Monfortenses marcam presença em caminhada

MonforteJulho2016_14A Câmara Municipal de Monforte organizou uma caminahda que liga a aldeia de Vaiamonte a Monforte, junto à Ponte Romana.

Ver aqui Fotorreportagem

A realização da última das “Caminhadas Percursos em Natureza” deu a conhecer, os restantes 3º e 4º Troços da Grande Rota, fechando-se, assim o circuito de mais um Ciclo Anual de Caminhadas.

Após a caminhada, os participantes juntaram-se nas instalações do Mercado Municipal, onde, este ano, teve lugar a tradicional sardinhada oferecida pela Câmara Municipal, proporcionando-se um convívio que se estendeu até ao final da tarde.«

De entre os objetivos desta iniciativa, destaca-se a intenção de proporcionar as condições ideais para que a prática desportiva ao ar livre seja direcionada a todas as faixas etárias, promovendo o convívio entre participantes de diferentes idades e os passeios na companhia de amigos e familiares. Por outro lado, escolhem-se percursos que oferecem uma enorme diversidade paisagística com o propósito de levar a descobrir e a respeitar a Natureza.

À Conversa Com Catarina Murcela

CatarinaMurcela2016Catarina Murcela, responsável pela Academia de Aprendizagem e Cultura de Campo Maior, ocupa este cargo há cerca de 9 anos. A responsável coloca, este ano, o seu cargo à disposição e pondera a continuidade nesta função. A base da decisão tomada pela responsável está na origem de uma carta anónima.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Catarina Murcela  revela, “estou na academia sénior de Campo Maior desde o seu começo, há cerca de 9 anos, para mim tem sido muito gratificante, não sei se vou continuar ou não, o feedback das pessoas é muito bom, o espaço onde estamos é da CURPI, é certo que faltam algumas condições, é sempre difícil agradar a todos e não sei se vou continuar até ao final do ano. Andou a circular uma carta anónima que me escreveram, essa carta afetou-me, fiquei magoada e nesse sentido, se o José Pedro Caldeirão encontrar alguém para me substituir eu coloco o meu lugar à disposição”.

RIPA ajuda a melhorar resultados dos alunos

AulaO Relatório Individual das Provas de Aferição (RIPA) vai ser entregue aos pais e alunos pelas escolas, que decidirão a melhor forma de comunicar os resultados às famílias, e não pelo Ministério da Educação.

Os Relatórios de Escola das Provas de Aferição (REPA), que devem chegar às escolas até ao final desta semana, vão incluir os resultados das turmas e das escolas por cada área de avaliação, atribuindo-lhes uma percentagem.

Este ano, em que se aplicou um regime transitório para adaptação ao novo modelo de avaliação do ensino básico, apenas 57% das escolas decidiram aplicar as provas de aferição do 2.º, 5.º e 8.º anos, sem peso para a nota final, que vieram substituir os exames de Português e Matemática nos 4.º e 6.º anos de escolaridade, que contavam 30% para a classificação final.

A partir do próximo ano letivo, as provas passam a ser de realização obrigatória e as disciplinas em avaliação estão já definidas no calendário escolar.

Delta e Badasom apoiam investigação do Síndrome de Rett

BAdasomAssociacaoREt2A organização do Festival Badasom e a Delta Cafés conseguiram angariar, no total, 7200 euros para a investigação do Síndrome de Rett.

A edição deste ano do festival, que junta artistas portugueses e espanhóis, associou-se à Associação “Mi princesa Rett” com o objetivo de angariar verbas para o Hospital São João de Deus, em Barcelona.

A associação conseguiu angariar 3600 euros, valor que a empresa Delta cafés duplicou.

O Hospital São João de Deus é o único em Espanha a investigar esta doença neurológica grave, que, em 99 por cento dos casos, afeta meninas.

O Badasom 2016 registou a entrada de 4800 espetadores, 30 por cento dos quais de nacionalidade portuguesa.

Nuno Mocinha eleito presidente da Concelhia do PS

Nuno-MocinhaNuno Mocinha (na foto) foi eleito, esta segunda-feira, dia 11, presidente da Comissão Política Concelhia de Elvas do Partido Socialista (PS), com 46 votos a favor e 2 brancos num universo de 64 eleitores, e num ato eleitoral em que o autarca se apresentou sem opositores à liderança.

Da lista de Nuno Mocinha fazem ainda parte Paulo Canhão, Vitória Branco, João Vintém, Tiago Afonso, Carla Carvão, António Canoa, Carlos Pernas, Vitória Lérias, Cláudio Monteiro, Rui Jesuíno, Leonor Calado, António Balsinhas, Luís Ribeiro, Iolanda Cravinas, Guilherme Cortes, João Carlos Lopes, Vanda Baptista, Nelson Domingos, Vera Guelha, Sara Chaves, Dario Leonardo, Leila Calado, Sónia Antunes e João Charruadas.

O novo presidente assume a liderança da concelhia socialista com a moção “Recuperar a Democracia”, que foi apresentada no passado fim-de-semana e tece as linhas mestras para o mandato que se inicia agora e que tem a duração de dois anos.

 

Centro Cultural de Campo Maior recebe Festival de Ballet Clássico

ballet15agostoO Centro Cultural de Campo Maior recebe no próximo dia 15 de julho, o festival de Ballet Clássico de Campo Maior “A Varinha Mágica”.

O Curso de Ballet Clássico do Projeto de Formação do Município de Campo Maior, dirigido pela professora Maria José Cid, apresenta o seu festival de final de curso, este ano intitulado «A Varinha Mágica», que vai recriar um mundo repleto de seres fantásticos.

O bilhete tem um custo de três euros.