“À Conversa Com” Francisco Arrifes

FranciscoArrifesO Grupo “Amigo Dez e Meia” organiza mensalmente algumas caminhadas, no concelho de Elvas.

Na edição de hoje de “À Conversa Com”, Francisco Arrifes (na foto), da organização, deixa o convite a todos para participarem nestas iniciativas.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

O Grupo de Vila Boim surgiu de uma brincadeira ligada ao futebol: “meia dúzia de artistas começou a fazer umas brincadeiras, no Campo de Futebol, e combinávamos sempre por volta das 10.30 horas, dai o nome do grupo”, sublinhou o responsável.

Atualmente, este grupo já conta com cerca de 20 elementos e um plano de atividades definido para este ano de 2016 que inclui a realização de várias caminhadas.

Ligação ferroviária Sines e Caia/Badajoz entre 2020 e 2022

LinhaFerroviaria

O Presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernandez Vara, disse esta quinta-feira, dia 17 de março, na exposição “Lusitânia Romana. Origem dos Povos”, em Lisboa, que a ligação ferroviária entre Sines e Caia/Badajoz será “uma realidade num tempo razoável”.

Guillermo Fernandez Vara apontou como meta para a sua conclusão entre 2020 e 2022.

Em declarações, Guillermo Fernandez Vara, afirmou, “Sei que que pode ser um erro a questão das datas, porque gera muitas frustrações, mas é algo que eu vejo no horizonte, porque o financiamento está incluído no programa operacional. Este programa (europeu) termina em 2020 ou 2022. São datas razoáveis”, manifestou Fernandez Vara, numa conferência de imprensa em Lisboa, no final do seu encontro com o Primeiro Ministro Português, António Costa”.

O Presidente da Junta da Extremadura realçou ainda que o governo português “tem de uma forma clara” o que pretende fazer a respeito desta infraestrutura rodoviária e sinalizou que o eixo para a linha entre Sines e o Caia (Elvas/ Badajoz) está “definido de uma forma clara”.

“Gostei de saber da boca do Primeiro Ministro, António Costa, que é algo que não só está incluído para financiamento da União Europeia”, como também está contemplado no Orçamento de Estado de Portugal para este ano de 2016″, sublinhou.

“Ponto de Vista” com Mariana Chirla

MarianaChilra

A Câmara Municipal de Alandroal aderiu, em 2015, ao Fundo de Apoio Municipal (FAM).

Ouvir aqui Ponto de Vista

No entanto, até agora, a autarquia ainda não recebeu a verba destinada a suportar algumas das despesas da autarquia de acordo com a presidente, Mariana Chilra: “de acordo com o plano aprovado pelo Fundo de Apoio Municipal, o Alandroal deveria ter recebido, até ao final de 2015, um empréstimo no valor de 3 milhões 640 mil euros, que não recebeu. Durante o primeiro trimestre de 2016, devíamos receber a quantia de 710 mil euros que não vamos receber porque o processo nem sequer deu entrada no Tribunal de Contas para efeitos de vistos”.

“Incrivelmente, o nosso estado é o primeiro a não cumprir as leis. Nós, em jeito de graça, costumamos dizer que o fundo não passa de um NIB, uma vez que todas as câmara são obrigadas a descontar para o FAM. No entanto, esse dinheiro nunca entrou no dito fundo. Estará nas finanças públicas e acaba por nunca ser capitalizado”, sublinhou.

Mariana Chilra é a convidada na edição desta semana do Ponto de Vista.

Uma entrevista para ouvir sábado, às 11 horas.

Serviço de Oftalmologia do HESE certificado

oftalmologiaHESEO serviço de Oftalmologia do Hospital do Espírito Santo, em Évora, conseguiu a primeira certificação atribuída pela Direção Geral de Saúde, e é a primeira unidade de oftalmologia do país a obter esta certificação.

O reconhecimento do serviço de Oftalmologia do Hospital de Évora ocorreu ao abrigo do Programa Nacional de Acreditação em Saúde (PNAS).