Mickael Carreira e Agir vão estar na FIAPE 2016

Cartaz_Fiape_2016A edição deste ano da FIAPE decorre em Estremoz entre os dias 27 de abril e 1 de maio. A Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz vai já na sua 30ª edição.

Ao palco do Parque de Feiras e Exposições Eng. André de Brito Tavares, em Estremoz, sobem os seguintes artistas: Diogo Piçarra (dia 27 de abril); Mickael Carreira (dia 28); The Gift (dia 29); Agir e Kura (dia 30) e no dia 1 de maio é realizada uma tarde alentejana.

Em simultâneo com a FIAPE, decorre a 34ª Feira de Artesanato de Estremoz, uma das mais importantes feiras do setor realizadas em todo o país.

“À Procura das Raízes” apresentado hoje em Monforte

Monforte26Marco2016“À Procura das Raízes” é o tema da obra que é apresentado este sábado, dia 26, na biblioteca municipal de Monforte, da autoria de Rosa Maria Duarte – Romarisa.

A apresentação da obra está a cargo de Joaquim Mourato, e tem início pelas 15 horas.

Candidatura das Saias Alentejanas não está esquecida

folclore_elvasA Câmara Municipal de Alandroal anunciou, há mais de um ano, a candidatura das Saias Alentejanas a Património Imaterial da Humanidade.

A presidente, Mariana Chilra, referiu-nos que este projeto “não está esquecido. Temos estado a fazer o trabalho que não se vê: o trabalho de recolha e de avaliação da situação. Sabemos que há vários municípios que o estão a fazer e também temos noção que há muito a fazer até chegarmos à UNESCO”.

“Mais uma vez, é necessário juntarmos esforços com os restantes municípios e incentivar os grupos existentes nas várias localidades a preparar esta candidatura. As saias alentejanas têm a ver com uma forma típica de cantar e por isso é necessários conservar esta tradição”, sublinhou.

Do projeto fazem também parte as autarquias de Redondo, Vila Viçosa, Borba, Elvas e Campo Maior.

Portalegre: Ciclo de Conferências prossegue na Escola de Saúde

PortalegreJornadasA Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Portalegre, está a dinamizar um Ciclo de Bioconferências, no âmbito do plano de atividades do Curso de Licenciatura em Higiene Oral.

A quarta conferência, intitulada “Variabilidade genética e adaptação das plantas ao ambiente”, tem como oradora Isabel Velada, da Universidade de Évora, e realiza-se neste estabelecimento de ensino, esta quarta-feira dia 30 de março, pelas 11.30 horas.

 

Projeto “Uma árvore pela floresta” no “Ambiente em FM”

NunoSequeira.jpgO projeto “Uma árvore pela floresta” resulta de uma parceria entre a Quercus e os CTT e vai este ano na sua terceira edição.

Nuno Sequeira, da Quercus, revela: “esta é uma campanha que tem tido bastante sucesso, na nossa opinião, e que pretende dar uma contribuição para a florestação dos terrenos que foram afetados pelo grande flagelo nacional que são os incêndios florestais. Ao longo destas duas primeiras edições já foram plantadas cerca de sete mil árvores de espécies autóctones”.

A compra da árvore de papel deve ser feita nas lojas CTT: “basta dirigirem-se a qualquer loja dos CTT aderentes e com uma contribuição que são três euros está a contribuir para que uma destas árvores autóctones seja plantada nos terrenos afetados pelos incêndios”.

Existe também a possibilidade de, através de um código, seguir a árvore comprada e saber onde foi plantada.

Esta é o tema da edição desta semana de “Ambiente em FM”.

Centro de Ciência do Café recebe exposição “Obras de Sabor Intenso”

ExposicaoCCC28Marco2016A exposição “Obras de Sabor Intenso” é inaugurada esta segunda-feira, dia 28 de março, no Centro de Ciência do Café, com obras da coleção de José Luís Hinchado Morales.

A exposição ocorre por ocasião do aniversário do Comendador Rui Nabeiro e o II aniversário do Centro Ciência do Café.

A inauguração está prevista para o meio-dia.

São Vicente e Ventosa recebeu a 2ª Grande Noite de Fados

NoiteFadosSVicenteA Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa, comemora no próximo dia 8 de abril, o seu 6.º aniversário.

Esta comemoração, será feita através de uma “Noite de Fados”, no dia 8 de Abril, a partir das 21 horas no Pavilhão Multiusos de São Vicente.

Para engalanar esta noite onde o Fado, Património Imaterial da Humanidade será rei, actuarão os fadistas: Joaquim Canhoto, Júlia Brinquete, Helena Brita e Leonor Fartouce, sendo acompanhados por Nuno Cirilo na Guitarra Portuguesa e Alexandre Gomes na Viola.