Quatro detidos em flagrante delito pela GNR

GNRO Comando Territorial Portalegre deteve quatro indivíduos em flagrante delito na última semana: três por condução sob efeito de álcool e um por condução sem habilitação legal.

Quanto à fiscalização do trânsito, foram detetadas 116 infrações, destacando-se: 63 por excesso de velocidade; seis por irregularidades nos sistemas de sinalização e iluminação; cinco por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; cinco por falta de inspeção periódica obrigatória; e quatro por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

Houve registo de nove acidentes, dos quais resultaram um ferido grave e um ferido leve.

No que à fiscalização geral diz respeito, foram levantados dez autos de contraordenação, destacando-se: cinco no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.

“De boa saúde” na Rádio Campo Maior

DrPintaoECarlosFalcatoA Confederação das Associações de Pais (CONFAP) confirmou as denúncias feitas pela Federação Internacional da Diabetes – Região Europa de discriminação de crianças diabéticas em algumas escolas portuguesas.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, Carlos Falcato e o Dr. Pintão abordam este assunto.

Ouvir aqui “De Boa Saúde”

Em particular, a confederação aponta os casos de duas crianças, de oito e treze anos, de escolas das zonas de Gaia e Setúbal, alegadamente discriminadas por serem diabéticas.

 

Temporada de Concertos no Paço Ducal começa sexta-feira

ConcertosPacoAbrilSeguindo a tradição secular da defesa de valores culturais da Casa de Bragança, na área da Música Erudita, tem início no próximo dia 29 de abril (sexta-feira) a Temporada de Concertos de 2016 na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, às 21 horas.

Tiago Salgueiro, técnico da Fundação da Casa de Bragança e responsável pelo evento, disse que, “a temporada de concertos 2016 decorre até dezembro e vai ter uma oferta muito diversificada em termos musicais, muitos investigadores tem vindo aqui estudar as nossas coleções e isso vai permitir uma crescente dinamização da vertente musical e dos concertos da Capela do Paço. Este ano, a principal temática é o Romantismo do século XIX e vai ser uma temporada muito preenchida”.

O evento é organizado pela Fundação da Casa de Bragança e o concerto inaugural está marcado para as 21:00.

A temporada de concertos de música clássica 2016 conta com um total de oito recitais, na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, com entrada livre.

CLDS 3G “Elvas, Património Solidário no “À Conversa Com”

CLDS3gO projeto CLDS 3G “Elvas, Património Solidário” iniciou a sua atividade no dia 1 de dezembro de 2015, sendo a entidade coordenadora a Clepsidra – Centro de Dia da Boa-Fé.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social de terceira geração ”têm como objetivo promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissetorial e integrada, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social”, de acordo com Andreia Carvão, técnica no projeto e convidada na edição de hoje, dia 26, do “À Conversa Com”.

As ações a desenvolver pelos CLDS-3G integram os seguintes eixos de intervenção: Eixo 1: Emprego, formação e qualificação; Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e Eixo 3: Capacitação da comunidade e das instituições.

Além de Andreia Carvão, temos também nesta entrevista as técnicas Sónia Camoesas, Susete Carvalho e Ilda Gonçalves.

GNR com curso aberto para admissão de guardas

GNRAdmissao2016A Guarda Nacional Republicana (GNR) já abriu o procedimento concursal comum para admissão ao Curso de Formação de Guardas da GNR respeitante ao ano 2016/2017.

“Esta é a fase inicial que vai decorrer até ao dia 5 de maio para admissão ao curso de guardas da GNR. Importa referir que a apresentação das candidaturas é realizada exclusivamente via eletrónica, por isso podem utilizar quer o nosso site quer a nossa página no facebook que também já tem essa informação”, segundo refere o capitão Ricardo Silva, da GNR.

Ricardo Silva revela quais são as condições de acesso para este procedimento concursal: “ter nacionalidade portuguesa, não ter sido condenado por qualquer tipo de crime, não ter menos de 18 anos nem ter completado os 27 anos de idade em 31 de dezembro à data neste caso deste ano, a aptidão física, psíquica, as habilitações literárias mínimas do 11º ano ou equivalente, entre outras”.

No ano passado “concorreram cerca de 12 mil candidatos a este curso de formação de guardas”.

Os interessados devem inscrever-se neste curso até ao dia 5 de maio, via eletrónica, no site oficial da GNR.

Campo Maior está no lugar 182 dos melhores municípios

CampoMaior2016Campo Maior está na posição número 30 como melhor concelho para viver, e é 182 a nível nacional de acordo com o estudo Portugal City Brand da empresa Bloom Consulting.

O estudo visa impactos digitais dos municípios como destaque para os dados económicos e os dados de turismo.

Mais pormenores com Ricardo Pinheiro, presidente da câmara municipal de Campo Maior afirma, “quando falam no lugar 182 eu sinto-o com alguma tristeza, sei que há 308 municípios neste país e que nos destacamos numa atitude positiva neste estudo. Isto deve-se a uma mudança de atitude que Campo Maior teve pela força da Delta e do Comendador Rui Nabeiro, conseguimos transformar a atitude agrícola numa atitude mais industrial e este este lugar 182 reflete-nos”.

O Portugal City Brand Ranking mede a performance de cada município, perante os seus públicos-alvo e baseia-se no desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais, e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo.

Alentejo pioneiro nas receitas sem papel

receitasempapelOs médicos do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) já substituíram a receita em papel pelo envio de dados em circuito eletrónico, que inclui todo o ciclo da receita, desde a prescrição do médico, à dispensa na farmácia.

O novo modelo permite a prescrição em simultâneo de diferentes tipologias de medicamentos.

Segundo Sónia Martins, do HESE, o Alentejo é um dos pioneiros na implementação da receita eletrónica: “no dia 15 de março todo o Alentejo arrancou, antes de todo o país, com a implementação das receitas em papel. A reação quer dos profissionais quer dos utentes tem sido fabulosa”.

As principais vantagens são as seguintes: “o utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) antes do dia 15 de março levava uma receita, que tinha que aviar na sua totalidade na mesma farmácia, essa é uma das grandes mais-valias que a receita sem papel trás ao utente, podendo decidir dispensar apenas parte dos fármacos e fica com os restantes fármacos ativos para dispensar noutro dia ou noutra farmácia”.

Apesar deste novo modelo se chamar ‘receita sem papel’, os utentes continuam a levar para casa a guia de tratamento. A prescrição exclusiva através de receita eletrónica passou a ser obrigatória em todo o Serviço Nacional de Saúde.

Notícias da Manhã de terça-feira, 26 de abril

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, dia 26 de abril, na Rádio Campo Maior com edição de Sandra Canhoto

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

– 42 anos da Revolução de 25 de Abril, assinalam-se ontem;

–  Estudo aponta Campo Maior no 182º lugar dos melhores municípios para viver, visitar e desenvolver negócio;

– Hospital de Évora substitui a receita em papel pelo envio de dados em circuito eletrónico;

– Núcleo Empresarial do Concelho de Sousel promove ciclo de conferências sobre “Desempregados e a Criação do Próprio Emprego”;

– DECO critica comissões que são pagas nas contas à ordem.