“À Conversa Com”: São Vicente e Ventosa celebra padroeiro

LuisGriloNovaA freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, celebra hoje e amanhã o seu padroeiro.

A festa em honra de São Vicente não existia até há uns anos atrás quando foi implementada pela paróquia e pela Junta de Freguesia locais.

Luís Grilo, presidente desta freguesia,  revela, na edição de hoje da “À Conversa Com”, que hoje decorre uma missa, pelas 19 horas, com a bênçãos dos bolos, e amanhã pelas 15 horas vai decorrer outra missa seguida de procissão pelas ruas da freguesia.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Depois pelas 21.30 horas há uma grandiosa noite de fados com a apresentação do fadista da terra, Joaquim Canhoto, e com os convidados José Luís Russo, Toi Faria, Joaquim Carvalho (Bisca), Júlia Brinquete, Helena Brita, Vanda Monteiro e Paulo Garcia.”

A importância do pequeno-almoço no “Saber Comer”

Ana_SimesNa edição desta semana do programa “Saber Comer” o tema a abordar é o pequeno-almoço.

A nutricionista Ana Simões recorda que esta refeição “é muito importante pois permite ao corpo recuperar a energia gasta durante a noite”.

Ouvir aqui “Saber Comer”

“O pequeno-almoço deve conter uma caneca de leite meio gordo, com café, um pacotinho de açúcar e uma bolinha de queijo. Só isto pode chegar e dá-nos cerca de 320 calorias”, salientou a nutricionista.

 

Governo repõem benefícios retirados aos bombeiros voluntários

bombeiros_genericaO Governo deverá repor este ano alguns dos benefícios retirados aos bombeiros voluntários, assim como devem ser criados novos benefícios.

Quem o afirmou foi o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, garantindo que vai ser reforçado “o voluntariado entre os bombeiros, repondo alguns incentivos que lhes foram retirados, e criando outros que sejam um estímulo e o reconhecimento da sua atividade”.

Para Miguel Carvalho, comandante da corporação de Bombeiros Voluntários de Campo Maior, esta é uma boa notícia e “de extrema importância”: “com a crise que os bombeiros voluntários estão a atravessar, pela falta de voluntariado, claro que é uma boa notícia, nunca deveriam ter sido retirados os benefícios, porque foi uma forma de afastar alguns possíveis bombeiros voluntários da carreira nas corporações e é uma grande mais-valia para conseguirmos ter cada vez mais voluntários”.

Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, concorda com a reposição dos benefícios: “creio que é muito importante o Estado português ter em consideração que os bombeiros são voluntários e dar algum incentivo a estes bombeiros que todos os dias dedicam a sua vida em prol da população, sem objetivo de retribuição, fazem-no apenas por gosto de ajudar”.

“Deve ser reposto aquilo que foi cortado e devem ser encontradas mais situações que possam ajudar os nossos bombeiros, não só a nível de cuidados de saúde, mas também a nível social”, afirma o comandante da corporação elvense.

Entre os benefícios a serem acordados entre o Estado e a Liga dos Bombeiros Portugueses está o regresso da isenção das taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde, tanto nos hospitais como nos centros de saúde.

Jornadas sobre Cuidados Paliativos terminam hoje em Portalegre

CuidadosPaliativosPortalegreAs II Jornadas de Cuidados Paliativos da ULSNA terminam hoje, no Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, onde teve início ontem, dia 21.

Este último dia tem início pelas 9.30 horas, com o tema “Cuidados Paliativos em doentes não oncológicos”, seguindo-se o painel “Referenciação em Cuidados Paliativos”, às 10.30 horas.

Pelas 12 horas é discutido o painel “Casos difíceis em Cuidados Paliativos”, às 14.30 horas “Níveis de Formação em Cuidados Paliativos” e às 16 horas decorre uma mesa redonda com o tema “A vertente domiciliária em Cuidados Paliativos”.

A sessão encerra pelas 18 horas.

Despiste na EN 4 no sentido Borba/Elvas

Acidente22JAnEN4Dois veículos ligeiros de passageiros colidiram e despistaram-se, ao início da manhã desta sexta-feira, dia 22, junto ao nó da autoestrada A6, entre Vila Boim e Varche, na Estrada Nacional (EN) 4, no sentido Borba/Elvas.

À chegada da reportagem da Rádio Campo Maior ao local, os condutores, um em cada viatura, estavam encarcerados, sendo o trânsito feito, temporariamente, apenas no sentido Elvas-Borba.

À hora da colisão, cerca das 7.20 horas, o nevoeiro era muito intenso “o que poderá ter provocado o sinistro”, de acordo com capitão David Pires, comandante do Destacamento de Transito da GNR de Portalegre. “As causas ainda estão a ser investigadas uma vez que estamos a tentar apurar o local onde se deu a colisão”, sublinhou.

Ao que a Rádio Campo Maior conseguiu apurar, os dois acidentados circulavam no mesmo sentido, de Vila Boim para Varche. Ambos os carros circulavam apenas com os seus condutores.

As duas viaturas ficaram encavalitadas: a frente de um dos automóveis ficou por baixo da traseira do outro veículo. Os bombeiros “primeiro desencarceraram a condutora da viatura que ficou por cima, com cerca de 50 anos, natural da Terrugem e depois o condutor do outro veículo, um jovem de Vila Boim, com 35 anos. Ambos os feridos foram conduzidos, de ambulância, ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas”, de acordo com Nuno Santana, adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

No local, estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas, com três ambulâncias, a viatura de desencarceramento, veículo urbano de combate a incêndios (VUCI), veículo de comando, ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Hospital de Santa Luzia de Elvas e a Guarda Nacional Republicana (GNR).