A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, durante o dia de hoje, dia 7, em todo o território nacional, as ações de controlo de velocidade, projetando todos os equipamentos de controlo de velocidade (móveis e fixos) para as vias onde as infrações por excesso de velocidade são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação.
Em 2016, foram controlados até à data, 5,6 milhões de condutores, dos quais mais de 107 mil circulavam em excesso de velocidade.
No distrito de Portalegre foram registados 979 condutores em excesso de velocidade, este ano, enquanto que em 2015 esta força de segurança contabilizou cerca 3160 condutores em excesso de velocidade.
No que diz respeito ao distrito de Évora, em 2016, foram fiscalizados 3037 condutores em excesso de velocidade e em 2015 há cerca de 3436 registos de excesso de velocidade.
Comparativamente com igual período do ano anterior, em que se registaram mais de 130 mil veículos em infração, uma diminuição de aproximadamente 20% do número de viaturas detetadas a circular em excesso de velocidade.
Sendo o excesso de velocidade uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave em Portugal, a par da condução sob a influência do álcool e da não utilização dos sistemas de retenção, a GNR tem intensificado as ações de controlo destas matérias no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas.