União Europeia com candidaturas abertas para voluntariado

AnaPereiraA União Europeia tem aberto o período de candidaturas para voluntariado em zonas mais carenciadas.

Na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, Ana Pereira, do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo, revela que as áreas mais procuradas são “as engenharias, a contabilidade e educação”.

Ouvir aqui “Espaço Europa”

Para mais informações, os interessados podem consultar o site www.eseelvas.pt/europedirect.

Marcos Bastinhas hoje na corrida TV no Campo Pequeno

CampoPequeno25AgostoA quinquagésima edição da Corrida TV realiza-se esta quinta-feira, 25 de agosto, no Campo Pequeno, em Lisboa. Trata-se da corrida de toiros de maior tradição e antiguidade ligada a um Órgão de Comunicação Social.

Do cartel da corrida fazem parte os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e Marcos Bastinhas. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Santarém e do Aposento da Moita, cujos cabos, respetivamente João Grave e José Maria Bettencourt, se estreiam nessas funções no Campo Pequeno.

Será lidado um curro de toiros da ganadaria Murteira Grave.

A corrida será antecedida pela atuação do grupo musical ‘Sangre Ibérico’.

James Morrison e Ana Moura no Festival do Crato

FestivalCratoCompletoJames Morrison, Ana Moura e Átoa atuam hoje no Festival do Crato.

José Correia da Luz, presidente da câmara municipal do Crato, destaca a prestação da fadista portuguesa de espetáculo em espetáculo: “Ana Moura é uma grande artista portuguesa e destaca-se não apenas como uma grande fadista mas também como uma grande entertainer. Depois, para acompanhar a Ana Moura temos os Átoa. No afterhours temos o Dj Wilson Honrado”.

O Festival do Crato decorre até dia 27 de agosto e conta com uma vasta rede de autocarros para transportar os visitantes de várias localidades do distrito de Portalegre até à vila do Crato.

 

Descida em canoa e kayak, na Ribeira de Seda (Avis) no dia 27 de agosto

canoagem

Descida em canoa e kayak tem início na descarga da Barragem do Maranhão, e termina junto à ponte de acesso à povoação de Cabeção (Ponte da Ordem). O percurso será de nível médio/baixo, com uma duração de cerca de 3 horas, e decorre por locais de interesse paisagístico e ambiental.

Serão  ainda realizadas atividades de observação de fauna e flora, assim como abordadas temáticas relacionadas com a educação ambiental.

Durante o percurso existirá uma presença permanente de elementos da organização, estando a concentração de início da atividade marcada para as 08:00 horas, junto ao Clube Náutico de Avis.

As inscrições, gratuitas, estão abertas a todos os interessados até ao dia 26 de agosto, sendo as mesmas limitadas ao número máximo de embarcações existentes. A inscrição inclui o seguro e o material mínimo indispensável à realização da atividade (embarcação, pagaia e colete).

As inscrições devem ser feitas para os e-mails portalegre@quercus.pt ou quercus.portalegre@gmail.com ou através de contacto telefonico para o  96 010 70 80 ou 93 778 84 74). Para a inscrição ser válida devem ser enviados os dados nome completo, data de nascimento, número de documento de identificação e contacto telefónico directo.

A descida em canoa e kayak, na Ribeira de Seda, em Avis no dia 27 de agosto é organizada pelo Núcleo Regional de Portalegre da Quercus em parceria com o Centro Cultural de Figueira e Barros e o Município de Avis.

 

Efeitos da seca sem proporções dramáticas nas explorações agrícolas de Portalegre

SecaAlentejoOs efeitos da seca nas explorações agrícolas e nas explorações com criação de gado no Alto Alentejo ainda não atingiram proporções dramáticas.

A Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre não tem recebido queixas dos agricultores e a maior parte das explorações estão preparadas para dar de beber aos animais e para regar.

Fermelinda Carvalho, presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP) adianta: “ não é normal que chova nesta altura mas este foi um ano em que não choveu muito, as reservas estão em baixo e é necessários que a chuva regresse no início de setembro. Para já, as culturas não estão em risco, está tudo assegurado mas em termos de reservas de água é um ano difícil e se a chuva não vier no início se setembro os problemas dos agricultores vão complicar-se”.

Neste momento o maior desejo dos agricultores é que no próximo mês a chuva se faça sentir e reponha as reservas de água, para que a situação não chegue à verificada no Baixo Alentejo, uma das regiões que se encontra em situação de seca fraca segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Notícias da manhã de quinta-feira, dia 25

noticias_RCMNotícias da manhã de quinta-feira, dia 25, na Rádio Campo Maior numa edição de Sandra Canhoto

Ouvir aqui notícias da manhã

Temas em destaque:

– Clubes de verão da Câmara Municipal de Campo Maior terminam amanhã;

– Efeitos da seca sem proporções dramáticas nas explorações agrícolas de Portalegre;

– 1700 recebem a e-fatura da Aqualia em Portugal;

e James Morrison, Ana Moura e Átoa atuam hoje no Festival do Crato.