísticos para o Alentejo;

– Candidaturas ao Prémio Fluviário de Mora 2016 terminam no final deste mês;

e Quercus lança petição pública para criar legislação que vise a proteção dos carvalhais portugueses.