Atropelamentos matam duas pessoas no distrito de Portalegre no primeiro semestre

gnrA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou, nos primeiros seis meses de 2015 e de 2016, em todo o território nacional, mais de 3 200 atropelamentos, tendo sido registadas nos dois períodos 49 vítimas mortais, correspondendo a 14% do total das mortes em acidentes rodoviários registados na área de responsabilidade da GNR.

No primeiro semestre de 2016, foram registadas 24 mortes, 94 feridos graves e 791 feridos leves, num total de 1 700 atropelamentos. Em termos comparativos, com o período homólogo de 2015, registaram-se mais acidentes (1 522), mais feridos graves (83) e leves (725), porém, com menos uma morte (25).

No distrito de Portalegre, registaram-se este ano 29 acidentes, dois mortos, cinco feridos graves e seis feridos leves.

Os atropelamentos ocorrem muitas vezes por distração, tanto do condutor como do peão. De salientar que as crianças e os idosos constituem os grupos mais vulneráveis, sendo por isso as principais vítimas de atropelamentos.

Desta forma, para prevenir a ocorrência de atropelamentos, a GNR aconselha, aos condutores, redobrar a atenção nas vias habitualmente utilizados pelos peões para passagem, mesmo fora das zonas definidas para esse efeito; em zonas urbanas ou residenciais, reduzir a velocidade para um nível que permita imobilizar o veículo no caso de necessidade; quando se aproximar de uma passadeira, existindo qualquer peão próximo, mesmo que este ainda não esteja a atravessar, reduzir a velocidade e preparar–se para parar; ao parar junto de uma passadeira, imobilizar o veículo suficientemente afastado desta por forma a facilitar a visão do peão para outros condutores e a facilitar a visão dos condutores para o peão e durante a condução, não realizar atividades que provoquem distração, a exemplo da utilização do telemóvel.

Aos peões a força de segurança aconselha caminhar pelos passeios ou, na sua ausência, pelas bermas; nas bermas, caminhar no sentido contrário ao dos veículos e o mais afastado possível da faixa de rodagem; atravessar nas passagens para peões sempre que existam; quando não existem passagens para peões, atravessar pelo lugar mais seguro, a direito, depressa mas sem correr; não atravessar entre viaturas estacionadas, pois os condutores não estão à espera que apareça um peão; quando caminhar junto à estrada, sobretudo durante a prática desportiva, usar vestuário de cores vivas para uma maior visibilidade; à noite, levar material retrorrefletor; antes de atravessar, sempre que possível, estabelecer contacto visual com os condutores e tomar especial cuidado ao atravessar as vias, olhar para ambos os sentidos antes e evitar realizar atividades distrativas, a exemplo do envio de mensagem, consulta das redes sociais no telemóvel.

22º circuito de BTT do Alto Alentejo

BTTAltoAlentejo2016

O 22º circuito de BTT do Alto Alentejo tem início este domingo, dia 21, em Chança, no concelho de Alter do Chão.

Carlos Nogueiro, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, refere que este circuito “é o mais antigo do país. A 22ª edição contém cinco provas, caracterizadas por pertencerem a uma modalidade olímpica, o cross country, vão desenvolver-se em Alter do Chão, Gavião, Castelo de Vide, Avis e Portalegre”.

O número de atletas por prova “ronda os 300 atletas, à semelhança de anos anteriores”, sublinhou.

O 22ª circuito de BTT do Alto Alentejo é organizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

4ª edição do Jardim de Papel termina amanhã, em Campo Maior

JardimDePapel2016BA 4ª edição do Jardim de Papel termina amanhã, dia 21, em Campo Maior. 

A nossa reportagem foi até ao Jardim Municipal, que tem quatro troços enfeitados com flores de papel, e falámos com aqueles que participaram na confeção e enfeite dos troços. 

