Proprietários já podem saber quanto pagam de IMI

CampoMaiorVistaA revisão do valor fiscal dos prédios já está concluída, mas este não se reflete de forma automática no valor a pagar pelos proprietários

Se o coeficiente de localização aumentou o valor patrimonial do imóvel também devia aumentar. Mas, não havendo essa atualização automática, o proprietário fica a ganhar, pagando menos do que aquilo que deveria. Mas, se o coeficiente de localização diminuiu e, como consequência, o valor patrimonial também baixou, então o proprietário tem de requerer nas Finanças uma atualização do valor patrimonial do imóvel.

Os coeficientes de localização variam entre os 0,4 e os 3,5 e são um dos elementos usados no cálculo do valor patrimonial de um imóvel.

Mais simples será a aplicação do benefício para proprietários com filhos: até 10% com um dependente, até 15% com dois e até 20% com três ou mais. O desconto não será igual em todos os municípios, mas será aplicado automaticamente pela Autoridade Tributária e Aduaneira na taxa a liquidar.?

Santa Casa de Campo Maior lança RLIS

LanamentoRLISA Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior lançou hoje a Rede Local de Intervenção Social (RLIS), um projeto que desenvolve em parceria com outras entidades e que conta com uma espaço aberto ao público.

Ver aqui Fotorreportagem

 

Teresa Jorge, coordenadora da equipa técnica, esclarece que esta é “uma nova medida de política social, a nível nacional, e que aqui no concelho de Campo Maior é a Santa Casa da Misericórida quem é a entidade promotora de uma plataforma colaborativa que vai envolver todas as entidades e organização que já estão a trabalhar no terreno na ação social e vamos desenvolver, com um carácter inovador o acompanhamento, atendimento e encaminhamento social”.

O espaço, no edifício da Santa Casa de Campo Maior, vai estar aberto de segunda a sexta feira entre as 9 horas e as 15 horas, para, segundo Luís Machado, provedor da Santa Casa de Campo Maior, “receber as pessoas necessitadas e que queiram procurar o apoio, queiram procurar soluções para alguns problemas que tenham, e a Santa Casa tem uma equipa multidisciplinar que os atenderá e os encaminhará perante os problemas que lhes forem apresentados”.

João Carlos Laranjo, diretor da Segurança Social de Portalegre, marcou presença e explicou à nossa reportagem que o grande objetivo deste novo espaço é “tentarmos ser mais eficientes e mais eficaz para aquelas pessoas que necessitam”.

Isabel Raminhas, vereadora da Câmara Municipal de Campo Maior, também marcou presença, e mostrou-se satisfeita com mais um projeto em torno do apoio social, afirmando que “Campo Maior ganha hoje mais um espaço de intervenção, um espaço de proximidade para com as pessoas e para com as famílias.”

Este espaço espera contar com um polo em Ouguela e outro em Degolados, onde tenciona deslocar-se uma vez por semana.

Treino do World Air Race realiza-se em Ponte de Sor

World_Air_Race_ChampionshipPonte de Sor recebe, entre os dias 14 e 19 de Janeiro, um treino do World Air Race Championship (ARC).

Durante seis dias os instrutores de classe mundial John Taylor, Vicky Benzing, Fernando Marinho Pereira, Bob Mills e Rock Vandam vão treinar os potenciais candidatos nas técnicas necessárias para competir. Os que passarem com sucesso este treino receberão uma licença especial de corrida e serão convidados para disputar as séries do campeonato de 2016.

As corridas do World Air Race Championship começam em Fevereiro de 2016, na África. A segunda será no Médio Oriente, em Abril e a terceira, em Espanha, em Junho. A corrida final será novamente em Portugal, no mês de Julho.

As World Air Race Championships (ARC) começaram em 2014 e baseiam-se nas Reno Air Races onde os pilotos qualificados voam num circuito contra-relógio incorporando algumas manobras acrobáticas pelo caminho.

António Costa pondera regresso dos 25 dias de férias

AntonioCostaOs trabalhadores portugueses podem vir a beneficiar de mais três dias de férias, totalizando o total de 25 dias.

A regra que permitia dar mais três dias de férias aos trabalhadores mais assíduos pode voltar a ser discutida com patrões e sindicatos, depois de Passos Coelho a ter revogado em 2012.

Atualmente, apenas a contratação coletiva permite ter mais de 22 dias de férias.

António Costa pondera regresso dos 25 dias de férias

AntonioCostaOs trabalhadores portugueses podem vir a beneficiar de mais três dias de férias, totalizando o total de 25 dias.

