Distrital: Mosteirense vence Fronteirense por 0-3

Fronteirense_-_Monfortense21FevO Mosteirense venceu em Fronteira, por três a zero, em jogo a contar para última jornada da primeira fase do campeonato distrital de seniores, na Associação de Futebol de Portalegre.

Ouvir aqui a reportagem final da Rádio Campo Maior

Marcaram para a equipa de Mosteiros André Camilo, aos 31 e 67 minutos (grande penalidade), e António Pinheiro, aos 79’.

Com esta vitória, o Mosteirense reforça a liderança do campeonato e parte para a segunda fase com mais sete pontos em relação ao Fronteirense.

Para a segunda fase seguem as equipas do Mosteirense (18 pontos), Fronteirense (11 pontos), Gavionenses (9 pontos) e Gafetense (8 pontos).

Pelo caminho, na competição, ficam Montargilense, Terrugem e Monfortense.

Numa jornada em que folgou o Montargilense, a equipa da Terrugem perdeu em casa por 0-5 frente ao Gavionenses e o Gafetense venceu o Monfortense, por 2-0.

A primeira fase do campeonato terminou com a seguinte classificação: 1º Mosteirense, com 36 pontos; 2º Fronteirense, 22 pontos; 3º Gavionenses, 17; 4º Gafetense, 16; 5º Montargilense, 13; 6º Terrugem, 11; 7º Monfortense, 7 pontos.

Câmara de Monforte promove oficia de compotas caseiras

OficinaCompotasMonforteBA Câmara Municipal de Monforte, através do seu serviço de organização de eventos, promoveu uma Oficina de Compotas Caseiras que estruturou em torno de diversos objetivos concretos, de entre os quais, para além da transmissão e partilha de conhecimentos, se destacaram os momentos de agradável convívio vividos pelas formandas.

No entanto, esta não foi a primeira iniciativa deste género realizada não só pelo referido serviço, como também por outros que, à margem das respetivas competências profissionais, aproveitam a experiência pessoal dos seus funcionários para articular estas iniciativas que, para certos munícipes, servem, de excelentes alternativas aos seus passatempos rotineiros.

ETAR de Vila Viçosa sofre obras de recuperação

ETARVilaViosaA Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila Viçosa entrou em funcionamento, após 10 meses do início das obras de recuperação.

Os trabalhos passaram pela limpeza geral do equipamento, desentupimento de condutas, desmontagem dos órgãos principais e substituição daqueles que careciam duma reparação mais profunda ou já não apresentavam as condições mínimas para desempenhar a sua função, sendo substituídos os mecanismos dos órgãos de entrada, o sistema de bombagem, os órgãos percoladores e revisto o sistema de decantação (primário e secundário).

Esta obra representou um investimento total de quase 120 mil euros e foi financiada pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) em cerca de 85%, cabendo ao Município de Vila Viçosa a parcela correspondente à contrapartida nacional no valor de cerca de 35 mil euros.

Com a entrada em funcionamento da ETAR de Vila Viçosa, os efluentes oriundos da rede de saneamento da sede do concelho, após tratamento, passaram a ser lançados na bacia hidrográfica do rio Guadiana, função que vai permitir melhorar a qualidade e tornar mais eficaz a defesa do ambiente e a preservação dos recursos hídricos.

14ª edição da Mora Pesca de 26 a 28 de fevereiro

MoraPesca2016A Mora Pesca regressa a Mora nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro.

Esta é a 14ª edição do certame e onde se apresentam as mais recentes tecnologias e artigos ligados à pesca desportiva.

Para Luís Simão Matos, presidente da Câmara Municipal de Mora, esta é “a maior feira de pesca desportiva em Portugal”.

A Mora Pesca decorre em cinco pavilhões com uma área total de mais de 4.000 metros quadrados. No ano passado mais de 20 mil visitantes passaram pela feira e a organização espera pelo menos alcançar este número na edição deste ano.

O programa oficial do evento inclui provas de pesca nas pistas de Cabeção e de Mora, animação musical, tasquinhas de comes e bebes e uma área de vendas onde vários expositores mostram os seus produtos a preços promocionais.

