Hoje, dia 21 de março, assinala-se o Dia Mundial da Poesia. A Fundação INATEL vai homenagear o poeta José Régio, em Portalegre.
A iniciativa enquadra-se no âmbito da missão cultural da INATEL enquanto consultora da Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e pretende evocar a importância do património literário português.
A partir das 16h30, a Praça da República e o Café Concerto do CAEP acolhem atividades poéticas e de colecionismo, através da pintura, desenho e escrita.
Pelas 17h, serão promovidas visitas guiadas à Casa Museu José Régio, local que o poeta habitou durante 34 anos. A visita dará a conhecer o gosto do poeta por antiguidades e pelo colecionismo, num percurso dirigido em que o ator Paulo Bórgia irá revelar uma faceta íntima do artista.
Ás 19h, o Auditório do CAEP abre portas assinalando o Dia Mundial da Poesia com a leitura do Manifesto da Poesia intitulado “A palavra feita de palavras”, um original do escritor José Luís Peixoto que será lido pelo ator Rui Mendes.
No espetáculo participam vários grupos culturais locais e nacionais através da poesia, teatro, música, dança e cinema, numa viagem com encenação a cargo de Hugo Sovelas.
Poesia em Régio é uma iniciativa da Fundação INATEL que conta com a Câmara Municipal de Portalegre como parceiro estratégico, o apoio da Casa Museu José Régio edo CAEP e as parcerias institucionais com a Fundação Robinson, Fundação Calouste Gulbenkian e Cinemateca Portuguesa.