Florestas Tropicais no “Ambiente em FM”

NunoSequeiraVerao2016As florestas tropicais são o tema da edição desta semana do programa “Ambiente em FM”,  na Rádio Campo Maior, com Nuno Sequeira (na foto), presidente do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus.

Ouvir aqui “Ambiente em FM”

Nuno Sequeira refere, “as florestas tropicais desempenham um papel fundamental para o planeta Terra e desempenham funções vitais para toda a humanidade visto que, são o nosso maior depósito de biodiversidade. Segundo a Green Peace cerca de 80% das florestas foram degradadas ou destruídas, uma situação que provoca problemas como a extinção de várias espécies animais e plantas”.

Volta a Portugal em bicicleta regressa ao Alentejo

CiclismoA Volta a Portugal está de regresso ao Alentejo.

A 78ª edição da mais importante prova velocipédica em Portugal regressa às estradas alentejanas após vários anos de interregno.

A partida da penúltima etapa vai acontecer em Alcácer do Sal, numa tirada com ligação a Setúbal e com passagens em Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

A edição deste ano da Volta a Portugal realiza-se entre 27 de julho e 7 de agosto.

Pré-época do Sporting em Badajoz

desportoRCM1A pré-temporada do Sporting prevê a realização em Badajoz de um dos nove jogos de preparação dos leões, no arranque da temporada 2016/17: trata-se de um encontro com os espanhóis do Villarreal, a 26 de julho (terça-feira), na disputa do Troféu Ibérico. Após várias interrupções, assim se revive uma prova com cinco décadas, que começou por ser disputada no final das temporadas, com presenças de equipas de Portugal e Espanha, entre outras.

De regresso a Portugal e antes da vinda a Badajoz, a equipa de Jorge Jesus faz a apresentação em Alvalade, a 23 de julho, perante os franceses do Lyon.

Depois de Badajoz, o Sporting tem mais três compromissos: a 30 de julho em Lisboa, com os alemães do Wolfsburgo, para o Troféu Cinco Violinos; a 4 de agosto no Algarve, diante dos sevilhanos do Bétis, naIbéria Cup; e, por fim, no dia seguinte e também em solo algarvio, o Sporting fecha a pré-época perante os franceses do Nice, na Summer Cup.

A I Liga, ainda envolvida em alguma incerteza quanto ao número de clube, começa a 14 de agosto.

“À Conversa Com” António Cachola

AntonioCachola2016A exposição “Abaixo as Fronteiras! Vivam o Design e as Artes”, com obras da Colecção António Cachola e do Museu do Design e da Moda (MUDE), está patente no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) até dia 26 de setembro.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

António Cachola refere, “foi um ano muito importante para a cidade de Elvas, para o museu de Elvas, para a coleção e para mim porque fomos galardoados com o prémio ao coleccionismo privado, atribuído pela fundação  ARCO, um prémio de cariz internacional, que deu grande visibilidade à exposição no Museu de Arte Contemporânea de Elvas. Estamos presentes em vários projetos expositivos, continuamos o ciclo de exposições da coleção na cidade de Lisboa, no Chiado 8, no fim desta exposição, vamos ter uma exposição de fotografia do autor Augusto Alves da Silva para fechar o ano com chave de ouro. O MACE foi convidado para representar a arte contemporânea portuguesa durante a mostra da cultura portuguesa na cidade de Madrid que acontece no ultimo trimestre deste ano”.

“Abaixo as Fronteiras! Vivam o Design e as Artes” fica patente no MACE, em Elvas, até ao dia 26 de setembro e pode ser visitada à terça-feira, das 14 às 18 horas, e de quinta a domingo, das 11 às 18 horas.

Portugueses podem ter contrato de telecomunicações sem fidelização

AuxiteclaAs operadoras de telecomunicações vão ser obrigadas a oferecer contratos sem qualquer tipo de fidelização ou contratos com seis e 12 meses de fidelização, em opção à fidelização máxima de 24 meses, a partir de meados de agosto.

Quer a nível pré-contratual, quer durante o período do contrato, as operadoras devem informar o consumidor do período de fidelização e dos custos pela rescisão antecipada em cada momento do contrato em que o consumidor se encontra.

Alexandre Restolho, gerente da Auxitecla de Elvas, esclarece: ” com esta nova legislação as pessoas já podem escolher se querem ou não estar fidelizadas às operadoras de telecomunicações, a meu ver, muitos consumidores ainda não sabem quais os efeitos que esta nova medida acarreta e nós ainda estamos a receber informações das operadoras acerca destas alterações. Qualquer pessoa que não esteja interessada na fidelização, no ato contratual paga 300 euros pela ativação do serviço, se o cliente estiver interessado na fidelização de um ano paga 150 euros no momento de ativação do serviço e por último, as pessoas podem optar por ter fidelização sem que isso tenha interferência no preço”.

Os consumidores com contrato de fidelização ativo não podem cancelar o contrato. No novo contrato os consumidores já podem escolher se querem estar fidelizados ou não. Alexandre Restolho refere, “os consumidores agora têm opção de escolha e são livres de escolher a opção que melhor se ajustar às suas necessidades. Quem tem um contrato ativo não pode rescindir e não pode cancelar o contrato em vigor”.

A Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações esclarece que as novas ofertas previstas na revisão da lei só passam a ser obrigatórias a 16 de agosto. A alteração à Lei das Comunicações Eletrónicas visa reforçar a proteção dos consumidores que celebrem contratos de comunicações com períodos de fidelização já considerada pela DECO como uma vitória para os consumidores.

Temperaturas muito elevadas nos próximos dias

anpc2A subida acentuada da temperatura máxima dos próximos dias, com as regiões do centro e sul a rondar os 40.º, levam a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) a alertar a população em especial os idosos, crianças com patologias crónicas e pessoas com atividade de trabalho ou lazer ao ar livre para o calor.

Desta forma, a Autoridade Nacional de Proteção Civil revela que não é permitido em todos os espaços rurais a realização de queimadas nem fogueiras nem a utilização de equipamentos de queima e combustão.

Algumas recomendações são: manter a casa fresca: fechar as janelas e portadas durante o dia e abra-as à noite, procurar espaços com ambiente fresco, pelo menos 2 a 3 horas por dia, aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar, evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas, eitar a exposição direta ao sol de crianças, utilizar roupa larga, leve e fresca, óculos com proteção e chapéu de abas largas, aplicar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e reforçar a vigilância a idosos e doentes crónicos e aos que vivem sós.