“Tesoros de La Raya” apresentado no Forte da Graça

LivroTesorosRayaAO livro “Tesoros de La Raya hispano-lusa” foi apresentado esta manhã no Forte da Graça, em Elvas.

O autor, Moisés Cayetano Rosado, apresentou a sua publicação juntamente com Nuno Mocinha, presidente da Câmara de Elvas, Francisco Fragoso, alcaide de Badajoz, e o presidente da Fundación Caja de Badajoz, Emílio Guerreiro.

“O livro pretende se rum guia para que quem quiser poder visitar uma série de espaços da raia, desde o Norte (Minho e Galiza) até Algarve e Andaluzia, mas fundamentalmente Alentejo e a Estremadura”, refere Moisés Cayetano Rosado acerca do seu livro.

“As fortificações abaluartadas são o elemento mais importante de identificação que temos na raia, e especialmente este espaço formado por Elvas – Campo Maior – Olivença – Badajoz – Vila Viçosa – Estremoz e não existe em parte nenhuma do munda uma concentração tão grande de fortificações como esta”, alega.

Para o autarca elvense Nuno Mocinha, o local escolhido para esta apresentação não poderia ter sidoLivroTesorosRayaB melhor: “estamos na presença do lançamento de um livro que fala nos tesouros da raia. A joia da coroa, que é o Forte da Graça, obviamente que serviu de palco ao lançamento deste livro e é algo que eu acho que a todos os elvenses deve encher de orgulho. (…) Mais uma vez foi reconhecido que o Forte da Graça é um tesouro e que esta zona de fronteira utiliza hoje aquilo que nos dividia para nos unir nesta fase”.

Francisco Fragoso, alcaide de Badajoz, considera este um livro “fundamental”: “desde a cultura, desde o mundo e a universidade científica, desde o valor e todo este tesouro que temos na raia e só é conhecido por nós e não pelo mundo e publicações como esta permitem-nos mostrar a toda a humanidade que a fronteira hispano-portuguesa possui a fronteira mais antiga da Europa”.

A apresentação do livro contou com a presença de inúmeras entidades portuguesas e espanholas, e culminou com uma visita guiada ao Forte de Graça e um Alentejo de honra.

Fronteirense – Mosteirense fecha primeira fase do Distrital

desportoRCM1A partida Fronteirense – Mosteirense encerra a primeira fase do campeonato distrital de seniores, na Associação de Futebol de Portalegre. O jogo vai ter reportagem completa na Rádio Campo Maior e coloca frente-a-frente os dois primeiros: o segundo classificado recebe o líder da prova.

Os resultados possíveis do encontro têm os reflexos seguintes: se o Fronteirense vencer, a diferença entre os dois primeiros baixa para oito pontos; se houver um empate, os atuais 11 pontos mantêm-se; se ganhar o Mosteirense, a distância sobe para 14 pontos. Estas diferenças de oito, 11 e 14 pontos, no arranque da segunda fase, reduzem-se para quatro, cinco e sete pontos, respetivamente.

A 14ª jornada é toda jogada às 15 horas de domingo dia 21, tem o Montargilense a folgar e mais dois encontros: Terrugem – Gavionenses e Gafetense – Monfortense. Na Terrugem, só uma vitória por três ou mais golos de diferença coloca a equipa do concelho de Elvas nos primeiros quatro lugares; caso contrário, será o Gavionenses a ocupar o lugar. Em Gáfete, os locais precisam de pelo menos um ponto para assegurar as primeiras quatro posições; caso percam, o beneficiário será o Montargilense.

Alentejo a região que consegue atrair mais médicos para o SNS

MdicoO Alentejo é a região do país que consegue atrair mais médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com uma taxa que chega aos 85%.

De todos os médicos que estão a trabalhar em Portugal, 65% estão no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que representa cerca de 30 mil profissionais.

Do lado oposto destaca-se a região Centro, com menos médicos a exercer no SNS, 55%.