Maria Quinta engalanou o troço do comendador para receber os campomaiorenses e os visitantes e revela: “já tinha trabalhado nos três anos anteriores para outro troço, este ano apanhei este troço e consegui levar o meu projeto para a frente, ficou diferente, como eu queria, e é a prova que com imaginação tudo se consegue. Este ano trabalhei as palmeiras e as flores dos arranjos são flores inventadas por mim, para além disso, gosto muito de ir aos pormenores. Este ano noto mais aderência e mais pessoas do que nas edições anteriores, acho que este ano o Jardim de Papel está espetacular, a cultura de um povo não pode ficar para trás e temos que continuar a dar valor às flores de papel tão características do povo de Campo Maior”.JardimPapel2016

João Manuel Cardoso, do grupo do Coreto, afirma: “tenho participado em todas as edições, desde pequeno que conheço as flores de papel e estou habituado a esta tradição. Ainda me lembro de como eram as festas antigamente e este ano eu e o meu grupo decidimos compor o coreto num género de jardim, eu elaborei o desenho e as cores e as flores foram escolhidas pelos meus colegas. Neste espaço estão milhões de torcidos e muitas horas de trabalho do grupo do Coreto”.

Hoje, dia 20, atuam no Jardim Municipal, os Maxi pelas 22 horas e das 20 horas às 4 horas da madrugada há Country Side Moments com o Dj Rebel Dolls.

“Elvas Fora D’Horas” decorre dia 3 de setembro

ElvasForaDHorasA Associação Empresarial de Elvas (AEE) vai organizar no dia 3 de setembro, sábado, a iniciativa “Elvas Fora D’Horas”. O evento conta com a abertura do comércio tradicional das 19 horas à uma da manhã, período durante o qual se vão realizar diversas atividades na rua.

O projeto pretende atrair visitantes e clientes à zona histórica de Elvas dinamizando o comércio tradicional elvense.

O evento vai decorrer na Rua da Feira, Rua da Cadeia, Rua da Carreira e Praça da República.

“O que vamos comer” de 15 a 19 de agosto

O_que_vamos_comer“O que vamos comer” nasceu como uma proposta diferente de preparar receitas diversas.

A Rádio Campo Maior pretende, assim, dar ideias para o seu dia-a-dia.

Eis algumas das receitas que lhe apresentámos esta semana:

– Bacalhau gratinado com espinafres e cobertura crocante;

– Bolo simples de coco e iogurte;

– Bolinhos de atum;

– Pão de sésamo;

– e tarde de abóbora.

Ouvir aqui “O que vamos comer”

Futebol Clube Mosteirense recebe Amigos de São Brás dos Matos

AmigosSBras19Agosto

O Estádio Municipal Francisco Palmeiro, em Arronches, recebe hoje, dia 20, um jogo de futebol entre o Futebol Clube Mosteirense e os Amigos de São Brás dos Matos, da Mina do Bugalho, do concelho de Alandroal. 

O jogo particular tem início pelas 18 horas e trata-se de um encontro de várias estreias, uma vez que é a primeira vez que as duas equipas se encontram apesar de alguns jogadores do FC Mosteirense já terem vestido a camisola canarinha do grupo da Mina do Bugalho. Este é também o primeiro encontro da equipa do concelho alandroalense no concelho de Arronches. 

Este jogo é o segundo encontro da época 2016/ 2017 da equipa dos Amigos de São Brás dos Matos.

 

Exposição “Terras e Gentes” no Museu Municipal de Portalegre

CartazTerrasGentes

A exposição de pintura “Terras e Gentes”, da autoria de Manuel Fé Santos, está patente no Museu Municipal de Portalegre até 30 de setembro. 

Nascido em Portalegre em 1933, Manuel Fé Santos sempre se sentiu atraído pela pintura,  no entanto, só se dedicou plenamente a esta arte após a reforma, altura em que frequenta um curso na Sociedade Nacional de Belas Artes. 

Expondo desde 1999, realizou já cerca de 70 exposições individuais e colectivas por todo o País, com particular incidência no seu Alentejo natal. Vários trabalhos seus estão incluídos em coleções particulares e organismos do Estado. 

Esta exposição estará patente ao público na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Portalegre até 30 de setembro.

MAXI hoje no Jardim de Papel

JardimPapelAte21Agosto2016Os MAXI atuam esta noite no Jardim de Papel, em Campo Maior, com um espetáculo musical que conta com a presença da banda e de bailarinas.

O espetáculo está previsto para as 21.30 horas na Avenida Humberto Delgado, junto ao ciclo.

O Country Side Moments continua entre as 20 e as 4 da madrugada com atuação da dupla de DJ Rebel Dolls, nomeadas para os WAV Awards Melhor DJ Nacional e Melhor Dupla de DJ’s.