Carnaval no Crato começa hoje

Carnaval_Crato2016

O Carnaval é comemorado no Crato com um conjunto de atividades que divididas entre o Cratódromo do Rossio e o Pavilhão Municipal, onde fica instalado o Salão de Festa.

Assim, no dia 5 de Fevereiro, no Salão de Festa, tem lugar um baile com a banda “Oriundos da Noite”, pelas 22 horas, seguindo-se a atuação de Quim Barreiros, um espetáculo de dança do ventre e atuação da orquestra “Victor Sérgio & Amigos”.

No sábado, dia 6, o Corso Carnavalesco desfila pelo Cratódromo do Rossio, a partir das 15 horas.

No salão de Festas, pelas 21 horas, atua o Dj “A Lima” e Edna Pimenta, antecedendo o concurso de máscaras.

As comemorações terminam no domingo, dia 7, com o teatro comédia “As mentiras que os homens contam”, no Salão de Festa, a partir das 18 horas.

Grupo “Sou Filho Único” visita “Os Cucos”

FilhoUnicoOsCucosO Grupo de Carnaval “Sou Filho Único” realizou ontem um lanche no Centro de Acolhimento “Os Cucos”.

Hugo Cristiano, membro do grupo, explicou-nos que “desde o Carnaval do ano passado que o grupo começou a vender umas rifas para conseguir angariar fundos para poder proporcionar uma tarde diferente às crianças”.

“Este ano, as Lojas Alentejo quiseram associar-se a nós com a entrega de um lanche temos ainda que agradecer a todos os parceiros que se associaram a nós nesta causa”, sublinhou.

Hugo Cristiano lamenta que esta casa esteja “esquecida pela população porque estas crianças precisam muito da ajuda de todos”.

Além do lanche, o grupo entregou algumas prendas às 16 crianças do centro de acolhimento.

Crianças animam Carnaval em Campo Maior

CarnavalCrianas2016As crianças do Centro Escolar Rui Nabeiro e do Centro Educativo Alice Nabeiro desfilaram esta manhã pela vila de Campo Maior com os mais variados disfarces de Carnaval.

Mar, frutas, café, sapos, magos do tempo e outros temas deram cor e animação às ruas de Campo Maior que se preencheram com mais de mil crianças e com os curiosos que as quiseram ver desfilar.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, assistiu a este corso de Carnaval e mostrou-se contente “por esta tradição se continuar a manter (…) fico satisfeito que Campo Maior continue a ter esta vivacidade e esta energia”.

O desfile teve início e fim no Jardim Municipal e contou também a a participação de um grupo da Academia Sénior de Campo Maior.

Mariano Nunes e Gala da J.D. Terrugem no “À Conversa Com”

MarianoNunes2016A Juventude Desportiva da Terrugem (JDT) volta a distinguir sócios e membros ligados ao clube, na sua IV Gala, que se realiza sábado, dia 13.

Mariano Nunes (na foto ao lado), presidente do clube, é o convidado da edição de hoje de “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

De acordo com o dirigente, “na edição deste ano são distinguidos quatro sócios honorários e dois membros ligados ao clube”.

“Esta é uma festa convívio entre jogadores, sócios, dirigentes e a população que queira vir a esta gala. A noite vai ser animada pelo Tiago Afonso (acordeonista), Mário Carriço (viola de fado), Paulo Cachinho (guitarra portuguesa), e os fadistas Ramiro Santos, José Infante, Helena Brita e Manuel Largueiras”, refere Mariano Nunes.

As inscrições para esta gala da JDT devem ser realizadas até dia 7 de fevereiro, domingo. A festa realiza-se no dia 13 de fevereiro, sábado, às 20 horas, no Pavilhão Multiusos da Terrugem.

Desfile escolar em direto na RCM

escolar2A RCM transmite agora em direto o Desfile de Carnaval das crianças dos concelhos de Campo Maior e Elvas.

Os mais pequenos dão início ao Carnaval na nossa região com um corso sempre muito animado e divertido.

A partir das 10 horas no FM e aqui no nosso site na internet siga a nossa emissão.

“Bemvinda Abana Aqui” percorreu as ruas de S. Vicente e Ventosa

EnterroComadres2016“Bemvinda Abana Aqui” (na foto ao lado) marcou a noite das comadres que a freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, comemorou ontem, quinta-feira dia 4.

Ver aqui fotorreportagem

Além de “Bemvinda”, também a sua mãe, o sacristão, o padre e um guarda fizeram parte desta tradição, que tem vindo a ser recuperada ao longo dos anos na freguesia, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia, Luís Grilo: “isto é uma tradição muito antiga, houve um interregno de 20 e tal anos que se perdeu, depois voltaram a recuperá-lo e voltou a perder-se outra vez, e nós nos últimos 12 anos conseguimos recuperá-lo e estamos a manter esta tradição consecutivamente”.

A boneca foi feita pelas alunas da Universidade Sénior de São Vicente e Ventosa e Maria Matos foi uma das mulheres que ajudou a fazer a boneca e revela: “nós que fizemos a boneca porque eles andavam todos a trabalhar e nós unimo-nos todas e fizemos a boneca. É toda de palha, com armação de cana, enchemos a roupinha de palha e depois outra por cima para ir bem vestida”.

“Esta é uma tradição que nunca devia acabar, é uma coisa muito antiga, mas há pessoas que às vezes não gostam disto, mas isto é bonito. É uma festa, um convívio”, garante à nossa reportagem Maria Matos.

Na passada semana foi a vez das mulheres da freguesia realizarem o enterro dos compadres.

Notícias da Manhã de sexta-feira, 5 de fevereiro

noticias_RCMNotícias da manhã de 6ª feira, 5 de Fevereiro, na Rádio Campo Maior com edição de Rui Canatário.

Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior

Temas em destaque:

– Vila de Campo Maior comemora Carnaval;

– Crianças do concelho de Elvas realizam hoje desfile de Carnaval;

– Governo vai dar tolerância de ponto no Carnaval;

– programa de educação “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” está a decorrer em 16 escolas do distrito de Portalegre.

Assinalamos aqui algumas efemérides do dia de hoje

Efemerides

A 5 de Fevereiro de 1966, é descoberta, em Sacavém, uma fábrica de Whisky falsificado. O Diário Popular desse dia escreve: «O caso despertou a maior curiosidade entre a população de Sacavém, interrogando-se agora apreensivamente algumas pessoas acerca da verdadeira origem das garrafas de whisky que adquiriram em data mais ou menos recente».

A 5 de Fevereiro de 2003, morre, em Maputo, o poeta moçambicano José Craveirinha. Foi-lhe atribuído o Prémio Camões em 1991. Da sua obra destacam-se Xigubo (1964), Cântico a um Dio de Catrane (1966), Karingana Ua Karingana [Era uma vez] (1974), Cela 1 (1980), Maria (1988), e Haminas (1997).