Os dados resultam do trabalho intitulado “Estudo Demográfico sobre a classe médica em Portugal: O que fazer de tantos médicos?”, realizado pelo presidente da mesa da assembleia geral da Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos, João Correia da Cunha.

Entre os extremos registados no Centro e no Alentejo surge o Norte, com 70%, o Algarve com cerca de 65% e Lisboa e Vale do Tejo, abaixo dos 60%.

Novas regras do IRS no “À Conversa Com”

IndexJobA entrega da declaração do IRS relativa ao ano 2015 sofre este ano algumas alterações.

Cristina Gama, técnica de contabilidade na empresa Index Job (na foto, à esquerda), é a convidada na edição de hoje de “À Conversa Com” onde refere quais as alterações mais significativas.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“A nível das deduções que podem ser englobadas na declaração de IRS, que até agora tem havido uma grande confusão, ninguém se percebe muito bem, portanto este ano há uma dedução que se chamam “Despesas Gerais Familiares”, que podem chegar a 35 por cento do valor declarado com limite máximo de 250 euros por cada sujeito passivo”, refere.

“Outra alteração e talvez a mais importante: até aqui o IRS para pessoas casadas ou que vivessem em união de facto comprovada tinham mesmo que fazer em conjunto a declaração. Este ano a regra é ao contrário: cada um faz por si, mas a lei permite que se fizerem a declaração de IRS dentro do prazo legal possam optar por fazer conjuntamente, portanto os casais podem continuar a fazer juntos, têm é que fazer dentro do prazo legal”, segundo adianta Cristina Gama.

Este ano a entrega da declaração do IRS é feita durante o mesmo prazo: “de 1 a 30 de abril é entrega em papel ou eletrónica da declaração para primeira fase, o mês de maio é para entrega em papel e também eletrónica para a segunda fase do IRS”.

Centro de Recuperação de Menores de Assumar no Ponto de Vista

AlbinaSilvaEPedriValenteSnoezelenA terapia Snoezelen é uma das terapias utilizadas no Centro de Recuperação de Menores de Assumar.

Na edição desta semana de Ponto de Vista os convidados são Albina Silva (na foto ao lado, à esquerda), diretora do centro de recuperação e Pedro Valente (na foto, à direita), psicomotricista.

Ouvir aqui Ponto de Vista

Albina Silva revela que há doentes que têm um grau elevado de deficiência: “as nossas meninas, doentes ou utentes como queiram dizer, são de facto algumas com muita deficiência, e cada técnico não as pode deixar desanimar se não consegue, e às vezes sabemos que a criança não avança muito mais mas temos que continuar para não perder, porque perde-se se não tiver nenhum acompanhamento”.

O psicomotricista Pedro Valente revela o que se pretende com a terapia snoezelen: “através dos sentidos, a nível sensorial, tentar transmitir aquela pessoa que tem muita dificuldade a nível cognitivo em responder a determinados pedidos que nós lhe fazemos no dia-a-dia, a nível da sua funcionalidade, e no fundo através dos sentidos conseguimos lá chegar”.

Atualmente o Centro de Recuperação de menores atende 120 residentes do sexo feminino, com idade de acolhimento compreendida entre os 3 e os 17 anos com diagnóstico de deficiência mental.

Lojas Delta Q apresentam nova ementa by Chef Chakall

AlmooXacalA Delta Q, marca portuguesa de café em cápsulas, desenvolveu uma parceria com o Chef Chakall para a confeção da nova ementa das lojas da marca, apresentando agora um conjunto de receitas originais prontas a serem apreciadas pelos diversos visitantes.

A mais recente parceria da marca pretende tornar todos os momentos Delta Q ainda mais inesquecíveis, dando agora a possibilidade a todos os consumidores de saborearem os diferentes apontamentos gastronómicos, com um toque distinto de um dos profissionais de renome da gastronomia a actuar em Portugal, em qualquer altura do dia nas lojas Delta Q.