Transporte de alimentos no “De Boa Saúde” desta semana

DrPintaoECarlosFalcatoAntigamente, os trabalhadores rurais levavam o almoço para o campo no tradicional tarro. Depois passou a utilizar-se o alumínio. Hoje em dia, a alimentação é transportada em embalagens de plástico.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, Carlos Falcato e o Dr. Pintão Antunes falam sobre esta questão uma vez que, de acordo com investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, os alimentos podem ser uma fonte de material tóxico.

Ouvir aqui “De Boa Saúde”

GNR reforça prevenção e vigilância nas florestas

GIPSEm resultado do elevado número de incêndios que se regista atualmente em Portugal, sobretudo na zona norte do país, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deu orientações internas para que todo o dispositivo reforce as ações de patrulhamento e vigilância das zonas florestais, no sentido de identificar e prevenir comportamentos de risco associados à ocorrência de incêndios florestais. As atividades humanas, negligentes ou dolosas, constituem as principais causas dos incêndios florestais em Portugal.

A GNR apela a que todas as pessoas possam contribuir para essa mesma prevenção e vigilância, abstendo-se de praticarem atividades consideradas de risco, como a realização de fogo junto a áreas florestais, e fornecendo informações aos militares da GNR de atividades que levem à ocorrência de incêndios, que fazem perigar a vida de muitas pessoas e colocar em causa o património de muitas mais.

Desde o início do ano foram já identificas 276 pessoas e detidas sete por suspeita do crime de incêndio. Para além dos militares do dispositivo territorial, a GNR participa nas atividades de combate em primeira intervenção aos incêndios florestais, através dos militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS).

Campanha de recolha de latas em Campo Maior

LatasCampoMaiorJulho2016

Campanha de recolha de latas para apoiar as obras de restauro do Convento da Ordem da Imaculada Conceição de Campo Maior. 

As Madres de Ordem da Imaculada Conceição de Campo Maior, convidam a população a guardar as latinhas e entregar no convento.

Pode entregar latas de bebidas, salsichas, atum, e embalagens metálicas de produtos alimentares, caricas, tampas metálicas, latas de spray e todas as embalagens metálicas. 

As latinhas serão recicladas e o valor gerado serve para custear as obras do Convento da Ordem da Imaculada Conceição de Campo Maior.

Adega Mayor assinala início das vindimas com Experiência Vindima Mayor

VindimaMayorA Adega Mayor, referência nacional vitivinícola do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, assinala este ano o início das vindimas com o lançamento da Experiência Vindima Mayor. Esta iniciativa é uma oferta de enoturismo que pretende dar a oportunidade a todos os visitantes de conhecer os segredos da apanha da uva e da sua transformação em vinho, assim como visitar a adega e realizar um workshop vínico, em Campo Maior.

Tiago Correia, gestor de enoturismo da Adega Mayor, refere: “ as pessoas têm cada vez mais vontade de conhecer as adegas e participar nos processos e a nossa ideia com a iniciativa Vindima Mayor é que as pessoas venham conhecer a Adega Mayor e compreender mais de perto o que é uma vindima”.

Durante todo o mês de Setembro, de segunda-feira a sábado, a Adega Mayor convida os interessados a usufruir de um programa especial de vindimas e ficar a conhecer o processo mais delicado na produção de vinhos.

Tiago Correia afirma: “os interessados devem inscrever-se com 48 horas de antecedência, para que nós possamos ter o dia formado, de segunda a sábado, desde o início do mês e até ao dia 31 de setembro. Esperamos que seja mais um sucesso da Adega Mayor, queremos envolver toda a comunidade que se desloque ao Alentejo e a Campo Maior”.

 

O programa Experiência Vindima Mayor tem início com um passeio pela vinha, seguido da projeção de um filme no auditório da Adega Mayor sobre a história desta Adega desenhada pelo Arquiteto Siza Vieira e a produção dos vinhos desta referência alentejana. Segue-se uma visita às zonas de vinificação e à sala de barricas e a passagem pelo Espelho de Água.

No final da visita, é realizada uma prova cega de seis vinhos e degustação dos Azeites de Selecção Mayor, onde os participantes podem experimentar algumas iguarias regionais e perceber de que forma combinam melhor com cada um dos vinhos em prova.

Degolados vai ter um Parque Temático sobre a água

FlorivalCirilo2016Vai ser concluída este mandato, a construção de um Parque Temático sobre a água em Degolados, no concelho de Campo Maior.

Florival Cirilo, presidente da junta de freguesia de Degolados revela: “vai ser concluído este mandato um parque temático sobre a água, que vai ser não só ser um cartão de visita para a nossa localidade, como um espaço agradável para as crianças e os demais habitantes de Degolados. Esta nova construção vai ficar localizada logo à entrada de Degolados do lado esquerdo e os espaços verdes ficam sempre bem nas localidades”.

O Parque Temático sobre a água vai ser concuído ainda este mandato, em Degolados.

Missionárias da Verbum Dei organizam semana de férias

CampoMaiorFerias2016As Missionárias da Verbum Dei organizam uma semana de férias, de 28 de Agosto a 4 de setembro, em Campo Maior.

Podem inscrever-se nesta iniciativa que promete ser inesquecível, crianças dos 11 aos 15 anos de idade. A organização desafia ainda os interessados em participar nesta semana de férias a trazerem um amigo consigo.

Os interessados em participar devem inscrever-se através do email c.mais.campo@gmail.com e indicar o seu nome, idade, área de residência , nome do encarregado de educação e telefone e email do responsável.