A regra que permitia dar mais três dias de férias aos trabalhadores mais assíduos pode voltar a ser discutida com patrões e sindicatos, depois de Passos Coelho a ter revogado em 2012.

Atualmente, apenas a contratação coletiva permite ter mais de 22 dias de férias.

“Migas Extremeñas Solidarias” acontecem dia 16

migasextremeasO Paseo de San Francisco, em Badajoz, recebe no dia 16 de janeiro mais uma edição das “Migas Extremeñas Solidarias”.

Esta iniciativa reparte entre 2 mil e 3 mil porções do típico prato da Estremadura, acompanhado de bebida, com o custo de 2 euros que serão entregues ao Banco de Alimentos de Badajoz.

Maria e João são os nomes mais populares em Portugal

bebesOs bebés em Portugal continuam a chamar-se maioritariamente Maria, no caso das meninas e João no caso dos meninos.

O Instituto dos Registos e Notariado divulgou que em 2015, nasceram no país 5324 meninas chamadas Maria e 1932 meninos chamados João, numa lista com mais de 4000 nomes diferentes.

No topo da lista para as meninas, não há grandes surpresas: Maria em primeiro, Leonor em segundo (são 1999), Matilde em terceiro (1889), logo depois Beatriz, Carolina, Mariana e Ana.

Nos rapazes, entre os 1932 chamados João, 1778 chamados Martim e 1666 chamados Rodrigo, há a seguir Santiago, Francisco, Afonso e Tomás.

Nos nomes insólitos dos meninos há um Lenine e um Merlin, como o mitológico mago britânico. Já nas meninas, há uma menina chamada Daenerys, como a personagem da saga Guerra dos Tronos, e uma Adele, como a cantora inglesa e uma Rihanna.

“Amigos da Bichara” no “À Conversa com” de hoje

Amigos_da_BicharadaApesar das recentes leis que punem quem abandona ou maltrata os animais domésticos, ainda há quem o faça.

A Associação “Amigos da Bicharada”, em Elvas, é uma das muitas associações que luta contra esses e outros comportamentos acolhendo e tratando alguns animais.

Contudo, tal como outras associações, esta associação “está muito mal economicamente”, como afirma Maria Manuel Beliz, relembrando que “a associação não tem espaço, é uma associação que existe devido aos braços de cada voluntário, ao trabalho, à boa vontade, para darmos o melhor a estes bichinhos”.

Maria Manuel Beliz e Luísa Amaral (na foto da esquerda para a direita) pertencem a esta associação e são as convidadas na edição de hoje do “À Conversa Com”, durante a qual Luísa Amaral deixa um conselho.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Se as pessoas não têm condições para adotar, não devem de facto adotar. Porque suponho que muitos dos animais que nós lá temos sejam fruto dessas más experiências; as pessoas acham-lhe graça porque são pequeninos, pensam que não vai dar o trabalho que realmente dão (…) então o que acontece é que as pessoas muitas vezes abandonam.”

Workshop sobre pesca do achigã em Avis

workshoppesca10janeiro2016O atual Campeão do Mundo de Pesca ao Achigã, Joaquim Moio, vai ministrar o workshop “Pesca ao Achigã”, a decorrer no Clube Náutico de Avis, no dia 10 de janeiro.

A intervenção tem início pelas 10 horas e é centrada na sua experiência internacional, dando a conhecer procedimentos e técnicas de pesca, a importância de cada cana, do carreto, da amostra, dos fios, entre outros, e as suas adequadas utilizações.

Já de tarde, o workshop será preenchido com uma sessão prática realizada através da demonstração do funcionamento dos mais diversos materiais utilizados na pesca ao achigã.

A iniciativa é organizada pelo município de Avis e pelo Clube de Futebol “Os Avisenses” com o apoio “Pesca & Companhia”, e as inscrições devem ser realizadas até dia 8 de janeiro, na Divisão de Desenvolvimento Sociocultural e Turismo do Município de Avis.

Distrital: Mosteirense em Monforte e Fronteirense na Terrugem

desportoRCM2As duas primeiras equipas do campeonato distrital de seniores, em Portalegre, jogam fora na jornada 10 da primeira fase: o líder Mosteirense vai a Monforte no sábado, enquanto o segundo, Fronteirense, visita a Terrugem no domingo. Ambos os encontros começam às 15 horas e vão ser acompanhados em direto pela Rádio Campo Maior.

A partida Gavionenses – Montargilense é disputada na tarde de domingo. No fim-de-semana de 9 e 10 de janeiro, a Rádio Campo Maior apresenta a sua emissão dedicada à informação desportiva, sábado e domingo, entre as 14 e as 18.30 horas.