SCMCM assina protocolo com Santa Casa de Lisboa

SantaCasaCampoMaiorA Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior (SCMCM) assinou hoje um protocolo com a Santa Casa de Lisboa, no âmbito do Fundo Rainha D. Leonor, a fim de construir um novo centro de dia.

Luís Machado, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, explica que este projeto “consiste numa candidatura que a Santa Casa de Campo Maior fez ao Fundo Rainha D. Leonor, e em que a Santa Casa da Campo maior se propõe a construir um novo centro de dia, sendo um parte dele para a resposta adicional de centro de dia e a outra parte será adaptado a pessoas com deficiência, nomeadamente com a doença de alzheimer”.

Este é um investimento na ordem dos 210 mil euros, com a comparticipação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a rondar os 130 mil euros.

O Fundo Rainha D. Leonor serve para apoiar as Misericórdias a concluírem respostas sociais prioritárias.

A Misericórdia de Lisboa e a União das Misericórdias juntam-se, assim, numa estratégia nacional, através de uma rede social coesa, para combater a pobreza e a exclusão social. Garantem, em todo o território, o acesso de quem mais precisa a serviços essenciais.

Luís Machado revela que a Santa Casa da Campo Maior tem seis meses para concluir a obra, cujo concurso é agora lançado, “e portanto em outubro de 2016 este centro estará concluído”.

São Vicente e Ventosa (Elvas) realiza hoje enterro dos compadres

EnterroDosCompadres2016A freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, realiza hoje o tradicional Enterro dos Compadres.

Esta tradição carnavalesca é recriada pelas alunas da Universidade Sénior de São Vicente e Ventosa, que elaboraram o boneco com o qual fazem uma arruada a partir das 20.30 horas.

A concentração acontece no Largo da Junta de Freguesia e no fim é queimado o boneco.

Alberto Barradas apresenta Raide Hípico no “À Conversa Com”

AlbertoBarradas2016A 17ª edição do Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas realiza-se este sábado, dia 30.

Na edição de hoje de “À Conversa Com”, Alberto Barradas (na foto ao lado), presidente da Associação Humanitária de Santa Eulália, fala sobre a edição deste ano.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“O balanço destes 16 anos é extremamente positivo, para já porque é um dia de convívio enorme em Santa Eulália, que atrai centenas de pessoas, junto ao Silos da Cersul passamos um dia bastante agradável, se o tempo nos ajudar, e em alegre convívio com todos. Este raide tem tido, e mantemos este ano a característica, de no fim fazermos um jantar convívio onde estão habitualmente cerca de 300 pessoas”, refere Alberto Barradas.

As provas do Concurso de Endurance Internacional (CEI) e do Concurso de Endurance Nacional (CEN) têm 80 quilómetros de extensão. O Concurso de Endurance de Promoção (CEP) tem três provas: de 80, de 40 e de 20 quilómetros.

“Este ano há uma novidade: resolvemos fazer pela primeira vez o endurinho, uma mini prova para crianças que ainda não podem andar sozinhos, mas que são acompanhadas pelos pais, com os cavalos à rédea, e esperamos que isso vá ter algum sucesso”, revela Alberto Barradas.

O XVII Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas homenageia este ano Francisco Picão Barradas, falecido em finais de 2015 e ligado à organização desta prova.

Esta é uma organização da Associação Humanitária de Santa Eulália juntamente com a Sociedade Recreativa Cultural e Desportiva da Juventude de Santa Eulália.

“Ecologize os seus hábitos” no “Espaço Europa” desta semana

AnaPereiraNovaA direção geral do ambiente produziu uma publicação, gratuita, que visa deixar alguns conselhos às pessoas sobre os cuidados a ter em relação às alterações climáticas.

Ana Pereira (na foto), do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo, considera que “cabe aos cidadão fazer alguma coisa não só para ajudar o ambiente mas também para tomar medidas que os podem ajudar a poupar dinheiro”.

Ouvir aqui “Espaço Europa”

A publicação chama-se “Ecologize os seus hábitos” a aborda temas questões relacionadas com a energia, ar, água e terra.

Ponto de Vista com João Tenreiro

Joao_TenreiroO fadista elvense João Tenreiro (na foto) é o Rei da 20ª edição do Carnaval Internacional de Elvas.

Ouvir aqui “Ponto de Vista”

Ao lado de Soraia Branco, Tenreiro promete “muita animação ao longo dos desfiles. Garanto que vão ter um rei muito folião e com certeza que não vai aguentar passar todo o troço em cima do carro. Aposto que vou saltar para o chão, porque eu gosto é do Carnaval trapalhão”.

Na edição desta semana do “Ponto de Vista”, revela que surgiu ligado à música aos 15 anos: “comecei por aprender guitarra clássica, com o professor Januário Pinto e depois disso, pelo gosto que tinha pela música, estreei-me a cantar na Rua de Padrão, nas antigas instalações do Clube de Futebol “Os Elvenses”.

O “Ponto de Vista” é uma entrevista para sábado, dia 30, às 11 horas, na Rádio Campo Maior.

GNR fiscaliza uso de telemóvel durante a condução

Operao_Smartphone_GNR2A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, hoje e amanhã, a fiscalização ao uso indevido do telemóvel durante a condução, numa operação que pretende fundamentalmente prevenir a sinistralidade rodoviária associada a este tipo de infração.

Em resultado da intensificação da fiscalização da GNR a este tipo de infração, no último ano foram controladas pela GNR mais de 1 milhão e 400 mil viaturas, tendo sido detetadas cerca de 29 mil infrações por uso indevido do telemóvel.

Portalegre foi o distrito onde se registaram menos infrações (190) e o Porto aquele onde se registaram mais (4 826).