O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, esteve hoje em Campo Maior, num encontro que serviu para analisar a situação ocorrida na madrugada do passado dia 25 de julho, no Quartel dos Bombeiros Voluntários da vila.
Em declarações à Rádio Campo Maior referiu que esta visita pretende mostrar a solidariedade do Governo para com as entidades envolvidas no episódio. A minha intenção quando vim a Campo Maior não foi trazer soluções. A minha intenção é pedir a todos que estejam tranquilos. Na nossa opinião isto não passou de um episódio.
Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, refere que a câmara vai estar atenta para que este tipo de situações não volte a acontecer. Gostava também de destacar a sensibilidade do Governo e do Secretário de Estado em relação ao episódio que aconteceu na madrugada do dia 25 em Campo Maior. Nesta reunião foram analisadas todas as situações e vamos, em conjunto com a GNR e com o comprometimento total do Tenente Coronel Belchior e do Capitão Godinho, repor os valores e os deveres que uma sociedade deve ter. Se esta situação se repetir, temos que voltar a reunir e não permitir que este tipo de situações volte a acontecer.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Miguel Carvalho, faz o balanço da reunião: infelizmente tenho que ficar satisfeito porque esta reunião aconteceu porque tivemos problemas graves. Por outro lado, é de louvar esta aproximação com o Governo e o comportamento que o Presidente da Câmara teve connosco. Está mais que provada toda a preocupação que as entidades têm com os bombeiros de Campo Maior.
Em termos de segurança, a vila de Campo Maior é da responsabilidade da Guarda Nacional Republicana (GNR). O Tenente Coronel Belchior, do Comando Territorial de Portalegre da GNR, considerou a reunião bastante proveitosa. Quanto à questão do reforço de segurança, nós temos sempre esse anseio, em todos os concelhos do distrito, mas os meios são limitados. No entanto, o Tenente Coronel referiu que o concelho de Campo Maior é, neste momento, o que tem mais efetivos na sede de concelho, quer o efetivo do Posto Territorial quer o efetivo dos elementos de intervenção que praticamente todos os dias estão presentes.
O Tenente Coronel garantiu ainda que a GNR faz de tudo para que o sentimento de segurança esteja sempre presente junto das populações.
Recorde-se que no dia 25 de julho dois elementos dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior foram agredidos por um grupo de cerca de 28 elementos que vandalizaram as instalações.