Tal como acontece anualmente, o palco do certame é o Pavilhão Municipal de Exposições do Parque de Feiras, onde mais de 40 empresas do sector apresentam as novidades e os produtos ligados àquele desporto nos mais de 100 stands.

Figuras públicas dão a “cara” pelo Alentejo

EmbaixadorasAlentejo1As atrizes Sílvia Rizzo e Paula Neves e as apresentadoras Bárbara Guimarães e Fátima Lopes são as novas embaixadoras do Alentejo.

A ideia de encontrar figuras públicas e nomeá-las embaixadoras do Alentejo surgiu “há quatro anos e resultou de uma vontade pessoal porque entendi que, para além daquilo que é a nossa promoção normal e as nossas ações de marketing, era importante associar figura públicas na divulgação da nossa região”, referiu Ceia da Sila, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, na apresentação das novas embaixadoras que decorreu ontem à noite, no Alentejo Marmoris Hotel & SPA, em Vila Viçosa.

“Como não podia deixar de ser, existiram alguns critérios na escola destes representantes: na fase inicial optámos por escolher pessoas nascidas no Alentejo. Depois, escolhemos pessoas que gostam da região e que costumam passar férias no Alentejo”, sublinhou.

Sílvia Rizzo mostrou-se “agradada” com o convite: “foi com muita surpresa e com muito gosto que aceitei o convite. No entanto, é necessário perceber que este papel não passa apenas por vir cá aos fins-de-semana. Tudo isto acarreta responsabilidades e eu vou fazer de tudo para cativar as pessoas a visitar o Alentejo”.

“Para mim é uma grande responsabilidade porque eu só aceito ser embaixadora de um projeto se achar que ele faz sentido. O Alentejo é uma zona que eu conheço relativamente bem porque venho com alguma frequência, com a família, normalmente aos fins-de-semana, e por isso sei como é que se recebe, as paisagens que tem, as riquezas que tem e por isso quando me convidaram senti-me muito honrada”, garantiu-nos a apresentador Fátima Lopes.EmbaixadorasAlentejo2

A atriz referiu adorar tudo no Alentejo: “gastronomia – maravilhosa, maneira de receber – encantadora, paisagens – esplendorosas, riqueza em termos culturais – cada vez melhor, oferta turística – a melhorar de ano para ano. Quer que lhe diga o quê? Para mim é tudo bom senão eu não voltava tantas vezes”.

Paula Neves revelou que já se sente “embaixadora do Alentejo há muito tempo. Para mim é um namoro que acontece há muito tempo e que finalmente se concretizou. Do Alentejo eu gosto de muita coisa: do ritmo, das cores, da arquitetura, das pessoas, da relação qualidade/preço. Sei lá, gosto de tanta coisa”.

Bárbara Guimarães considera a nomeação “uma missão a cumprir. Para mim não vai ser de todo impossível porque eu já estou apaixonada pelo Alentejo há muitos anos. Eu gosto de partir à descoberta dos sítios e como sou de bom garfo sou uma amante da gastronomia. Além da gastronomia, temos, por um lado, bons locais de turismo rural e, por outro, hotéis espetaculares como este em que estamos”.

Manuel Condenado, presidente da câmara municipal de Vila Viçosa, considerou que “é sempre gratificante para os eleitos locais que existam eventos deste género que têm por objetivo a promoção do Alentejo e claro de Vila Viçosa”.

Notícias da manhã de domingo, 21 de fevereiro

noticias_RCMNotícias da manhã de domingo, 21 de Fevereiro, na Rádio Campo Maior com edição de Cláudia Clérigo.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Sílvia Rizzo, Barbara Guimarães, Fátima Lopes e Paula Neves são as novas embaixadoras do Alentejo;

– Intermarché de Elvas está este fim-de-semana em festa;

– Clube de Futebol “Os Elvenses” assina protocolo com Intermarché;

– e Luís Branca vence primeira jornada do Torneio da Malha do concelho de Elvas.