Distrito de Portalegre em alerta amarelo devido ao frio

FrioOnze distritos de Portugal Continental estão, a partir das 21 horas de hoje, em alerta amarelo devido à persistência de valores baixos de temperatura mínima.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Évora, Portalegre, Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, e Braga estarão sob aviso amarelo até às 9 horas de sexta-feira, dia 19 de fevereiro.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro, e representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

GNR fiscaliza circulação de pesados

TispolFev2016A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, até domingo, dia 21 de fevereiro, a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e passageiros, nas vias com maior volume de tráfego deste tipo de veículos.

Durante o período da operação, os militares dos comandos territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e da Unidade de Ação Fiscal, vão levar a cabo ações de fiscalização com especial incidência para o controlo do peso e dos tacógrafos (tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação); a verificação do acondicionamento e transporte de carga e das condições técnicas dos veículos; o controlo da condução sob efeito do álcool; a verificação do uso do cinto de segurança e a deteção de infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental.

Durante o ano de 2015 foram fiscalizados 21 651 tacógrafos de viaturas pesadas, dos quais 52% (11 229) apresentavam irregularidades nos tempos de condução/repouso.

Esta operação realiza-se em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL – www.tispol.org), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa.

Adega Mayor premiada como “Melhor Enoturismo”

adega_mayor1A Adega Mayor, em Campo Maior, foi distinguida com o prémio de melhor enoturismo pela Revista de Vinhos que realizou este fim de semana a sua cerimónia anual para distinguir os que mais se destacaram no mundo do vinho.

Rita Nabeiro, responsável pela Adega Mayor, afirma que este é mais um motivo de orgulho uma vez que “esta já não é a primeira vez que a Adega Mayor é premiada”.

O local onde se insere, e a oferta diversificada são dois dos motivos que, para Rita Nabeiro, levaram a Adega Mayor a ganhar esta distinção.

Além deste prémio, a Adega Mayor destacou-se também pela inclusão do vinho “Reserva do Comendador”, da colheira de 2011, na lista dos melhores vinhos do ano.

A cerimónia da Revista de Vinhos alusiva ao ano de 2015 contou com mais de mil espectadores e decorreu em Sangalhos, no distrito de Aveiro.

“À Conversa Com” Abel Cortes, proprietário da Novex

Abel_CortesAs lojas Novex, em Elvas, assinalam este mês 38 anos de existência.

Abel Cortes, proprietário da empresa e convidado na edição de hoje de “À Conversa Com”, refere que “o balanço destes anos é muito positivo porque conseguimos nascer, do zero com uma casa muito pequenina, no arco da Praça, mas felizmente crescemos e tornámo-nos adultos a nível empresarial.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Atualmente, as lojas Novex têm três espaços abertos “com cerca de 400 metros quadrados e com condições de trabalho muito boas”, sublinhou.

A Novex, situada na Rua da Carreira e na Rua de Alcamim, comercializa, entre outros produtos, toalhas de mesa, jogos de cama, colchas, almofadas e travesseiros.

Ensino Superior: Aumentam as dívidas no pagamento de propinas

Instituto_Politcnico_de_PortalegreO número total de alunos com propinas em atraso no Instituto Politécnico de Portalegre disparou 140% este ano letivo.

O Politécnico de Portalegre juntamente com a Universidade dos Açores e o Instituto Politécnico de Viseu possuem um total de 2 658 alunos com propinas em atraso, existindo, entre estes, 80 casos de alunos com dívidas que já remontam ao ano letivo de 2008/09.

No entanto, o IPP é o único que apresenta já o acumulado do atual período escolar. Ainda o ano letivo vai a meio e já contabiliza 445 alunos em situação de incumprimento, contra os 185 casos em todo o ano escolar anterior.

Joaquim Mourato, presidente da instituição de ensino superior, afirma que “o politécnico não exclui nenhum estudante por falta de pagamento de propinas”.

No IPP, e para uma receita de cerca de 12 milhões de euros, 1,4 milhões chegam por via das propinas.

O Politécnico de Portalegre “não altera o valor das propinas há seis anos mas também possui dificuldades financeiras”, como nos diz Joaquim Mourato.

A propina máxima cobrada pelas universidades e politécnicos em Portugal vai subir de 1063 euros para 1068 euros em setembro, enquanto a propina mínima vai dar um salto de 5%, de 656,5 euros para 689 euros.

Notícias da Manhã de 3ª Feira, 16 fevereiro

noticias_RCMNotícias da manhã de terça-feira, dia 16 de fevereiro, na Rádio Campo Maior, com edição de Rui Canatário.

Ouvir aqui notícias da manhã

Temas em destaque:

– Governo quer aumentar duas vezes e meia a capacidade dos comboios de mercadorias que partem de Sines para a fronteira de Caia, no concelho de Elvas;

– exposição “Si-lên-cios” patente no Museu Municipal da Fotografia de Elvas;

– Adega Mayor foi distinguida com o prémio “Melhor Enoturismo” da Revista de Vinhos.