Concurso “Vila Viçosa, Concelho Florido”

Concelho_Florido_EsVila Viçosa recebe este ano, o concurso “Vila Viçosa, Concelho Florido”.

Manuel Condenado, presidente da câmara municipal, explica que “a câmara oferece os vasos, as floreiras, as flores e todos os matérias, para que as pessoas as plantem e tratem delas”.

O autarca revela que existe um júri e um prémio monetário que “serva também de incentivo” ao trabalho realizado.

O concurso decorre até dia 15 de setembro entre duas m?odalidades: prédio mais florido e rua mais florida.

Futuro da agricultura é “promissor”, diz presidente do INIAV

DiaAgricultor2016BO Dia Agricultor foi comemorado esta segunda-feira, dia 23, mais uma vez, em Elvas, na Estação de Melhoramentos de Plantas (INIAV).

Estas comemorações contaram com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, que falou à Rádio Campo Maior acerca da importância deste dia: “levar o conhecimento que é aqui produzido aos agricultores é extremamente positivo e é uma ferramenta de grande utilidade nos dias de hoje, em que, dominar técnicas, dominar conhecimentos tecnológicos é fundamental para terem sucesso nas explorações”.

Também Nuno Canada, presidente do INIAV, esteve presente nestas comemorações e fala à Rádio Campo Maior sobre o futuro da investigação agrária: “é um futuro extremamente promissor. Uma vez que a procura de alimentos está a aumentar de forma muito acentuada, e Portugal ainda tem uma capacidade significativa de aumentar a produção, pro outro lado, também está a ver cada vez maior procura pela qualidade, não só pela quantidade, e Portugal é um dos países do Mundo onde a qualidade de alimentos é melhor. Acho que temos alguns constrangimentos, relacionados com alterações climáticas, doenças, com o uso eficiente da água, com a energia, etc, mas se houver investigação adequada eu penso que o futuro é promissor neste domínio”.

As comemorações do Dia do Agricultor terminaram com visitas de campo.

Álvaro Pacheco e Delta Saúde no “À Conversa Com”

DeltaSaude1Cerca de 600 trabalhadores da Delta Cafés estão a beneficiar de um estudo científico que está a ser desenvolvido pela Delta Saúde, em parceria com o Serviço de Genética a Clínica Universitária do Egas Moniz.

Na edição de hoje de “À Conversa Com”, Álvaro Pacheco, médico na Delta Saúde, fala acerca deste estudo que está a ser desenvolvido.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Este estudo tem como finalidade determinar os fatores de risco da nossa população que vamos estudar, que neste caso são cerca de 600 trabalhadores da Nova Delta, por um período de dois/três anos, para evitar o enfarte do miocárdio ou uma trombose cerebral, que na gíria se diz AVC”, começa por referir o médico responsável.

De acordo com Álvaro Pacheco, “o trabalho começou este ano mas foi preparado no ano anterior pelas duas equipas”.

O projeto está dividido em várias fases: “numa primeira fase realiza-se a identificação dos colaboradores, através de uma ficha clínica e da atividade física; depois uma segunda parte diz respeito à parte alimentar, onde se elabora um diário alimentar; depois uma terceira fase que é as análises especiais, não são de rotina, são análises genéticas, onde nesse dia colhemos o sangue para mandar para a sede da clínica universitária e fazemos também ao mesmo tempo um estudo das fezes que determinam também um fator de risco do cancro do intestino ou de doenças inflamatórias. Nesse dia também fazemos o estudo antropométrico: medimos altura, o peso, os perímetros e com uma balança especial fazemos o estudo da bio impedância”.

Notícias da Manhã de segunda-feira, 23 de maio

noticias_RCM

Notícias da manhã de segunda-feira dia 23 de maio na Rádio Campo Maior numa edição de Sandra Canhoto.

Ouvir aqui notícias da manhã

Temas em destaque:

– Dia do Agricultor comemorar-se hoje;

– Capela dos Ossos, em Campo Maior, está encerrada ao público;

– António Patrício deixa, no final desta época taurina, o lugar de cabo dos Forcados Académicos de Elvas;

– Trabalhadores da Delta Cafés beneficiam de um estudo científico desenvolvido pela Delta Saúde;

e 14º Concurso Internacional de Desenho Infantil, promovido pela Aqualia, termina hoje.