A Rádio Campo Maior recorda, neste início de ano, as principais notícias que marcaram o ano de 2015.
Pode ouvir aqui o compacto de O Ano em Revista, na Rádio Campo Maior.
A Rádio Campo Maior recorda, neste início de ano, as principais notícias que marcaram o ano de 2015.
Pode ouvir aqui o compacto de O Ano em Revista, na Rádio Campo Maior.
Os preços das portagens nas autoestradas deverão aumentar a partir de janeiro de 2016.
O aumento deverá ser na ordem dos 0,62% a partir de janeiro de 2016, tendo em conta a taxa de inflação homóloga, sem habitação, em outubro.
A fórmula que estabelece a forma como é calculado o aumento do preço das portagens em cada ano está prevista no decreto-lei n.º 294/97 e estabelece que a variação a praticar anualmente tem como referência a taxa de inflação homóloga, sem habitação, no continente conhecida até dia 15 de novembro, data em que os concessionários devem comunicar ao Governo as suas propostas de preços.
Em 2014 e 2015 os preços das portagens ficaram inalterados, uma vez que os valores de referência em ambos os casos foram negativos (-0,27% e -0,12%). O último aumento de portagens em Portugal ocorreu em 2013 e foi 2,03%.
A legislação atualmente em vigor define também que a atualização das taxas de portagens deve ser feita em valores múltiplos de cinco cêntimos, o que implica o arredondamento das taxas de portagem para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo.
A exposição intitulada de Fotógrafos À La Minuta está patente até 14 de Fevereiro de 2016 no Centro Interpretativo Mundo Rural, no Vimieiro, freguesia no concelho de Arraiolos.
O conjunto de obras agora expostas trata-se de uma coleção etnográfica produzida pelas mãos de José Borges.
A exposição está aberta de quarta-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e, à tarde, das 14 às 18 horas, estando encerrada no último fim-de-semana de cada mês.
A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Arraiolos e do Centro Interpretativo Mundo Rural.
Portugal é o segundo país da Europa onde os jovens começam a fumar mais cedo. Segundo o último inquérito do Eurobarómetro, um quarto da população portuguesa fuma e a média de início do hábito tabágico fixa-se atualmente nos 17 anos.
Em toda a Europa, apenas Espanha tem fumadores mais precoces que Portugal.
O tabaco terá sido responsável pela morte de cerca de 12 mil pessoas em 2010 e o tratamento de doenças relacionadas com o tabaco tira anualmente aos cofres do Estado cerca de 500 milhões de euros.
Recorde-se que, fruto da nova lei do tabaco, já a partir de janeiro de 2016 os maços vão passar a ter imagens chocantes e foi decretada ainda a proibição gradual de fumar em espaços públicos fechados, como restaurantes, bares, discotecas e casinos. Esta proibição, no entanto, terá um período de adaptação alargado e só terá de ser completa em 2021.
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu cerca de 3% face ao mesmo período do ano passado.
As estatísticas foram divulgadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que revelam os desempregado eram 64.695 em novembro, e que o Alentejo foi a única região que, em termos homólogos, não aumentou o fluxo de desempregados.
No final de novembro de 2015, estavam registados como desempregados, nos serviços de emprego do Continente e Regiões Autónomas, 550.250 indivíduos, tendo diminuido 8% em comparação com o mês homólogo de 2014 e aumentado 1,5% face ao mês de outubro deste ano.?
O Ministério da Justiça, através da Estratégia de Proteção do Idoso, pretende que a criminalização do abandono de idosos deserde aqueles que maltratem os seus pais. A proposta já foi aprovada em Conselho de Ministros e as alterações deverão ser levadas à Assembleia da República ao longo da atual legislatura.
Conforme já se verifica na lei atual, qualquer pessoa pode deserdar o seu herdeiro legítimo, se este tiver sido condenado por algum crime contra a sua pessoa (desde que fique expresso em testamento).
Com as alterações propostas na Estratégia de Proteção ao Idoso pelo Ministério da Justiça, o direito à herança deixa de existir se o herdeiro tiver sido condenado por crimes de maus tratos ou por crime de violência doméstica.
Uma prática que já existe em casos de homicídio. O beneficiário, quando condenado, é impedido de herdar da pessoa que matou.
Esta resolução prevê que as pessoas que abandonem idosos, seja num hospital ou em qualquer outro estabelecimento de prestação de cuidados de saúde, incorram num crime.
Os consumidores domésticos que ainda não aderiram ao regime de preços livres da eletricidade vão sofrer um aumento 2,5% no preço da mesma já a partir de dias 1 de janeiro.
O objectivo do anterior Executivo, e que se mantém, passa por abranger meio milhão de agregados familiares e abrange 1,9 milhões de consumidores. Apenas cerca de 85 mil cliente beneficiam da tarifa social e por isso sofrem um agravamento de apenas 0,9%.
Os restantes cerca de 4,2 milhões encontram-se já em mercado liberalizado, representando cerca de 89% do consumo total de Portugal.
De acordo com a legislação em vigor, os consumidores no mercado regulado têm um período transitório até 31 de dezembro de 2017 para escolherem um fornecedor de eletricidade em mercado livre. Até lá, podem usufruir destas tarifas transitórias.
Isabel Curvo, jurista da DECO, aconselha a que se verifique se através de simuladores se essa alteração é benéfica.
Com base nas contas do regulador, a factura eléctrica das famílias do próximo ano deverão registar um acréscimo de 1,18 euros por mês numa factura média mensal de 47,6 euros (com o IVA a 23%). Já na tarifa social, o encargo adicional será de 19 cêntimos, para uma conta mensal média de 21,5 euros (com IVA a 23% e o desconto ASECE de 134,8%).
O Palácio de Justiça de Badajoz já está a ser construído na Ronda Norte da cidade pacence.
Na primeira fase vão ser construídos, em alturas distintas, quatro edifícios num espaço de 14 500 metros quadrados que vão albergar todas as sede judiciais, que estão hoje divididas pela cidade.
Posteriormente, numa segunda fase,vão ser construídos no espaço de estacionamento dois edifícios bem como um parque subterrâneo.
Este é um projeto já com alguns anos que semprte tem encontrado alguns contratempo mas que agora começa finalmente a ganhar vida.
Unika Proyectos y Obras SAU é a empresa galega à qual o ministerio adjudicou a obra por 15,1 milhões de euros.
O próximo concurso do Euromilhões, de terça-feira, terá um “jackpot” de 49 milhões de euros em virtude de não ter sido apurado qualquer totalista no sorteio de ontem.
Com o segundo prémio forma apurados 6 apostadores que vão receber, cada um, um prémio de cerca de 242 mil euros.
O terceiro prémio vai ser distribuído por 10 apostadores que vão receber cada um cerca de 48 mil euros.
A chave sorteada no sorteio de ontem do Euromilhões é composta pelos números 4, 37, 38, 39, 44 e pelas estrelas 4 e 7.
Notícias da manhã de sábado, 2 de Janeiro, na Rádio Campo Maior com edição de Cláudia Clérigo.
Ouvir aqui notícias da manhã na Rádio Campo Maior
Temas em destaque:
– Portugal é o segundo país da Europa onde os jovens começam a fumar mais cedo;
– autarquias definem orçamentos para 2016;
– psicólogos do INEM atenderam uma média de 800 chamadas de pedido de ajuda psicológica por mês, até novembro;
– e proposta de redução da sobretaxa de IRS entra em vigor este ano.